Marketing em contabilidade : percepção de alunos de um curso de Ciências Contábeis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Felipe Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/12197
Resumo: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
id UNB-2_87f0a8105305d9db660073f94caf4f1e
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/12197
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Monteiro, Felipe SilvaSantana, Cláudio MoreiraMONTEIRO, Felipe Silva. Marketing em contabilidade: percepção de alunos de um curso de Ciências Contábeis. 2013. 33 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://bdm.unb.br/handle/10483/12197Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.O marketing é essencial para que uma empresa ou profissional liberal sobreviva, sendo necessário para a captação e manutenção dos clientes. Dessa forma, o uso das ferramentas do marketing proporciona o aumento do valor e o desenvolvimento empresa/profissional perante o mercado seja tratando de produtos ou de serviços, tais como os serviços contábeis. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo analisar a visão de alunos de ciências contábeis sobre a aplicação dos conceitos de marketing na profissão contábil. A pesquisa foi realizada por meio de questionário com os alunos de ciências contábeis em uma Instituição Pública de Ensino Superior. Os resultados mostram que, segundo os respondentes, para que o mercado melhore a sua visão do profissional contábil, é necessário que ele saiba utilizar de técnicas e artifícios para demonstrar ao mercado a importância e as áreas que pode ser utilizado o conhecimento adquirido na academia e sua experiência profissional. É verificado que, na visão dos alunos, o marketing é de grande importância sob o ponto de vista da visão do mercado a respeito da contabilidade e do profissional, observando falhas tanto por parte de escritórios como profissionais e, consequentemente, nos futuros profissionais. Assim, aduz-se, após a elaboração deste artigo, que é essencial ao profissional contábil a divulgação de suas atividades profissionais de maneira que o marketing, como técnica, seja adotado para melhorar a percepção do mercado acerca das atividades que podem ser desempenhadas pelo profissional contábil.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-02-26T17:01:03Z No. of bitstreams: 1 2013_FelipeSilvaMonteiro.pdf: 1047767 bytes, checksum: 224b5a44e0e83c41a587f262eaccbeef (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2016-03-01T14:21:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_FelipeSilvaMonteiro.pdf: 1047767 bytes, checksum: 224b5a44e0e83c41a587f262eaccbeef (MD5)Made available in DSpace on 2016-03-01T14:21:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_FelipeSilvaMonteiro.pdf: 1047767 bytes, checksum: 224b5a44e0e83c41a587f262eaccbeef (MD5)MarketingContadores - prática profissionalMarketing em contabilidade : percepção de alunos de um curso de Ciências Contábeisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2016-03-01T14:21:03Z2016-03-01T14:21:03Z2016-03-01T14:21:03Z2013info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2013_FelipeSilvaMonteiro.pdf2013_FelipeSilvaMonteiro.pdfapplication/pdf1047767http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12197/1/2013_FelipeSilvaMonteiro.pdf224b5a44e0e83c41a587f262eaccbeefMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12197/2/license_url6f1da3ff281999354d4abd56d1551468MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12197/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21889http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12197/4/license_rdf5f21d45308ffc58e8d263280cb61c64dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1859http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12197/5/license.txtc8ae5a19e43954c6ff2a9339966f3688MD5510483/121972016-03-01 11:21:03.083oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712016-03-01T14:21:03Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Marketing em contabilidade : percepção de alunos de um curso de Ciências Contábeis
title Marketing em contabilidade : percepção de alunos de um curso de Ciências Contábeis
spellingShingle Marketing em contabilidade : percepção de alunos de um curso de Ciências Contábeis
Monteiro, Felipe Silva
Marketing
Contadores - prática profissional
title_short Marketing em contabilidade : percepção de alunos de um curso de Ciências Contábeis
title_full Marketing em contabilidade : percepção de alunos de um curso de Ciências Contábeis
title_fullStr Marketing em contabilidade : percepção de alunos de um curso de Ciências Contábeis
title_full_unstemmed Marketing em contabilidade : percepção de alunos de um curso de Ciências Contábeis
title_sort Marketing em contabilidade : percepção de alunos de um curso de Ciências Contábeis
author Monteiro, Felipe Silva
author_facet Monteiro, Felipe Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Felipe Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santana, Cláudio Moreira
contributor_str_mv Santana, Cláudio Moreira
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Marketing
Contadores - prática profissional
topic Marketing
Contadores - prática profissional
description Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
publishDate 2013
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-01T14:21:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-03-01T14:21:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-03-01T14:21:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MONTEIRO, Felipe Silva. Marketing em contabilidade: percepção de alunos de um curso de Ciências Contábeis. 2013. 33 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/12197
identifier_str_mv MONTEIRO, Felipe Silva. Marketing em contabilidade: percepção de alunos de um curso de Ciências Contábeis. 2013. 33 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/12197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12197/1/2013_FelipeSilvaMonteiro.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12197/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12197/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12197/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12197/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 224b5a44e0e83c41a587f262eaccbeef
6f1da3ff281999354d4abd56d1551468
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
5f21d45308ffc58e8d263280cb61c64d
c8ae5a19e43954c6ff2a9339966f3688
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492984698503168