Frenagem regenerativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Bruno Carlos Ribeiro
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Motta, Lucas Pinheiro
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/14667
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Curso de engenharia elétrica, 2015.
id UNB-2_8aa814356c89293747ab887cc4d5fabd
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/14667
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Monteiro, Bruno Carlos RibeiroMotta, Lucas PinheiroCoelho, Marco Antônio Freitas do EgitoMONTEIRO, Bruno Carlos Ribeiro; MOTTA, Lucas Pinheiro. Frenagem regenerativa. 2015. 110 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://bdm.unb.br/handle/10483/14667Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Curso de engenharia elétrica, 2015.Na indústria automotiva, sempre buscou-se, cada vez mais, por veículos mais eficientes. A frenagem regenerativa traz possibilidade de recuperar energia durante frenagens, energia que normalmente seria dissipada em forma de calor. Assim a frenagem regenerativa permite aumentar a autonomia de um EV ou melhorar o consumo de um HEV. Este trabalho tem como objetivo comparar o efeito da frenagem regenerativa na melhoria da eficiência dos veículos simulados. Foram modelados no ambiente de simulação OpenModelica, baseando-se nas equações dinâmicas do veículo, um veículo puramente elétrico, um híbrido elétrico e um convencional. As simulações se deram em três ciclos de velocidades pré-existentes e comuns em estudos deste tipo: ciclo NEDC, ciclo FTP-75 urbano e ciclo FTP-75 rodoviário. Foram definidas as estratégias de entrega de potência e controle de frenagem, baseando-se em fluxos de potência com as respectivas eficiências de cada componente mecânico e elétrico.Submitted by Aline Almeida (alinealmeida@bce.unb.br) on 2016-09-19T17:44:29Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2015_BrunoCarlosMonteiro_LucasMotta_tcc.pdf: 2521862 bytes, checksum: 41423cd4059219c7559c3d331ca1d146 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2016-09-20T11:25:16Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2015_BrunoCarlosMonteiro_LucasMotta_tcc.pdf: 2521862 bytes, checksum: 41423cd4059219c7559c3d331ca1d146 (MD5)Made available in DSpace on 2016-09-20T11:25:16Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2015_BrunoCarlosMonteiro_LucasMotta_tcc.pdf: 2521862 bytes, checksum: 41423cd4059219c7559c3d331ca1d146 (MD5)In the automotive industry, it was always researched, more and more, for more efficient vehicles. The regenerative braking brings possibility to recover energy during braking, energy that would normally be dissipated as heat. Therefore, the regenerative braking can increase the range of an EV or improve the consumption of an HEV. This study aims to compare the effect of regenerative braking on improving the efficiency of the simulated vehicle. They were modeled in the simulation environment OpenModelica a purely electric vehicle, an electric hybrid and a conventional one. The simulation took place in three driving cycles of pre-existing speeds and common in this type of study: NEDC cycle, FTP-75 urban cycle and FTP-75 highway cycle. The power delivery strategies and braking control were defined and were based on power flows, with the respective efficiencies of each mechanical and electrical component taken into account.Frenagem regenerativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2016-09-20T11:25:16Z2016-09-20T11:25:16Z2015Veículos híbridos elétricosFreios automotivosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2015_BrunoCarlosMonteiro_LucasMotta_tcc.pdf2015_BrunoCarlosMonteiro_LucasMotta_tcc.pdfapplication/pdf2521862http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14667/1/2015_BrunoCarlosMonteiro_LucasMotta_tcc.pdf41423cd4059219c7559c3d331ca1d146MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14667/2/license_url587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14667/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14667/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1758http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14667/5/license.txt48fee5d355e169b5219b5efc5a9ad174MD5510483/146672021-06-07 09:15:30.248oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-06-07T12:15:30Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Frenagem regenerativa
title Frenagem regenerativa
spellingShingle Frenagem regenerativa
Monteiro, Bruno Carlos Ribeiro
Veículos híbridos elétricos
Freios automotivos
title_short Frenagem regenerativa
title_full Frenagem regenerativa
title_fullStr Frenagem regenerativa
title_full_unstemmed Frenagem regenerativa
title_sort Frenagem regenerativa
author Monteiro, Bruno Carlos Ribeiro
author_facet Monteiro, Bruno Carlos Ribeiro
Motta, Lucas Pinheiro
author_role author
author2 Motta, Lucas Pinheiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Bruno Carlos Ribeiro
Motta, Lucas Pinheiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Coelho, Marco Antônio Freitas do Egito
contributor_str_mv Coelho, Marco Antônio Freitas do Egito
dc.subject.por.fl_str_mv Veículos híbridos elétricos
Freios automotivos
topic Veículos híbridos elétricos
Freios automotivos
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Curso de engenharia elétrica, 2015.
publishDate 2015
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-20T11:25:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-09-20T11:25:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MONTEIRO, Bruno Carlos Ribeiro; MOTTA, Lucas Pinheiro. Frenagem regenerativa. 2015. 110 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/14667
identifier_str_mv MONTEIRO, Bruno Carlos Ribeiro; MOTTA, Lucas Pinheiro. Frenagem regenerativa. 2015. 110 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/14667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14667/1/2015_BrunoCarlosMonteiro_LucasMotta_tcc.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14667/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14667/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14667/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14667/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 41423cd4059219c7559c3d331ca1d146
587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
48fee5d355e169b5219b5efc5a9ad174
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493008233791488