Audiodescrevendo na quebra da quarta parede
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/27004 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação, 2019. |
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Broseghini, André RezendePereira, Fernanda AlencarBROSEGHINI, André Rezende. Audiodescrevendo na quebra da quarta parede. 2019. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://bdm.unb.br/handle/10483/27004Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação, 2019.O presente trabalho aborda a audiodescrição na quebra da quarta parede através da produção de roteiros de AD para três cenas distintas. Antes, traça-se um breve panorama das pessoas com deficiência visual no Brasil e de suas mais recentes conquistas no âmbito legislativo. Também se faz uma conceituação dos termos audiodescrição, quarta parede e quebra da quarta parede. As cenas escolhidas são do filme “Desejo e reparação”, da série “Fleabag” e da série “The War at Home”. Para o primeiro, é proposto uma abordagem direta em relação ao espectador – segunda pessoa do singular – para impulsionar o estranhamento de uma única quebra da quarta parede na obra inteira. Para o segundo produto audiovisual, propõe-se que o audiodescritor se coloque como parte da audiência – primeira pessoa do plural – para dar credibilidade à sugerida presença física do espectador na série. Para a última cena, sugere-se a utilização de sinal de pontuação – parênteses – como maneira de utilizar das experiências conhecidas das pessoas com deficiência visual para melhor representar a quebra que acontece em cenário especial. Conclui-se que a quebra da quarta parede é uma figura da linguagem cinematográfica que não pode ser objeto de padronização na audiodescrição.Submitted by Anita Souza (anita.souza@bce.unb.br) on 2021-02-26T15:19:59Z No. of bitstreams: 1 2019_AndreRezendeBroseghini_tcc.pdf: 833330 bytes, checksum: 9769dfbb227ef3acfd55ec348cfd7074 (MD5)Approved for entry into archive by Diego Araújo Campos (diegoa@bce.unb.br) on 2021-03-19T01:01:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2019_AndreRezendeBroseghini_tcc.pdf: 833330 bytes, checksum: 9769dfbb227ef3acfd55ec348cfd7074 (MD5)Made available in DSpace on 2021-03-19T01:01:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019_AndreRezendeBroseghini_tcc.pdf: 833330 bytes, checksum: 9769dfbb227ef3acfd55ec348cfd7074 (MD5)The present paper addresses audio description when there is a breaking of the fourth wall through the crafting of audio description scripts for three distinct scenes. Before that, a brief overview of the visually impaired in Brazil and their most recent legislative achievements is given. A conceptualization of the terms audio description, fourth wall and breaking of the fourth wall is also provided. The chosen scenes are from the movie “Atonement”, the “Fleabag” series and the “The War at Home” series. For the first one, a direct approach to the viewer - second person singular - is proposed in order to promote the estrangement of that single break of the fourth wall in the whole work. For the second audiovisual product, it is proposed that the audio describer positions himself as a member of the audience - third person plural - to render credibility to the spectator's suggested physical presence in the series. For the last scene, the use of punctuation marks - parentheses - is suggested as a way to use the experiences known by the visually impaired spectator to better represent the break of the fourth wall in a special scenario. It is concluded that the breaking of the fourth wall is a figure of speech from the cinematic language that cannot be object of audio description standardization.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessAcessibilidadeAudiodescriçãoAudiovisualDeficientes visuaisAudiodescrevendo na quebra da quarta paredeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2021-03-19T01:01:00Z2021-03-19T01:01:00Z2019-12-06porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27004/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2019_AndreRezendeBroseghini_tcc.pdf2019_AndreRezendeBroseghini_tcc.pdfapplication/pdf833330http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27004/1/2019_AndreRezendeBroseghini_tcc.pdf9769dfbb227ef3acfd55ec348cfd7074MD5110483/270042021-03-18 22:01:00.565oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-03-19T01:01Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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