Uma análise do mercado de arte contemporânea : seu funcionamento, e estrutura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/24450 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2019. |
id |
UNB-2_77999f8fb5a6119ed59bdc00f17141a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/24450 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Araujo, Daniel Urcino deSilva, Maria do Carmo Couto daARAUJO, Daniel Urcino de. Uma análise do mercado de arte contemporânea: seu funcionamento, e estrutura. 2019. 59 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://bdm.unb.br/handle/10483/24450Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2019.O presente trabalho tem como tema “o mercado de arte contemporânea”. Seu objetivo é abordar, discutir e refletir sobre como algumas obras de artes conseguem atingir preços elevados. Pensar quais são as estratégias do mercado e de seus integrantes para valorizar um artista, e como essas ações resultam em um maior investimento com um grande fator de risco. No momento atual ocorre um grande interesse pela produção contemporânea em todo o mundo, incluindo o Brasil, e artistas novos surgem a cada ano e são inseridos no circuito internacional em pouco tempo. Entretanto, parece que o público em geral não está conseguindo entender o porquê de tal obra estar situada em um museu e o motivo artístico e cultural para ser mencionada na grande mídia. O mercado de arte está se especializando cada vez mais para facilitar a aproximação do público com a arte contemporânea, por isso, a união dos museus, colecionadores, galeristas, artistas e os profissionais da comunicação tem se demonstrado muito importante. Mesmo com todas essas estratégias feitas, em pouco tempo, tenha ocorrido uma multiplicação de bienais, feiras de arte, exposições e galerias por todo o mundo, ainda é difícil consumir e ter acesso a um objeto artístico, que ainda é considerado um produto de luxo.Submitted by Débora Macêdo Carneiro (deboracarneiro@bce.unb.br) on 2020-05-04T14:51:50Z No. of bitstreams: 1 2019_DanielUrcinoDeAraujo_tcc.pdf: 969552 bytes, checksum: 108575346ea497a910e29b5b7979fcc1 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2020-07-21T15:39:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2019_DanielUrcinoDeAraujo_tcc.pdf: 969552 bytes, checksum: 108575346ea497a910e29b5b7979fcc1 (MD5)Made available in DSpace on 2020-07-21T15:39:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019_DanielUrcinoDeAraujo_tcc.pdf: 969552 bytes, checksum: 108575346ea497a910e29b5b7979fcc1 (MD5)The present work has the theme "the contemporary art market". Its purpose is to approach, discuss and reflect on how some works of art can achieve high prices. What are the strategies of the market and its members to value an artist, and how these actions results in a greater investment in the market with a large risk factor. At the present moment there is a great interest in contemporary production throughout the world, including Brazil, and new artists come every year and are inserted in the international circuit in a short time. However, it seems that the general public is failing to understand why such a work is housed in a museum and the artistic and cultural motive to be mentioned in the mainstream media. The art market is becoming increasingly specialized to facilitate the public's approach to contemporary art, so the union of museums, collectors, gallerists, artists and communication professionals is important. Even with all these strategies made by the team and with the a multiplication of biennials, art fairs, exhibitions and galleries all over the world, it is still difficult to consume and have access to an artistic object that is still considered a luxury product.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar meu trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessArteArte - mercadoArte contemporâneaUma análise do mercado de arte contemporânea : seu funcionamento, e estruturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-07-21T15:39:53Z2020-07-21T15:39:53Z2019-07-12porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24450/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2019_DanielUrcinoDeAraujo_tcc.pdf2019_DanielUrcinoDeAraujo_tcc.pdfapplication/pdf969552http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24450/1/2019_DanielUrcinoDeAraujo_tcc.pdf108575346ea497a910e29b5b7979fcc1MD5110483/244502020-07-21 12:39:53.183oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-07-21T15:39:53Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma análise do mercado de arte contemporânea : seu funcionamento, e estrutura |
title |
Uma análise do mercado de arte contemporânea : seu funcionamento, e estrutura |
spellingShingle |
Uma análise do mercado de arte contemporânea : seu funcionamento, e estrutura Araujo, Daniel Urcino de Arte Arte - mercado Arte contemporânea |
title_short |
Uma análise do mercado de arte contemporânea : seu funcionamento, e estrutura |
title_full |
Uma análise do mercado de arte contemporânea : seu funcionamento, e estrutura |
title_fullStr |
Uma análise do mercado de arte contemporânea : seu funcionamento, e estrutura |
title_full_unstemmed |
Uma análise do mercado de arte contemporânea : seu funcionamento, e estrutura |
title_sort |
Uma análise do mercado de arte contemporânea : seu funcionamento, e estrutura |
author |
Araujo, Daniel Urcino de |
author_facet |
Araujo, Daniel Urcino de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Daniel Urcino de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Maria do Carmo Couto da |
contributor_str_mv |
Silva, Maria do Carmo Couto da |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Arte Arte - mercado Arte contemporânea |
topic |
Arte Arte - mercado Arte contemporânea |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2019. |
publishDate |
2019 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2019-07-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-07-21T15:39:53Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-07-21T15:39:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ARAUJO, Daniel Urcino de. Uma análise do mercado de arte contemporânea: seu funcionamento, e estrutura. 2019. 59 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bdm.unb.br/handle/10483/24450 |
identifier_str_mv |
ARAUJO, Daniel Urcino de. Uma análise do mercado de arte contemporânea: seu funcionamento, e estrutura. 2019. 59 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
url |
https://bdm.unb.br/handle/10483/24450 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24450/2/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24450/1/2019_DanielUrcinoDeAraujo_tcc.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 108575346ea497a910e29b5b7979fcc1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801493108699955200 |