Análise de impacto por elementos finitos sobre dispositivo estrutural de segurança veicular lateral
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/20286 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2018. |
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Silva, David Souza daShzu, Maura Angélica MilfontSILVA, David Souza da. Análise de impacto por elementos finitos sobre dispositivo estrutural de segurança veicular lateral. 2018. 172 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://bdm.unb.br/handle/10483/20286Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2018.Pretende - se com este trabalho analisar o comportamento de um dispositivo estrutural instalado no veículo ao receber um impacto lateral. Como a porta do veículo dianteira está próxima do passageiro ou condutor, a colisão lateral se torna um dos acidentes mais fatais à vítima. No Brasil, o projeto de lei PLS 307/2008 traz a obrigatoriedade das barras de proteção lateral. Então, o trabalho propõe o uso do Dispositivo de Segurança Estrutural no interior da porta dos veículos populares de chassi monobloco. O dispositivo tem por finalidade assegurar a integridade do passageiro, de forma que o dispositivo absorva a energia do impacto. A garantia do uso correto da ferramenta numérica foi buscada por meio da compreensão de resultados provenientes de exemplos simples retirados da bibliografia. Resultados analíticos e computacionais foram comparados fazendo-se uso do ANSYS Mechanical para dinâmica implícita e do ANSYS LS-DYNA para dinâmica explícita. Os resultados apresentaram uma boa aproximação entre si encorajando o desenvolvimento deste trabalho. Em seguida, foram feitos sete análises variando a geometria, material e espessura do dispositivo estrutural. Essas análises seguiram as condições dos trabalhos da bibliografia que seguem a norma FMVSS 214 que regulamenta "crash test"lateral em veículos no ensaio de colisão com poste rígido. Desta forma, foi possível verificar a redução da intrusão quando a porta possui o dispositivo e a influência da variação da espessura no absorção de energia devido ao processos de fabricação.Submitted by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2018-06-21T10:56:32Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_DavidSouzaDaSilva_tcc.pdf: 4521129 bytes, checksum: c845612defdf4ce35e47403b3523c2b1 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2018-06-21T10:56:50Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_DavidSouzaDaSilva_tcc.pdf: 4521129 bytes, checksum: c845612defdf4ce35e47403b3523c2b1 (MD5)Made available in DSpace on 2018-06-21T10:56:50Z (GMT). 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Analytical and computational results were compared using ANSYS textit Mechanical for implicit dynamics and ANSYS textit LS-DYNA for explicit dynamics. The results presented a good approximation between them, encouraging the development of this work. Then, nine analyzes were made varying the geometry, material and thickness of the structural device. These analyzes followed the conditions of the bibliographical works that follow the standard FMVSS 214 that regulates lateral crash test in vehicles in the collision test with rigid pole. In this way, it was possible to verify the reduction of the intrusion when the door has the device and the influence of the variation of the thickness in the absorption of energy due to the manufacturing processes.Método dos elementos finitosSegurança veicularAutomóveis - sistemas de segurançaDispositivos protetoresAnálise de impacto por elementos finitos sobre dispositivo estrutural de segurança veicular lateralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2018-06-21T10:56:50Z2018-06-21T10:56:50Z2018-07info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2018_DavidSouzaDaSilva_tcc.pdf2018_DavidSouzaDaSilva_tcc.pdfapplication/pdf4521129http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20286/1/2018_DavidSouzaDaSilva_tcc.pdfc845612defdf4ce35e47403b3523c2b1MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20286/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20286/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20286/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20286/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD5510483/202862018-10-04 12:01:45.125oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712018-10-04T15:01:45Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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