Conhecimento dos estudantes de enfermagem sobre os transtornos do espectro do autismo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/23321 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2018. |
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Ferreira, Ana Caroline Souza SaraivaFranzoi, Mariana André HonoratoFERREIRA, Ana Caroline Souza Saraiva. Conhecimento dos estudantes de enfermagem sobre os transtornos do espectro do autismo. 2018. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://bdm.unb.br/handle/10483/23321Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2018.Objetivo: Identificar o conhecimento dos estudantes de enfermagem de uma Universidade Pública sobre os transtornos do espectro do autismo. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo de abordagem quantitativa realizado com estudantes de graduação em enfermagem do 8°, 9° e 10° semestre do curso de Enfermagem de uma Universidade Pública da Região Centro-Oeste. Os dados foram coletados por meio de questionário autoaplicável no período de novembro e dezembro de 2017, e, posteriormente submetidos à análise estatística de cunho descritivo. Resultados: Os resultados desta pesquisa apontam que os estudantes de enfermagem possuem conhecimento razoável sobre os transtornos autísticos, o qual apresenta fragilidades importantes principalmente em relação a alguns dos sintomas, etiologia e tratamento. Para tal, é relevante implementar algumas estratégias para abordar essa temática ainda na graduação como o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), já que os meios de comunicação foram referidos como a principal fonte de conhecimento dos participantes. Conclusão: Neste estudo observou-se que os estudantes de enfermagem apresentaram conhecimento razoável a respeito dos transtornos autísticos. É importante abordar os TEA ainda na graduação, levando em consideração sua prevalência e complexidade, para que, assim, os estudantes de enfermagem, futuros profissionais, tenham mais segurança e conhecimento para realizar um cuidado ético e baseado em evidências a essa população.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolinebotelhoteixeira@gmail.com) on 2020-03-05T18:20:47Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_AnaCarolineSouzaSaraivaFerreira_tcc.pdf: 209078 bytes, checksum: 6d62fc750d969f58b885e4e5c46950a7 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2020-03-06T13:52:40Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_AnaCarolineSouzaSaraivaFerreira_tcc.pdf: 209078 bytes, checksum: 6d62fc750d969f58b885e4e5c46950a7 (MD5)Made available in DSpace on 2020-03-06T13:52:40Z (GMT). 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