Ateliê 25 : uma agência feita por mulheres e para mulheres
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/29068 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2021. |
id |
UNB-2_909fbc675c75522f51f4ba345c84ed4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/29068 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Neves, Bruna MontesLacerda, Larissa BernardesAbreu, Maria Fernanda Dangelo ValentimNEVES, Bruna Montes; LACERDA, Larissa Bernardes. Ateliê 25: uma agência feita por mulheres e para mulheres. 2021. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://bdm.unb.br/handle/10483/29068Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2021.Este trabalho tem como objetivo criar um novo modelo de negócio para agências de publicidade a fim de valorizar a mão de obra feminina no mercado. A partir deste tema, pretende-se investigar a cultura organizacional e os modelos de gestão vigentes nas agências brasileiras, identificar características que valorizem e reconheçam a atuação de mulheres na publicidade, criar um espaço de liderança feminina, formar uma rede de apoio entre mulheres e elaborar um modelo de capacitação integrado a um modelo de negócios. O presente trabalho também tem como contribuição a criação de projetos sociais para fortalecer a mão de obra e a educação de mulheres que estejam fora do ecossistema da agência. Para alcançar esses objetivos, foi realizada uma investigação sobre o tema com o propósito de traçar características do mercado que prejudicam o encarreiramento de mulheres e contribuem para um menor número delas nos cargos de liderança. A pesquisa bibliográfica executada conta com artigos, teses e dissertações sobre o tema, além de reports e dados de pesquisas realizadas por instituições como IGBE, More Grls, Empatia Criativa e Meio e Mensagem. Para reforçar a investigação, foi também realizada uma pesquisa via Google Forms com mulheres que trabalham ou já trabalharam em agências de publicidade a fim de conhecer suas percepções sobre o tema. O resultado do trabalho foi a criação de um modelo de negócio por meio da estruturação de uma agência publicitária feita apenas para mulheres: a Ateliê 25. Através do Canvas e de um plano de negócios bem detalhado (Sebrae, 2013), a empresa é apresentada como recurso para ampliar a participação feminina no mercado publicitário brasileiro, aumentando a diversidade nas agências, majoritariamente dominada por homens.Submitted by Diego Araújo Campos (diegoa@bce.unb.br) on 2021-10-28T14:20:55Z No. of bitstreams: 1 2021_BrunaMontesNeves_LarissaBernardesLacerda_tcc.pdf: 1337480 bytes, checksum: 17bf46b3aaa694319308b425cc85b829 (MD5)Approved for entry into archive by Diego Araújo Campos (diegoa@bce.unb.br) on 2021-10-28T14:21:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2021_BrunaMontesNeves_LarissaBernardesLacerda_tcc.pdf: 1337480 bytes, checksum: 17bf46b3aaa694319308b425cc85b829 (MD5)Made available in DSpace on 2021-10-28T14:21:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021_BrunaMontesNeves_LarissaBernardesLacerda_tcc.pdf: 1337480 bytes, checksum: 17bf46b3aaa694319308b425cc85b829 (MD5)This academic work aims to create a new business model for advertising agencies in order to value female labor in the market. Based on this theme, we intend to investigate the organizational culture and management models in force in Brazilian agencies, identify characteristics that value and recognize the role of women in advertising, create a space for female leadership, form a support network between women and develop a training model integrated with a business model. This academic work also contributes to the creation of social projects to strengthen the workforce and the education of women who are outside the agency's ecosystem. To achieve these objectives, an investigation was carried out on the topic with the purpose of tracing characteristics of the market that hinder the career of women and contribute to a smaller number of them in leadership positions. The bibliographic research carried out includes articles, theses and dissertations on the subject, in addition to reports and research data carried out by institutions such as IGBE, More Grls, Empatia Criativa e Meio e Mensagem. To reinforce the investigation, a survey was also carried out via Google Forms with women who work or have worked in advertising agencies in order to get to know their perceptions on the topic. The result of the work was the creation of a business model through the structuring of an advertising agency made only for women: Ateliê 25. Through Canvas and a very detailed business plan (Sebrae, 2013), the company is presented as a resource to increase female participation in the Brazilian advertising market, increasing the diversity in the agencies, mainly dominated by men.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessMulheresPublicidadeCultura organizacionalAteliê 25 : uma agência feita por mulheres e para mulheresAteliê 25 : an advertising agency made by women and for womeninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2021-10-28T14:21:57Z2021-10-28T14:21:57Z2021-05-12porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29068/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2021_BrunaMontesNeves_LarissaBernardesLacerda_tcc.pdf2021_BrunaMontesNeves_LarissaBernardesLacerda_tcc.pdfapplication/pdf1337480http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29068/1/2021_BrunaMontesNeves_LarissaBernardesLacerda_tcc.pdf17bf46b3aaa694319308b425cc85b829MD5110483/290682021-10-28 11:21:57.061oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-10-28T14:21:57Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ateliê 25 : uma agência feita por mulheres e para mulheres |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Ateliê 25 : an advertising agency made by women and for women |
title |
Ateliê 25 : uma agência feita por mulheres e para mulheres |
spellingShingle |
Ateliê 25 : uma agência feita por mulheres e para mulheres Neves, Bruna Montes Mulheres Publicidade Cultura organizacional |
title_short |
Ateliê 25 : uma agência feita por mulheres e para mulheres |
title_full |
Ateliê 25 : uma agência feita por mulheres e para mulheres |
title_fullStr |
Ateliê 25 : uma agência feita por mulheres e para mulheres |
title_full_unstemmed |
Ateliê 25 : uma agência feita por mulheres e para mulheres |
title_sort |
Ateliê 25 : uma agência feita por mulheres e para mulheres |
author |
Neves, Bruna Montes |
author_facet |
Neves, Bruna Montes Lacerda, Larissa Bernardes |
author_role |
author |
author2 |
Lacerda, Larissa Bernardes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Bruna Montes Lacerda, Larissa Bernardes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Abreu, Maria Fernanda Dangelo Valentim |
contributor_str_mv |
Abreu, Maria Fernanda Dangelo Valentim |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Mulheres Publicidade Cultura organizacional |
topic |
Mulheres Publicidade Cultura organizacional |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2021. |
publishDate |
2021 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2021-05-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-10-28T14:21:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-10-28T14:21:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NEVES, Bruna Montes; LACERDA, Larissa Bernardes. Ateliê 25: uma agência feita por mulheres e para mulheres. 2021. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bdm.unb.br/handle/10483/29068 |
identifier_str_mv |
NEVES, Bruna Montes; LACERDA, Larissa Bernardes. Ateliê 25: uma agência feita por mulheres e para mulheres. 2021. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
url |
https://bdm.unb.br/handle/10483/29068 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29068/2/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29068/1/2021_BrunaMontesNeves_LarissaBernardesLacerda_tcc.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 17bf46b3aaa694319308b425cc85b829 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813908059392573440 |