Só se for a três : os acordos do amor confluente nos relacionamentos triangulares cinematográficos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campoli, Clara Moraes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/4262
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2012.
id UNB-2_dec7c8d9161e9d47e0bcd1ea5528a9b3
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/4262
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Campoli, Clara MoraesAlcântara, Patrícia Colmenero Moreira deSilva, Gustavo de Castro eCAMPOLI, Clara Moraes. Só se for a três: os acordos do amor confluente nos relacionamentos triangulares cinematográficos. 2012. 78 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://bdm.unb.br/handle/10483/4262Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2012.Pretende-se, com este estudo, compreender a dinâmica dos relacionamentos nos filmes Caramuru – A invenção do Brasil (2001), de Guel Arraes; Os Sonhadores (2003), de Bernardo Bertolucci; e Vicky Cristina Barcelona (2008), de Woody Allen, por meio da análise da narrativa e da estética. Com consulta à bibliografia de teóricos do amor e do cinema, esta monografia busca responder como se configuram os acordos de relacionamentos a três nos longas selecionados, partindo da ideia de que o casal inicial, que tem características físicas e psicológicas quase iguais, acolhe um estranho no ninho. A partir da análise minuciosa de pontos chave nos filmes, procura-se estabelecer como funciona a linguagem cinematográfica e amorosa nas narrativas e como essa nova tendência se firma no audiovisual. Pode-se concluir que os casais iniciais são, de fato, estética e psicologicamente similares, praticamente iguais, e que o terceiro elemento traz algum equilíbrio – talvez até momentâneo - à relação. Os três finais são diferentes, mas as dinâmicas no decorrer dos filmes são parecidas. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTIt is intended, with this study, to comprehend the dynamics of the relationships in the movies Caramuru – A Invenção do Brasil (2001), by Guel Arraes; The Dreamers (2003), by Bernardo Bertolucci; and Vicky Cristina Barcelona (2008), by Woody Allen, by the narrative and aesthetics analysis. With bibliography consults to theoretical authors on love and cinema, this study tries to answer how are the dynamics of the relationships between three people on the selected movies, keeping in mind that the initial couple is a very similar duo that shelters a cuckoo in the nest. With thorough analysis on the movies’ key points, it is intended to establish how the cinematic and loving language woks on the narratives and how this new tendency is acknowledged in the audiovisual works. It may be inferred that, indeed, the initial couples are aesthetically and psychologically similar, mostly equals, and that the third element brings some balance – maybe even transitory – to the relationship. The three endings are different, but the dynamics throughout the movies are similar.Submitted by Jaqueline Ferreira de Souza (jaquefs.braz@gmail.com) on 2012-12-04T09:58:58Z No. of bitstreams: 1 2012_ClaraMoraesCampoli.pdf: 993260 bytes, checksum: 82d9c3db40ffd46f327196abef7e0e36 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2013-01-08T10:11:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2012_ClaraMoraesCampoli.pdf: 993260 bytes, checksum: 82d9c3db40ffd46f327196abef7e0e36 (MD5)Made available in DSpace on 2013-01-08T10:11:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012_ClaraMoraesCampoli.pdf: 993260 bytes, checksum: 82d9c3db40ffd46f327196abef7e0e36 (MD5)Personagens no cinemaAmor no cinemaCinema - enredos, temas etc.Triângulo amorosoSó se for a três : os acordos do amor confluente nos relacionamentos triangulares cinematográficosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2013-01-08T10:11:24Z2013-01-08T10:11:24Z2013-01-08T10:11:24Z2012-10-01info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2012_ClaraMoraesCampoli.pdf2012_ClaraMoraesCampoli.pdfapplication/pdf993260http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4262/1/2012_ClaraMoraesCampoli.pdf82d9c3db40ffd46f327196abef7e0e36MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4262/2/license_url7f64630c1606d5367bf6ead08376a066MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4262/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21658http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4262/4/license_rdf01bdef39dd2201d7d3514cfb6f65ed5dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1871http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4262/5/license.txtc085aa680cdb7b97ae6965e6edf7da3dMD5510483/42622013-01-08 08:11:24.091oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712013-01-08T10:11:24Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Só se for a três : os acordos do amor confluente nos relacionamentos triangulares cinematográficos
title Só se for a três : os acordos do amor confluente nos relacionamentos triangulares cinematográficos
spellingShingle Só se for a três : os acordos do amor confluente nos relacionamentos triangulares cinematográficos
Campoli, Clara Moraes
Personagens no cinema
Amor no cinema
Cinema - enredos, temas etc.
Triângulo amoroso
title_short Só se for a três : os acordos do amor confluente nos relacionamentos triangulares cinematográficos
title_full Só se for a três : os acordos do amor confluente nos relacionamentos triangulares cinematográficos
title_fullStr Só se for a três : os acordos do amor confluente nos relacionamentos triangulares cinematográficos
title_full_unstemmed Só se for a três : os acordos do amor confluente nos relacionamentos triangulares cinematográficos
title_sort Só se for a três : os acordos do amor confluente nos relacionamentos triangulares cinematográficos
author Campoli, Clara Moraes
author_facet Campoli, Clara Moraes
author_role author
dc.contributor.advisorco.none.fl_str_mv Alcântara, Patrícia Colmenero Moreira de
dc.contributor.author.fl_str_mv Campoli, Clara Moraes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Gustavo de Castro e
contributor_str_mv Silva, Gustavo de Castro e
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Personagens no cinema
Amor no cinema
Cinema - enredos, temas etc.
Triângulo amoroso
topic Personagens no cinema
Amor no cinema
Cinema - enredos, temas etc.
Triângulo amoroso
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2012.
publishDate 2012
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2012-10-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-01-08T10:11:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-01-08T10:11:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-01-08T10:11:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CAMPOLI, Clara Moraes. Só se for a três: os acordos do amor confluente nos relacionamentos triangulares cinematográficos. 2012. 78 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/4262
identifier_str_mv CAMPOLI, Clara Moraes. Só se for a três: os acordos do amor confluente nos relacionamentos triangulares cinematográficos. 2012. 78 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/4262
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4262/1/2012_ClaraMoraesCampoli.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4262/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4262/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4262/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4262/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 82d9c3db40ffd46f327196abef7e0e36
7f64630c1606d5367bf6ead08376a066
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
01bdef39dd2201d7d3514cfb6f65ed5d
c085aa680cdb7b97ae6965e6edf7da3d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492901230804992