Redondo é sair do seu passado : como a marca Skol utiliza a campanha Reposter para tentar reconstruir sua imagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/19623 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2017. |
id |
UNB-2_7eda4a62232442a53cd2a6fc422bf8c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/19623 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Fernandes, Júlia FacureBorges, Priscila MonteiroFERNANDES, Júlia Facure. Redondo é sair do seu passado: como a marca Skol utiliza a campanha Reposter para tentar reconstruir sua imagem. 2017. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://bdm.unb.br/handle/10483/19623Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2017.O mercado de cerveja no Brasil é historicamente marcado por campanhas voltadas majoritariamente para o público masculino, geralmente delegando à mulher papéis de subordinação e/ou objetificação. Tendo em vista esse cenário aliado ao papel politico e social da mulher, assunto cada vez mais discutido na sociedade contemporânea, esta pesquisa tem por objetivo analisar as imagens da campanha Reposter, veiculada pela marca Skol no Dia Internacional das Mulheres, 08 de março de 2017, com o intuito de perceber como as ilustradoras contribuíram para a reconstrução de uma nova imagem para a marca Skol, como a personalidade e particularidade de cada artista se tornam visíveis nas reconfigurações de cada pôster e como todos esses elementos podem ter contribuído para lançar um novo olhar, não só às mulheres, mas servindo também como ponto de virada no posicionamento da marca. A pesquisa documental sobre a marca Skol e sobre o contexto histórico, político e social do Dia Internacional da mulher serviram de base para compreender a necessidade de mudança no posicionamento da marca Skol e a relação entre a data comemorativa e a ideia criativa da campanha. Através da pesquisa bibliográfica das estratégias publicitárias e do papel da publicidade de homenagem na construção de significado em datas comemorativas, percebe-se que o consumidor se associa de alguma forma às marcas, criando assim um relacionamento emocional de acordo com o seu nível de envolvimento com a marca, portanto fazer o consumidor se sentir representado é algo fundamental para gerar esse envolvimento. Ao final do estudo, é possível perceber como essa aproximação é realizada com êxito pela marca por meio da publicidade e homenagem, com a campanha Reposter. Foi possível identificar que através de elementos visuais e simbólicos, as ilustradoras trouxeram outros significados à mulher e à forma de representá-la. A ideia da campanha é mostrar um cotidiano que existe, mas que raramente é representado e oferecido às mulheres como escolha possível nas propagandas, principalmente nas de cerveja. Percebe-se que a marca Skol deseja ter um reposicionamento firme e coerente em contraposição ao seu passado, através da continuidade de campanhas seguintes à Reposter, que colocam em pauta questões relativas à representatividade e o respeito.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolineteixeira@bce.unb.br) on 2018-03-08T13:10:10Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_JuliaFacureFernandes.pdf: 3430157 bytes, checksum: e3a7569e689a0e121cd8e88c425e57ef (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2018-03-09T11:25:24Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_JuliaFacureFernandes.pdf: 3430157 bytes, checksum: e3a7569e689a0e121cd8e88c425e57ef (MD5)Made available in DSpace on 2018-03-09T11:25:24Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_JuliaFacureFernandes.pdf: 3430157 bytes, checksum: e3a7569e689a0e121cd8e88c425e57ef (MD5)The beer market in Brazil has historically been marked by campaigns mainly focused to the male audience, usually delegating to women roles of subordination and/or objectification. Considering this scenario allied to the political and social role of women, a subject increasingly discussed in contemporary society, this research aims to analyze the images of the Reposter campaign, published by the Skol brand on International Women's Day, March 8, 2017, in order to understand how the illustrators contributed to the reconstruction of a new image for the Skol brand, how the personality and particularity of each artist become visible in the reconfigurations of each poster and how all these elements may have contributed to launch a new look not only at women, but also serving as a turning point in Skol brand’s positioning. Documentary research on the Skol brand and the historical, political and social context of International Women's Day served as a basis for understanding the need for change in Skol's brand positioning and the relationship between this commemorative date and the creative idea of the campaign. Through the bibliographical research of the advertising strategies and the role of advertising of homage in the construction of meaning in commemorative dates, it is perceived that the consumer associates in some way to the brands, thus creating an emotional relationship according to their level of involvement with the brand, therefore making the consumer feel represented is something fundamental to generate this involvement. At the end of the study, it is possible to see how this approach is successfully performed by the brand through advertising of homage, with the Reposter campaign. It was possible to identify that through visual and symbolic elements, the illustrators brought other meanings to the woman and the way of representing her. The idea of the campaign is to show a daily life that exists, but is rarely represented and offered to women as a possible choice in advertisements, especially beer. It can be seen that the Skol brand aims to have a firm and coherent repositioning against its past, through the continuation of campaigns following Reposter, which raise questions about representativeness and respect.Posicionamento (Publicidade)PublicidadeMarketingMulheres na propagandaRedondo é sair do seu passado : como a marca Skol utiliza a campanha Reposter para tentar reconstruir sua imageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2018-03-09T11:25:24Z2018-03-09T11:25:24Z2017-12-04info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19623/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19623/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19623/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19623/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD55ORIGINAL2017_JuliaFacureFernandes.pdf2017_JuliaFacureFernandes.pdfapplication/pdf3430157http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19623/1/2017_JuliaFacureFernandes.pdfe3a7569e689a0e121cd8e88c425e57efMD5110483/196232018-03-09 08:25:24.645oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712018-03-09T11:25:24Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Redondo é sair do seu passado : como a marca Skol utiliza a campanha Reposter para tentar reconstruir sua imagem |
title |
Redondo é sair do seu passado : como a marca Skol utiliza a campanha Reposter para tentar reconstruir sua imagem |
spellingShingle |
Redondo é sair do seu passado : como a marca Skol utiliza a campanha Reposter para tentar reconstruir sua imagem Fernandes, Júlia Facure Posicionamento (Publicidade) Publicidade Marketing Mulheres na propaganda |
title_short |
Redondo é sair do seu passado : como a marca Skol utiliza a campanha Reposter para tentar reconstruir sua imagem |
title_full |
Redondo é sair do seu passado : como a marca Skol utiliza a campanha Reposter para tentar reconstruir sua imagem |
title_fullStr |
Redondo é sair do seu passado : como a marca Skol utiliza a campanha Reposter para tentar reconstruir sua imagem |
title_full_unstemmed |
Redondo é sair do seu passado : como a marca Skol utiliza a campanha Reposter para tentar reconstruir sua imagem |
title_sort |
Redondo é sair do seu passado : como a marca Skol utiliza a campanha Reposter para tentar reconstruir sua imagem |
author |
Fernandes, Júlia Facure |
author_facet |
Fernandes, Júlia Facure |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Júlia Facure |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Borges, Priscila Monteiro |
contributor_str_mv |
Borges, Priscila Monteiro |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Posicionamento (Publicidade) Publicidade Marketing Mulheres na propaganda |
topic |
Posicionamento (Publicidade) Publicidade Marketing Mulheres na propaganda |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2017. |
publishDate |
2017 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2017-12-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-03-09T11:25:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-03-09T11:25:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FERNANDES, Júlia Facure. Redondo é sair do seu passado: como a marca Skol utiliza a campanha Reposter para tentar reconstruir sua imagem. 2017. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/19623 |
identifier_str_mv |
FERNANDES, Júlia Facure. Redondo é sair do seu passado: como a marca Skol utiliza a campanha Reposter para tentar reconstruir sua imagem. 2017. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/19623 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19623/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19623/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19623/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19623/5/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19623/1/2017_JuliaFacureFernandes.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 e3a7569e689a0e121cd8e88c425e57ef |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801493056894009344 |