Uma análise do mercado de arte contemporânea : seu funcionamento, e estrutura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Daniel Urcino de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/24450
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2019.
id UNB-2_77999f8fb5a6119ed59bdc00f17141a8
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/24450
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Araujo, Daniel Urcino deSilva, Maria do Carmo Couto daARAUJO, Daniel Urcino de. Uma análise do mercado de arte contemporânea: seu funcionamento, e estrutura. 2019. 59 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://bdm.unb.br/handle/10483/24450Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2019.O presente trabalho tem como tema “o mercado de arte contemporânea”. Seu objetivo é abordar, discutir e refletir sobre como algumas obras de artes conseguem atingir preços elevados. Pensar quais são as estratégias do mercado e de seus integrantes para valorizar um artista, e como essas ações resultam em um maior investimento com um grande fator de risco. No momento atual ocorre um grande interesse pela produção contemporânea em todo o mundo, incluindo o Brasil, e artistas novos surgem a cada ano e são inseridos no circuito internacional em pouco tempo. Entretanto, parece que o público em geral não está conseguindo entender o porquê de tal obra estar situada em um museu e o motivo artístico e cultural para ser mencionada na grande mídia. O mercado de arte está se especializando cada vez mais para facilitar a aproximação do público com a arte contemporânea, por isso, a união dos museus, colecionadores, galeristas, artistas e os profissionais da comunicação tem se demonstrado muito importante. Mesmo com todas essas estratégias feitas, em pouco tempo, tenha ocorrido uma multiplicação de bienais, feiras de arte, exposições e galerias por todo o mundo, ainda é difícil consumir e ter acesso a um objeto artístico, que ainda é considerado um produto de luxo.Submitted by Débora Macêdo Carneiro (deboracarneiro@bce.unb.br) on 2020-05-04T14:51:50Z No. of bitstreams: 1 2019_DanielUrcinoDeAraujo_tcc.pdf: 969552 bytes, checksum: 108575346ea497a910e29b5b7979fcc1 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2020-07-21T15:39:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2019_DanielUrcinoDeAraujo_tcc.pdf: 969552 bytes, checksum: 108575346ea497a910e29b5b7979fcc1 (MD5)Made available in DSpace on 2020-07-21T15:39:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019_DanielUrcinoDeAraujo_tcc.pdf: 969552 bytes, checksum: 108575346ea497a910e29b5b7979fcc1 (MD5)The present work has the theme "the contemporary art market". Its purpose is to approach, discuss and reflect on how some works of art can achieve high prices. What are the strategies of the market and its members to value an artist, and how these actions results in a greater investment in the market with a large risk factor. At the present moment there is a great interest in contemporary production throughout the world, including Brazil, and new artists come every year and are inserted in the international circuit in a short time. However, it seems that the general public is failing to understand why such a work is housed in a museum and the artistic and cultural motive to be mentioned in the mainstream media. The art market is becoming increasingly specialized to facilitate the public's approach to contemporary art, so the union of museums, collectors, gallerists, artists and communication professionals is important. Even with all these strategies made by the team and with the a multiplication of biennials, art fairs, exhibitions and galleries all over the world, it is still difficult to consume and have access to an artistic object that is still considered a luxury product.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar meu trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessArteArte - mercadoArte contemporâneaUma análise do mercado de arte contemporânea : seu funcionamento, e estruturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-07-21T15:39:53Z2020-07-21T15:39:53Z2019-07-12porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24450/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2019_DanielUrcinoDeAraujo_tcc.pdf2019_DanielUrcinoDeAraujo_tcc.pdfapplication/pdf969552http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24450/1/2019_DanielUrcinoDeAraujo_tcc.pdf108575346ea497a910e29b5b7979fcc1MD5110483/244502020-07-21 12:39:53.183oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-07-21T15:39:53Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma análise do mercado de arte contemporânea : seu funcionamento, e estrutura
title Uma análise do mercado de arte contemporânea : seu funcionamento, e estrutura
spellingShingle Uma análise do mercado de arte contemporânea : seu funcionamento, e estrutura
Araujo, Daniel Urcino de
Arte
Arte - mercado
Arte contemporânea
title_short Uma análise do mercado de arte contemporânea : seu funcionamento, e estrutura
title_full Uma análise do mercado de arte contemporânea : seu funcionamento, e estrutura
title_fullStr Uma análise do mercado de arte contemporânea : seu funcionamento, e estrutura
title_full_unstemmed Uma análise do mercado de arte contemporânea : seu funcionamento, e estrutura
title_sort Uma análise do mercado de arte contemporânea : seu funcionamento, e estrutura
author Araujo, Daniel Urcino de
author_facet Araujo, Daniel Urcino de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Daniel Urcino de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Maria do Carmo Couto da
contributor_str_mv Silva, Maria do Carmo Couto da
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Arte
Arte - mercado
Arte contemporânea
topic Arte
Arte - mercado
Arte contemporânea
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2019.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-07-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-21T15:39:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-21T15:39:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARAUJO, Daniel Urcino de. Uma análise do mercado de arte contemporânea: seu funcionamento, e estrutura. 2019. 59 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/24450
identifier_str_mv ARAUJO, Daniel Urcino de. Uma análise do mercado de arte contemporânea: seu funcionamento, e estrutura. 2019. 59 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/24450
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24450/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24450/1/2019_DanielUrcinoDeAraujo_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
108575346ea497a910e29b5b7979fcc1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493108699955200