Os chineses como inimigos escatológicos num apocalipse persa : breves considerações acerca do termo čīnīg
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/22871 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2018. |
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Souza, Victor Hugo Pinheiro de Vasconcellos Brum deDobroruka, Vicente Carlos Rodrigues AlvarezSOUZA, Victor Hugo Pinheiro de Vasconcellos Brum de. Os chineses como inimigos escatológicos num apocalipse persa: breves considerações acerca do termo čīnīg. 2018. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://bdm.unb.br/handle/10483/22871Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2018.As relações entre Chineses e Persas, ao longo dos séculos, pode ser considerada assertivamente como repleta de lacunas. Muita informação essencial a uma análise de tal escopo não é encontrada nas evidências remanescentes. No entanto, alguns poucos textos nos possibilitam atestar que nenhum grande conflito se desenvolveu entre os Zoroastrianos e os Chineses. Ao leitor minimamente familiarizado com a história dos impérios persas, as suas interações com seus vizinhos (seja ao ocidente grego/bizantino/romano, seja ao leste com a hostil estepe e todos os seus inimigos), bem como com o aquela que seria uma das maiores fés do mundo antigo, o zoroastrismo; grande deve ser a estranheza causada ao se deparar com um apocalipse zoroastriano representando os Chineses não apenas como um mal, mas como inimigos escatológicos responsáveis, ao lado de outros inimigos igualmente "maléficos", por muita destruição no dito "fim dos tempos da mistura". Este trabalho consiste em algumas de minhas concepções acerca do termo utilizado para designar esses inimigos no apocalipse persa Zand-ī Wahman Yasn.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolinebotelhoteixeira@gmail.com) on 2019-12-04T19:45:54Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_VictorHugoPinheiroVasconcellosBrumSouza_tcc.pdf: 595767 bytes, checksum: 9738aa901b0aa0ac12459a1ab995f9fc (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2019-12-11T12:52:54Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_VictorHugoPinheiroVasconcellosBrumSouza_tcc.pdf: 595767 bytes, checksum: 9738aa901b0aa0ac12459a1ab995f9fc (MD5)Made available in DSpace on 2019-12-11T12:52:54Z (GMT). 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It comes as a surprise to those well learned into the history of the Persian empires, the relations led with its neighbors (be it to the Greek/Roman/Byzantine west, be it to the east with its hostile enemies of the steppe) as well as the history of one of the most important faiths of Antiquity, the fact that the Chinese are seen not only through a negative scope, but as eschatological enemies. In such condition, alongside others with equally evil repute, they shall be responsible for much destruction at the mentioned "end of times". The present work consists of some of my conceptions concerning the term used to designate the Chinese in the Persian apocalypse Zand-ī Wahman Yasn.EscatologiaApocalipticismo persaZoroastrismoOs chineses como inimigos escatológicos num apocalipse persa : breves considerações acerca do termo čīnīginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2019-12-11T12:52:54Z2019-12-11T12:52:54Z2018-10-05info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22871/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD55CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22871/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22871/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22871/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54ORIGINAL2018_VictorHugoPinheiroVasconcellosBrumSouza_tcc.pdf2018_VictorHugoPinheiroVasconcellosBrumSouza_tcc.pdfapplication/pdf595767http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22871/1/2018_VictorHugoPinheiroVasconcellosBrumSouza_tcc.pdf9738aa901b0aa0ac12459a1ab995f9fcMD5110483/228712019-12-11 10:52:54.605oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712019-12-11T12:52:54Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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