Memórias de Yo'i : RPG como ferramenta de aprendizagem de folclore brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Mariana Bentes Corrêa de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/23025
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Habilitação em Programação Visual, 2019.
id UNB-2_8dc90cdf5940767e0c398087a19bc94f
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/23025
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Melo, Mariana Bentes Corrêa deJardim, Symone RodriguesMELO, Mariana Bentes Corrêa de. Memórias de Yo'i: RPG como ferramenta de aprendizagem de folclore brasileiro. 2019. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.http://bdm.unb.br/handle/10483/23025Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Habilitação em Programação Visual, 2019.O projeto desenvolvido na disciplina de diplomação em design de produto é a criação de um jogo de Role Playing Game (RPG) para inserir o jogador no contexto cultural da comunidade indígena no Brasil. A escolha dos Ticuna como representante neste cenário se deu principalmente por ser o povo indígena de maior número populacional na amazônia e no Brasil. A cultura popular ainda conhecida pela sua população e por sua história, infelizmente, marcada pela violência de agropecuários, seringueiros e madeireiros dentro de seu território. A proposta é desenvolver um jogo de RPG cuja plataforma necessita de pouco material para efetivamente ser jogado, além de sua natureza despretensiosa gerar uma ligação afetiva dos jogadores para com seu cenário. Como a construção do personagem por cada jogador é feita de maneira lúdica, a aprendizagem gerada por meio do jogo retira toda a obrigatoriedade de conhecer o assunto, trazendo os jogadores por vontade própria. Identificando os principais pontos da construção da narrativa de mitos, lendas e contos foi criado um RPG para ensinar sobre a cultura do povo Ticuna de maneira mais divertida, criando empatia entre jogador e os Ticuna.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolinebotelhoteixeira@gmail.com) on 2020-01-21T21:14:16Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2019_MarianaBentesCorreaDeMelo_tcc.pdf: 3929326 bytes, checksum: 238ada32839fe8478392c6dabf28e4d4 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2020-01-28T14:26:58Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2019_MarianaBentesCorreaDeMelo_tcc.pdf: 3929326 bytes, checksum: 238ada32839fe8478392c6dabf28e4d4 (MD5)Made available in DSpace on 2020-01-28T14:26:58Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2019_MarianaBentesCorreaDeMelo_tcc.pdf: 3929326 bytes, checksum: 238ada32839fe8478392c6dabf28e4d4 (MD5)The project developed in the discipline of product design degree is the creation of a Role Playing Game (RPG) to introduce the player in the cultural context of the indigenous community in Brazil. The choice of Ticuna as representative in this scenario was mainly due to the fact that it is the most populous indigenous people in the Amazon and Brazil. The popular culture is still known for its population and its history, sadly, marked by the violence of agriculturalists, ilegal rubber tappers and loggers within its territory. The proposal is to develop an RPG game whose platform needs little material to be effectively played, in addition to its unpretentious nature to generate an connection between the players and their scenario. As the construction of the character by each player is done in a playful way, the learning generated through the game removes all the obligation to know the subject, bringing the players of their own volition to learn it. Identifying the main points of the construction of the narrative of myths, legends and tales created an RPG to teach about the culture of the Ticuna people in a funnier way, creating empathy between player and the Ticuna folk.Design de produtosRole Playing Game (RPG)FolcloreAtividades lúdicasMemórias de Yo'i : RPG como ferramenta de aprendizagem de folclore brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-01-28T14:26:58Z2020-01-28T14:26:58Z2019-07-01info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23025/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD55CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23025/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23025/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23025/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54ORIGINAL2019_MarianaBentesCorreaDeMelo_tcc.pdf2019_MarianaBentesCorreaDeMelo_tcc.pdfapplication/pdf3929326http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23025/1/2019_MarianaBentesCorreaDeMelo_tcc.pdf238ada32839fe8478392c6dabf28e4d4MD5110483/230252020-01-28 12:26:58.297oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-01-28T14:26:58Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Memórias de Yo'i : RPG como ferramenta de aprendizagem de folclore brasileiro
title Memórias de Yo'i : RPG como ferramenta de aprendizagem de folclore brasileiro
spellingShingle Memórias de Yo'i : RPG como ferramenta de aprendizagem de folclore brasileiro
Melo, Mariana Bentes Corrêa de
Design de produtos
Role Playing Game (RPG)
Folclore
Atividades lúdicas
title_short Memórias de Yo'i : RPG como ferramenta de aprendizagem de folclore brasileiro
title_full Memórias de Yo'i : RPG como ferramenta de aprendizagem de folclore brasileiro
title_fullStr Memórias de Yo'i : RPG como ferramenta de aprendizagem de folclore brasileiro
title_full_unstemmed Memórias de Yo'i : RPG como ferramenta de aprendizagem de folclore brasileiro
title_sort Memórias de Yo'i : RPG como ferramenta de aprendizagem de folclore brasileiro
author Melo, Mariana Bentes Corrêa de
author_facet Melo, Mariana Bentes Corrêa de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Mariana Bentes Corrêa de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jardim, Symone Rodrigues
contributor_str_mv Jardim, Symone Rodrigues
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Design de produtos
Role Playing Game (RPG)
Folclore
Atividades lúdicas
topic Design de produtos
Role Playing Game (RPG)
Folclore
Atividades lúdicas
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Habilitação em Programação Visual, 2019.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-07-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-28T14:26:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-28T14:26:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MELO, Mariana Bentes Corrêa de. Memórias de Yo'i: RPG como ferramenta de aprendizagem de folclore brasileiro. 2019. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/23025
identifier_str_mv MELO, Mariana Bentes Corrêa de. Memórias de Yo'i: RPG como ferramenta de aprendizagem de folclore brasileiro. 2019. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/23025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23025/5/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23025/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23025/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23025/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23025/1/2019_MarianaBentesCorreaDeMelo_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
238ada32839fe8478392c6dabf28e4d4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493097589243904