Frenagem regenerativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/14667 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Curso de engenharia elétrica, 2015. |
id |
UNB-2_8aa814356c89293747ab887cc4d5fabd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/14667 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Monteiro, Bruno Carlos RibeiroMotta, Lucas PinheiroCoelho, Marco Antônio Freitas do EgitoMONTEIRO, Bruno Carlos Ribeiro; MOTTA, Lucas Pinheiro. Frenagem regenerativa. 2015. 110 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://bdm.unb.br/handle/10483/14667Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Curso de engenharia elétrica, 2015.Na indústria automotiva, sempre buscou-se, cada vez mais, por veículos mais eficientes. A frenagem regenerativa traz possibilidade de recuperar energia durante frenagens, energia que normalmente seria dissipada em forma de calor. Assim a frenagem regenerativa permite aumentar a autonomia de um EV ou melhorar o consumo de um HEV. Este trabalho tem como objetivo comparar o efeito da frenagem regenerativa na melhoria da eficiência dos veículos simulados. Foram modelados no ambiente de simulação OpenModelica, baseando-se nas equações dinâmicas do veículo, um veículo puramente elétrico, um híbrido elétrico e um convencional. As simulações se deram em três ciclos de velocidades pré-existentes e comuns em estudos deste tipo: ciclo NEDC, ciclo FTP-75 urbano e ciclo FTP-75 rodoviário. Foram definidas as estratégias de entrega de potência e controle de frenagem, baseando-se em fluxos de potência com as respectivas eficiências de cada componente mecânico e elétrico.Submitted by Aline Almeida (alinealmeida@bce.unb.br) on 2016-09-19T17:44:29Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2015_BrunoCarlosMonteiro_LucasMotta_tcc.pdf: 2521862 bytes, checksum: 41423cd4059219c7559c3d331ca1d146 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2016-09-20T11:25:16Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2015_BrunoCarlosMonteiro_LucasMotta_tcc.pdf: 2521862 bytes, checksum: 41423cd4059219c7559c3d331ca1d146 (MD5)Made available in DSpace on 2016-09-20T11:25:16Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2015_BrunoCarlosMonteiro_LucasMotta_tcc.pdf: 2521862 bytes, checksum: 41423cd4059219c7559c3d331ca1d146 (MD5)In the automotive industry, it was always researched, more and more, for more efficient vehicles. The regenerative braking brings possibility to recover energy during braking, energy that would normally be dissipated as heat. Therefore, the regenerative braking can increase the range of an EV or improve the consumption of an HEV. This study aims to compare the effect of regenerative braking on improving the efficiency of the simulated vehicle. They were modeled in the simulation environment OpenModelica a purely electric vehicle, an electric hybrid and a conventional one. The simulation took place in three driving cycles of pre-existing speeds and common in this type of study: NEDC cycle, FTP-75 urban cycle and FTP-75 highway cycle. The power delivery strategies and braking control were defined and were based on power flows, with the respective efficiencies of each mechanical and electrical component taken into account.Frenagem regenerativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2016-09-20T11:25:16Z2016-09-20T11:25:16Z2015Veículos híbridos elétricosFreios automotivosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2015_BrunoCarlosMonteiro_LucasMotta_tcc.pdf2015_BrunoCarlosMonteiro_LucasMotta_tcc.pdfapplication/pdf2521862http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14667/1/2015_BrunoCarlosMonteiro_LucasMotta_tcc.pdf41423cd4059219c7559c3d331ca1d146MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14667/2/license_url587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14667/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14667/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1758http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14667/5/license.txt48fee5d355e169b5219b5efc5a9ad174MD5510483/146672021-06-07 09:15:30.248oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-06-07T12:15:30Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Frenagem regenerativa |
title |
Frenagem regenerativa |
spellingShingle |
Frenagem regenerativa Monteiro, Bruno Carlos Ribeiro Veículos híbridos elétricos Freios automotivos |
title_short |
Frenagem regenerativa |
title_full |
Frenagem regenerativa |
title_fullStr |
Frenagem regenerativa |
title_full_unstemmed |
Frenagem regenerativa |
title_sort |
Frenagem regenerativa |
author |
Monteiro, Bruno Carlos Ribeiro |
author_facet |
Monteiro, Bruno Carlos Ribeiro Motta, Lucas Pinheiro |
author_role |
author |
author2 |
Motta, Lucas Pinheiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Bruno Carlos Ribeiro Motta, Lucas Pinheiro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Coelho, Marco Antônio Freitas do Egito |
contributor_str_mv |
Coelho, Marco Antônio Freitas do Egito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Veículos híbridos elétricos Freios automotivos |
topic |
Veículos híbridos elétricos Freios automotivos |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Curso de engenharia elétrica, 2015. |
publishDate |
2015 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-09-20T11:25:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-09-20T11:25:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MONTEIRO, Bruno Carlos Ribeiro; MOTTA, Lucas Pinheiro. Frenagem regenerativa. 2015. 110 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/14667 |
identifier_str_mv |
MONTEIRO, Bruno Carlos Ribeiro; MOTTA, Lucas Pinheiro. Frenagem regenerativa. 2015. 110 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/14667 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14667/1/2015_BrunoCarlosMonteiro_LucasMotta_tcc.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14667/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14667/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14667/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14667/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
41423cd4059219c7559c3d331ca1d146 587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 48fee5d355e169b5219b5efc5a9ad174 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801493008233791488 |