Projeto e fabricação de pedal de freio para FSAE em alumínio reciclado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Lucas de Avelar
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/30199
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2021.
id UNB-2_a5ab98effa8d7047c5c33dc9d73d4ae8
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/30199
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Leite, Lucas de AvelarViana, RhanderLEITE, Lucas de Avelar. Projeto e fabricação de pedal de freio para FSAE em alumínio reciclado. 2021. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://bdm.unb.br/handle/10483/30199Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2021.A importância do pedal no sistema de freio passa despercebido no uso do dia a dia, uma vez que é mais popular a quebra de outros componentes do sistema de freios, porém a quebra do pedal causa a inoperância do sistema colocando a vida do condutor em risco, dessa forma garantir a integridade deste componente é primordial. Este trabalho apresenta um estudo sobre a concepção de um pedal de freio a partir do processo de fundição em alumínio. Buscando viabilizar sua construção e aplicação em um veículo elétrico do tipo fórmula SAE. A partir de simulações estrutural, por intermédio do método dos elementos finitos juntamente aos softwares Ansys e Catia, o modelo foi projetado e analisado quanto a sua capacidade de suportar todos os esforços no qual estará submetido em condições de operação. O pedal foi simulado com engastamentos em seus pontos de fixação e aplicado uma força de 2000N na face de contato com o pé do condutor, somente com a aprovação nessa análise a peça poderia ser fabricada. O pedal concebido a parti do processo de fundição, que passou por etapas, sendo a primeira a confecção dos modelos em impressão 3D. Em um segundo momento utilizando-se dos modelos foi moldada em areia a caixa molde para vazamento do material fundido e por fim envazando as caixas com alumínio fundido e obtendo a peça bruta projetada. Foi utilizado fluxo de ar no queimador, em uma das fundições, a fim de obter uma chama mais quente e evitar a presença de escória na peça. Este fato trouxe também a análise comparativa entre as duas peças quanto a acabamento pós fundição.Submitted by Thamires Coutinho Carvalho (thamirespitanga@gmail.com) on 2022-03-23T01:19:50Z No. of bitstreams: 1 2021_LucasDeAvelarLeite_tcc.pdf: 2927236 bytes, checksum: 1ecdf356c71bf2488418a13b20acf203 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna.maia@unb.br) on 2022-03-23T14:09:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2021_LucasDeAvelarLeite_tcc.pdf: 2927236 bytes, checksum: 1ecdf356c71bf2488418a13b20acf203 (MD5)Made available in DSpace on 2022-03-23T14:09:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021_LucasDeAvelarLeite_tcc.pdf: 2927236 bytes, checksum: 1ecdf356c71bf2488418a13b20acf203 (MD5)The importance of the pedal in the brake system goes unnoticed in everyday use, since it is more popular to break other components of the brake system, however the breakage of the pedal causes the inoperability of the system puts the driver’s life at risk , thus ensuring the integrity of this component is paramount. This work presents a study on the design of a brake pedal based on the aluminum casting process. Seeking to make its construction and application in an electric vehicle of the SAE formula type feasible. From structural simulations, using the finite element method together with the Ansys and Catia software, the model was designed and analyzed in terms of its ability to withstand all efforts to which it will be subjected under conditions of use. The pedal was simulated with cracks on its fixation points and a force of 2000N was applied to the face of the driver’s foot, only with the approval in this analysis could the part be manufactured. The pedal conceived from the casting process, which went through stages, the first being the making of models in 3D printing. In a second moment, using the models, the mold box was cast in sand for casting the molten material and finally filling the boxes with material and obtaining the projected raw piece. Airflow was used in the burner, in one of the foundries, in order to obtain a hotter flame and avoid the presence of slag in the part. This fact also brought about the comparative analysis between the two pieces in terms of post-cast finish.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessVeículos elétricosSistema de freiosFreios automotivosProjeto e fabricação de pedal de freio para FSAE em alumínio recicladoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2022-03-23T14:09:21Z2022-03-23T14:09:21Z2021-05-19porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/30199/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2021_LucasDeAvelarLeite_tcc.pdf2021_LucasDeAvelarLeite_tcc.pdfapplication/pdf2927236http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/30199/1/2021_LucasDeAvelarLeite_tcc.pdf1ecdf356c71bf2488418a13b20acf203MD5110483/301992022-03-23 11:09:21.849oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712022-03-23T14:09:21Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projeto e fabricação de pedal de freio para FSAE em alumínio reciclado
title Projeto e fabricação de pedal de freio para FSAE em alumínio reciclado
spellingShingle Projeto e fabricação de pedal de freio para FSAE em alumínio reciclado
Leite, Lucas de Avelar
Veículos elétricos
Sistema de freios
Freios automotivos
title_short Projeto e fabricação de pedal de freio para FSAE em alumínio reciclado
title_full Projeto e fabricação de pedal de freio para FSAE em alumínio reciclado
title_fullStr Projeto e fabricação de pedal de freio para FSAE em alumínio reciclado
title_full_unstemmed Projeto e fabricação de pedal de freio para FSAE em alumínio reciclado
title_sort Projeto e fabricação de pedal de freio para FSAE em alumínio reciclado
author Leite, Lucas de Avelar
author_facet Leite, Lucas de Avelar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Lucas de Avelar
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Viana, Rhander
contributor_str_mv Viana, Rhander
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Veículos elétricos
Sistema de freios
Freios automotivos
topic Veículos elétricos
Sistema de freios
Freios automotivos
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2021.
publishDate 2021
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2021-05-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-23T14:09:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-23T14:09:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LEITE, Lucas de Avelar. Projeto e fabricação de pedal de freio para FSAE em alumínio reciclado. 2021. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/30199
identifier_str_mv LEITE, Lucas de Avelar. Projeto e fabricação de pedal de freio para FSAE em alumínio reciclado. 2021. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/30199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/30199/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/30199/1/2021_LucasDeAvelarLeite_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
1ecdf356c71bf2488418a13b20acf203
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493174538993664