Lei de cotas : idas e vindas do debate sobre o acesso ao ensino superior : um estudo de caso da UnB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Blackman, Ana Elisa de Carli
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/12873
Resumo: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
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spelling Blackman, Ana Elisa de CarliBernardino-Costa, JoazeBLACKMAN, Ana Elisa de Carli. Lei de cotas: idas e vindas do debate sobre o acesso ao ensino superior: um estudo de caso da UnB. 2014. 63 f., il. Monografia (Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://bdm.unb.br/handle/10483/12873Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.O estudo em questão faz uma análise da Lei n. 12.711, de 29 de agosto de 2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências, e o seu impacto no modelo de ação afirmativa adotado pela Universidade de Brasília (UnB). Desse modo, a estudo procurou situar como se deu o processo de conciliação entre a legislação federal, que obriga todas as instituições de ensino superior (IES) a adotarem sistema de seleção de candidatos pelo critério de escola pública, e o modelo vigente na UnB, pautado nas cotas para negros, em pleno período de revisão da própria política no interior da instituição. O método de pesquisa qualitativo foi empregado na análise do objeto com base na pesquisa bibliográfica sobre o assunto e pesquisa documental. O enfoque temporal da análise abarcou o período de promulgação da Lei n. 12.711/ 2012 até o primeiro semestre de 2014, quando houve a mudança no modelo da política de ação afirmativa da UnB. A hipótese de investigação baseou-se na afirmativa de que a Lei de Cotas representou um avanço ao produzir mudanças importantes no contexto das formas de ingresso de grupos historicamente excluídos do ensino superior no Brasil.Submitted by Aline Almeida (alinealmeida@bce.unb.br) on 2016-04-13T15:20:02Z No. of bitstreams: 1 2014_AnaElisadeCarliBlackman.pdf: 757687 bytes, checksum: e3ba54d734f071a46e36481b36fc193d (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2016-04-13T15:50:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_AnaElisadeCarliBlackman.pdf: 757687 bytes, checksum: e3ba54d734f071a46e36481b36fc193d (MD5)Made available in DSpace on 2016-04-13T15:50:18Z (GMT). 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