As não-conformidades construtivas dos sistemas de pistas dos aeroportos brasileiros no que diz respeito às regras de segurança operacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Francisco Cesar de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/1562
http://dx.doi.org/10.26512/2009.10.TCC.1562
Resumo: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2009.
id UNB-2_8657f80e7735cb45e82829edcab85c4e
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/1562
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Medeiros, Francisco Cesar deCorreia, Anderson PereiraMEDEIROS, Francisco Cesar de. As não-conformidades construtivas dos sistemas de pistas dos aeroportos brasileiros no que diz respeito às regras de segurança operacional. 2009. 65 f. Monografia (Especialização em Gestão da Aviação Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://bdm.unb.br/handle/10483/1562http://dx.doi.org/10.26512/2009.10.TCC.1562Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2009.Os maiores aeroportos civis brasileiros, de maneira geral, foram construídos há muitas décadas, quando as exigências de segurança operacional eram significativamente menores. Além disso, um número significativo desses aeroportos foi originado de aeródromos militares que não seguem as mesmas regras de segurança operacional da aviação civil. No entanto, as exigências de segurança operacional evoluíram nas últimas décadas procurando acompanhar o aumento dos desafios apresentados pelo crescimento da aviação civil, o que resultou progressivamente na identificação de grande número de não-conformidades construtivas nos aeroportos brasileiros. Como a solução para essas não-conformidades envolve, em alguns casos, ações de ordem financeira e técnica complexas, esta monografia se propõe a abordar o problema: “Como alcançar um nível aceitável de segurança operacional eliminando ou gerenciando o risco das não-conformidades construtivas dos sistemas de pistas dos aeroportos brasileiros?”. A pesquisa desenvolvida aborda diversas disciplinas que oferecem instrumentos para a solução do problema, tais como: Acidentes em Sistemas de Pistas, Regulação de Aeroportos, Estudo Aeronáutico, Análise de Risco de Overrun, Undershoot e Veeroff, e Coleta de Dados de Acidentes e Incidentes Aeronáuticos no Brasil. Como parte da abordagem, foi realizado, junto ao Centro Nacional de Investigação de Acidentes (CENIPA), um levantamento de dados de acidentes e incidentes de overrun, undershoot e veeroff no Brasil. Entre as muitas conclusões alcançadas pela pesquisa, uma se destaca pelo surpreendente resultado: a freqüência de ocorrência de eventos de overrun, undershoot e veeroff no Brasil é equivalente as do primeiro mundo. Isso não significa que a aviação civil brasileira é mais ou menos segura, mas sim que, para o porte, tipo de operação da aviação e período selecionados neste estudo, as taxas para os eventos em foco são equivalentes as do estudo europeu tomado como referência neste trabalho.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2011-03-04T17:48:09Z No. of bitstreams: 1 2009_FranciscoCesardeMedeiros.pdf: 898187 bytes, checksum: 1b7ffed29c62609f1a6eede7968ff26f (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2011-03-10T11:14:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2009_FranciscoCesardeMedeiros.pdf: 898187 bytes, checksum: 1b7ffed29c62609f1a6eede7968ff26f (MD5)Made available in DSpace on 2011-03-10T11:14:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009_FranciscoCesardeMedeiros.pdf: 898187 bytes, checksum: 1b7ffed29c62609f1a6eede7968ff26f (MD5)The majority of Brazil’s civilian airports were built, as a rule, several decades ago, when operational safety demands were significantly lower. Besides, a significant number of these airports were originally military aerodromes, which do not comply to the same operational safety principles as those followed by civilian airports. However, the demands in safety have evolved markedly over the last decades, in attempt to keep up with the increasing complexity of the challenges presented by the growth in use of civil aviation. This resulted in the development of a large number of construction non-conformities in the Brazilian airports. As the solution to such non-conformities involves, in some cases, the implementation of actions of technical and financial complexity, this work endeavors to approach the following issue: “How to reach acceptable levels of safety while eliminating or managing construction-non-conformity related risks within the runway system of Brazilian airports?” The research developed for this work approaches several disciplines that may offer tools for a possible solution to the problem, such as: runway system accidents, airport regulation, aeronautical study, overrun, undershoot and veeroff risk analysis and data gathered from aeronautic accidents and incidents in Brazil. As part of the approach selected, data related to overrun, undershoot and veeroff accidents in Brazil was collected from CENIPA (National Center for Accident Investigation). Among the several conclusions reached through this research, one is worth highlighting: the Brazilian’s overrun, undershoot and veeroff rates are equivalent to the First World rates. This does not mean that Brazilian’s civil aviation is more or less safe, but that, considering the size and type of aviation operation, as well as the period selected for this study, the rates for the events in focus are equivalent of those in the European study used as a reference in this work.AeroportosAeronáutica - medidas de segurançaAcidentes aéreosAs não-conformidades construtivas dos sistemas de pistas dos aeroportos brasileiros no que diz respeito às regras de segurança operacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2011-03-10T11:14:04Z2011-03-10T11:14:04Z2011-03-10T11:14:04Z2009-10-02info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1562/2/license_urlfd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream20904http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1562/3/license_texte09bf99e64678e4285abf3ef3e05412dMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream22564http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1562/4/license_rdfff373f1ad387898ef8ba4f8bc9e37073MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1848http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1562/5/license.txt2851d7cc9753923539a4b11a19f879fcMD55ORIGINAL2009_FranciscoCesardeMedeiros.pdf2009_FranciscoCesardeMedeiros.pdfapplication/pdf898187http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1562/1/2009_FranciscoCesardeMedeiros.pdf1b7ffed29c62609f1a6eede7968ff26fMD51TEXT2009_FranciscoCesardeMedeiros.pdf.txt2009_FranciscoCesardeMedeiros.pdf.txttext/plain115665http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1562/6/2009_FranciscoCesardeMedeiros.pdf.txtf493037537bd469fd478758aeb96afaaMD5610483/15622021-06-11 15:27:38.238oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-06-11T18:27:38Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv As não-conformidades construtivas dos sistemas de pistas dos aeroportos brasileiros no que diz respeito às regras de segurança operacional
title As não-conformidades construtivas dos sistemas de pistas dos aeroportos brasileiros no que diz respeito às regras de segurança operacional
spellingShingle As não-conformidades construtivas dos sistemas de pistas dos aeroportos brasileiros no que diz respeito às regras de segurança operacional
Medeiros, Francisco Cesar de
Aeroportos
Aeronáutica - medidas de segurança
Acidentes aéreos
title_short As não-conformidades construtivas dos sistemas de pistas dos aeroportos brasileiros no que diz respeito às regras de segurança operacional
title_full As não-conformidades construtivas dos sistemas de pistas dos aeroportos brasileiros no que diz respeito às regras de segurança operacional
title_fullStr As não-conformidades construtivas dos sistemas de pistas dos aeroportos brasileiros no que diz respeito às regras de segurança operacional
title_full_unstemmed As não-conformidades construtivas dos sistemas de pistas dos aeroportos brasileiros no que diz respeito às regras de segurança operacional
title_sort As não-conformidades construtivas dos sistemas de pistas dos aeroportos brasileiros no que diz respeito às regras de segurança operacional
author Medeiros, Francisco Cesar de
author_facet Medeiros, Francisco Cesar de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Francisco Cesar de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Correia, Anderson Pereira
contributor_str_mv Correia, Anderson Pereira
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Aeroportos
Aeronáutica - medidas de segurança
Acidentes aéreos
topic Aeroportos
Aeronáutica - medidas de segurança
Acidentes aéreos
description Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2009.
publishDate 2009
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2009-10-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-03-10T11:14:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2011-03-10T11:14:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-03-10T11:14:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MEDEIROS, Francisco Cesar de. As não-conformidades construtivas dos sistemas de pistas dos aeroportos brasileiros no que diz respeito às regras de segurança operacional. 2009. 65 f. Monografia (Especialização em Gestão da Aviação Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/1562
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.26512/2009.10.TCC.1562
identifier_str_mv MEDEIROS, Francisco Cesar de. As não-conformidades construtivas dos sistemas de pistas dos aeroportos brasileiros no que diz respeito às regras de segurança operacional. 2009. 65 f. Monografia (Especialização em Gestão da Aviação Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/1562
http://dx.doi.org/10.26512/2009.10.TCC.1562
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1562/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1562/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1562/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1562/5/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1562/1/2009_FranciscoCesardeMedeiros.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1562/6/2009_FranciscoCesardeMedeiros.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv fd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03
e09bf99e64678e4285abf3ef3e05412d
ff373f1ad387898ef8ba4f8bc9e37073
2851d7cc9753923539a4b11a19f879fc
1b7ffed29c62609f1a6eede7968ff26f
f493037537bd469fd478758aeb96afaa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492874297081856