Comer ou “instagramear”? Um estudo sobre a fotografia de comida no Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Wilker César Pereira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/26201
Resumo: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, Projeto final em Publicidade e Propaganda, 2018.
id UNB-2_961a8a945f1606a9fa64ac160c12d598
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/26201
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Guedes, Wilker César PereiraMachado, Fabíola Orlando CalazansGUEDES, Wilker César Pereira. Comer ou “instagramear”? Um estudo sobre a fotografia de comida no Instagram. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.https://bdm.unb.br/handle/10483/26201Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, Projeto final em Publicidade e Propaganda, 2018.Neste trabalho, pretende-se saber de que forma a fotografia de comida é consumida e compartilhada pelos millennials no aplicativo de rede social Instagram. Para isso, desenvolveu-se pesquisa exploratória bibliográfica e pesquisa de campo com inspiração etnográfica. Na primeira, recorreu-se a um quadro teórico diverso para investigar os possíveis porquês do uso dos sites de redes sociais. Além disso, se discorreu sobre a relação da fotografia e da comida com a sociedade e, também, sobre fotografia de comida. A partir desse referencial teórico, então, empregou-se a pesquisa de campo para aprofundar o estudo sobre o consumo e o compartilhamento de fotografia de comida no Instagram. Nessa etapa, 35 pessoas de idade entre 18 e 34 anos residentes no Distrito Federal foram entrevistadas. Um dos resultados principais dessa pesquisa verificou que consumir fotografia de comida no Instagram tem influenciado um comportamento característico, como o de tirar foto do alimento antes de consumi-lo, que ultrapassa o ambiente online e cria novos modos de ser na contemporaneidade.Submitted by Kathryn Araujo (kathrynaraujo@bce.unb.br) on 2020-11-27T12:52:28Z No. of bitstreams: 1 2018_WilkerCesarPereiraGuedes_tcc.pdf: 2920363 bytes, checksum: 0c36729397f623e62aa461771f02558c (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2020-12-18T22:47:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2018_WilkerCesarPereiraGuedes_tcc.pdf: 2920363 bytes, checksum: 0c36729397f623e62aa461771f02558c (MD5)Made available in DSpace on 2020-12-18T22:47:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018_WilkerCesarPereiraGuedes_tcc.pdf: 2920363 bytes, checksum: 0c36729397f623e62aa461771f02558c (MD5)In this academic work, it is intended to know how food photography is consumed and shared by the millennials at Instagram, the social networking app. Therefore, was developed an exploratory bibliographical research and field research with ethnographic inspiration. At first, it was used a diverse theoretical framework to investigate the possible reasons for using social networking sites. Furthermore, it was discussed the relationship among photography and food, the liaison among food and society and also about food photography. From this theoretical reference, the field research was used for a deeply observation about consumption and sharing of food photography in Instagram. At this stage, 35 people aged between 18 and 34 years old, residing in Distrito Federal were interviewed. One of the main results of the research was that the act of consume food photography on Instagram has been influence a characteristic behavior, such as taking a photo of food before consuming it, and that goes beyond the online environment. It's creating new ways of being in contemporaneity.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessInstagram (Rede social on-line)Redes sociais on-lineFotografia digitalAlimentaçãoImagem fotográficaComer ou “instagramear”? Um estudo sobre a fotografia de comida no Instagraminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-12-18T22:47:09Z2020-12-18T22:47:09Z2018-06-26porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26201/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2018_WilkerCesarPereiraGuedes_tcc.pdf2018_WilkerCesarPereiraGuedes_tcc.pdfapplication/pdf2920363http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26201/1/2018_WilkerCesarPereiraGuedes_tcc.pdf0c36729397f623e62aa461771f02558cMD5110483/262012020-12-18 20:47:09.297oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-12-18T22:47:09Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comer ou “instagramear”? Um estudo sobre a fotografia de comida no Instagram
title Comer ou “instagramear”? Um estudo sobre a fotografia de comida no Instagram
spellingShingle Comer ou “instagramear”? Um estudo sobre a fotografia de comida no Instagram
Guedes, Wilker César Pereira
Instagram (Rede social on-line)
Redes sociais on-line
Fotografia digital
Alimentação
Imagem fotográfica
title_short Comer ou “instagramear”? Um estudo sobre a fotografia de comida no Instagram
title_full Comer ou “instagramear”? Um estudo sobre a fotografia de comida no Instagram
title_fullStr Comer ou “instagramear”? Um estudo sobre a fotografia de comida no Instagram
title_full_unstemmed Comer ou “instagramear”? Um estudo sobre a fotografia de comida no Instagram
title_sort Comer ou “instagramear”? Um estudo sobre a fotografia de comida no Instagram
author Guedes, Wilker César Pereira
author_facet Guedes, Wilker César Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes, Wilker César Pereira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Fabíola Orlando Calazans
contributor_str_mv Machado, Fabíola Orlando Calazans
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Instagram (Rede social on-line)
Redes sociais on-line
Fotografia digital
Alimentação
Imagem fotográfica
topic Instagram (Rede social on-line)
Redes sociais on-line
Fotografia digital
Alimentação
Imagem fotográfica
description Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, Projeto final em Publicidade e Propaganda, 2018.
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018-06-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-18T22:47:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-18T22:47:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GUEDES, Wilker César Pereira. Comer ou “instagramear”? Um estudo sobre a fotografia de comida no Instagram. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/26201
identifier_str_mv GUEDES, Wilker César Pereira. Comer ou “instagramear”? Um estudo sobre a fotografia de comida no Instagram. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/26201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26201/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26201/1/2018_WilkerCesarPereiraGuedes_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
0c36729397f623e62aa461771f02558c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493136567959552