Embriagado de amor e sangue negro : manifestações de silêncio verbal e incomunicação nos filmes de Paul Thomas Anderson
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/20610 http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.20610 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Habilitação em Comunicação Organizacional, 2018. |
id |
UNB-2_88020f25e107ad22a3572da8a9168024 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/20610 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Portela, Emmeline de SantaViana, Mauro GiuntiniPORTELA, Emmeline de Santa. Embriagado de amor e sangue negro: manifestações de silêncio verbal e incomunicação nos filmes de Paul Thomas Anderson. 2018. 92 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://bdm.unb.br/handle/10483/20610http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.20610Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Habilitação em Comunicação Organizacional, 2018.Revelado para a indústria cinematográfica no início da década de 1990, após ter um curta-metragem selecionado pelo laboratório do Sundance Film Festival, o diretor norte-americano Paul Thomas Anderson é considerado um dos principais nomes da renovação do cinema dos Estados Unidos nas últimas duas décadas. Abordando temas que vão desde o esvaziamento cultural sofrido pela sociedade ocidental até o papel da figura masculina na contemporaneidade, Anderson dirigiu e roteirizou oito filmes de longametragem ao longo de seus 22 anos de carreira. Contudo, além dos eixos temáticos apresentados, existem outros elementos que dão unidade a sua obra, tal como o desenvolvimento de personagens socialmente desajustadas, isoladas, que demonstram inabilidade em se comunicar e, muitas vezes, encontram no silêncio um refúgio para seus conflitos. Outra característica marcante das tramas enredadas por Anderson é o uso da música como componente crucial para a compreensão do estado de espírito de suas personagens e do discurso construído pelo diretor. Diante desse contexto, o presente trabalho tem o objetivo de analisar as produções Embriagado de amor e Sangue negro, dirigidas por Anderson, com o intuito de compreender de qual maneira o cineasta utiliza a incomunicação e o silêncio como elementos narrativos. Para tanto, foi realizada uma breve contextualização acerca da história do som e do silêncio no cinema, bem como a fundamentação de tópicos como a função dos diálogos e da música nos filmes.Submitted by Natália Bianca Puricelli (nbpuricelli@gmail.com) on 2018-08-24T13:16:53Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_EmmelineDeSantanaPortela_tcc.pdf: 13702324 bytes, checksum: 6bbd01447b667f64c8da7c09e34c2d88 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2018-08-28T11:43:18Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_EmmelineDeSantanaPortela_tcc.pdf: 13702324 bytes, checksum: 6bbd01447b667f64c8da7c09e34c2d88 (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-28T11:43:18Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_EmmelineDeSantanaPortela_tcc.pdf: 13702324 bytes, checksum: 6bbd01447b667f64c8da7c09e34c2d88 (MD5)Revealed for the film industry in the early 1990s, after one of his short films was selected by the Sundance Film Festival's lab, American director Paul Thomas Anderson is considered one of the top names in American filmmaking in the last two decades. Addressing subjects ranging from the cultural emptying of Western society to the role of the male figure in contemporary times, Anderson directed and wrote eight feature-length films throughout his 22-year career. In addition to the thematic axes presented, there are other elements that give unity to his work, such as the development of misfit and isolated characters, who show inability to communicate and often find in silence a refuge for their conflicts. Another striking feature of the plots entangled by Anderson is the use of music as a crucial component in understanding the mood of his characters and the director's own discourse. In this context, the present work aims to analyse the films Punch-drunk love and There will be blood, directed by Anderson, in order to understand how the filmmaker uses incommunication and silence as narrative elements. For that, a brief contextualization was made on sound and silence in film history, as well as the function of dialogues and music.Cinema - enredos, temas etc.Personagens no cinemaMúsica para cinemaEmbriagado de amor e sangue negro : manifestações de silêncio verbal e incomunicação nos filmes de Paul Thomas Andersoninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2018-08-28T11:43:18Z2018-08-28T11:43:18Z2018info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2018_EmmelineDeSantanaPortela_tcc.pdf2018_EmmelineDeSantanaPortela_tcc.pdfapplication/pdf13702324http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20610/1/2018_EmmelineDeSantanaPortela_tcc.pdf6bbd01447b667f64c8da7c09e34c2d88MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20610/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20610/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20610/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20610/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD5510483/206102022-02-25 13:46:51.543oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712022-02-25T16:46:51Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Embriagado de amor e sangue negro : manifestações de silêncio verbal e incomunicação nos filmes de Paul Thomas Anderson |
title |
Embriagado de amor e sangue negro : manifestações de silêncio verbal e incomunicação nos filmes de Paul Thomas Anderson |
spellingShingle |
Embriagado de amor e sangue negro : manifestações de silêncio verbal e incomunicação nos filmes de Paul Thomas Anderson Portela, Emmeline de Santa Cinema - enredos, temas etc. Personagens no cinema Música para cinema |
title_short |
Embriagado de amor e sangue negro : manifestações de silêncio verbal e incomunicação nos filmes de Paul Thomas Anderson |
title_full |
Embriagado de amor e sangue negro : manifestações de silêncio verbal e incomunicação nos filmes de Paul Thomas Anderson |
title_fullStr |
Embriagado de amor e sangue negro : manifestações de silêncio verbal e incomunicação nos filmes de Paul Thomas Anderson |
title_full_unstemmed |
Embriagado de amor e sangue negro : manifestações de silêncio verbal e incomunicação nos filmes de Paul Thomas Anderson |
title_sort |
Embriagado de amor e sangue negro : manifestações de silêncio verbal e incomunicação nos filmes de Paul Thomas Anderson |
author |
Portela, Emmeline de Santa |
author_facet |
Portela, Emmeline de Santa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Portela, Emmeline de Santa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Viana, Mauro Giuntini |
contributor_str_mv |
Viana, Mauro Giuntini |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Cinema - enredos, temas etc. Personagens no cinema Música para cinema |
topic |
Cinema - enredos, temas etc. Personagens no cinema Música para cinema |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Habilitação em Comunicação Organizacional, 2018. |
publishDate |
2018 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-08-28T11:43:18Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-08-28T11:43:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PORTELA, Emmeline de Santa. Embriagado de amor e sangue negro: manifestações de silêncio verbal e incomunicação nos filmes de Paul Thomas Anderson. 2018. 92 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/20610 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.20610 |
identifier_str_mv |
PORTELA, Emmeline de Santa. Embriagado de amor e sangue negro: manifestações de silêncio verbal e incomunicação nos filmes de Paul Thomas Anderson. 2018. 92 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/20610 http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.20610 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20610/1/2018_EmmelineDeSantanaPortela_tcc.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20610/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20610/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20610/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20610/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6bbd01447b667f64c8da7c09e34c2d88 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907962949795840 |