Análise do comprometimento organizacional na administração central dos Correios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/1185 http://dx.doi.org/10.26512/2009.12.TCC.1185 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009. |
id |
UNB-2_99850006a3b0d3836c349e5dea4db6d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/1185 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Camargo, Natalia FernandesGuimarães, Tomás de AquinoCAMARGO, Natalia Fernandes. Análise do comprometimento organizacional na administração central dos Correios. 2009. 49 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://bdm.unb.br/handle/10483/1185http://dx.doi.org/10.26512/2009.12.TCC.1185Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009.As empresas do século XXI atuam em ambientes competitivos e necessitam adotar ações proativas visando aumentar os respectivos níveis de competitividade. Nessa linha, a adoção de políticas de gestão de pessoas que impulsionem o desempenho dos empregados e aumentem o nível de comprometimento com a organização, fazem parte do contexto de suporte à competitividade. A análise do nível de comprometimento de funcionários, portanto, representa etapa fundamental para as práticas de gestão de pessoas. Nesse cenário, o objetivo do presente trabalho é analisar o enfoque de comprometimento organizacional percebido por funcionários da Administração Central dos Correios e as relações existentes entre o grau de comprometimento e dados demográficos dos colaboradores. Desta forma foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo, do tipo quantitativa, que por meio de um questionário desenvolvido por Meyer e Allen (1991) possibilitou atingir os objetivos da pesquisa. O referencial teórico explorou os principais conceitos e tipologias relacionados com o tema pesquisado, sendo que comprometimento organizacional é definido, para os efeitos deste trabalho, como um vínculo de natureza afetiva, normativa ou calculativa estabelecido entre o indivíduo e a organização. Os dados foram coletados junto a funcionários da Administração Central dos Correios, em Brasília – DF. O questionário utilizado englobou os três enfoques de comprometimento estudado, a partir de uma escala do tipo Likert de concordância (1=discordo totalmente até 5=concordo totalmente); bem como questões sócio-demográficas. Esse questionário foi distribuído pessoalmente e por intermédio da Intranet da empresa. A amostra atendeu a proporção mínima indicada por Richardson, 310 funcionários, e caracteriza-se como amostra por acessibilidade. Os dados foram analisados com o auxílio do software SPSS versão 13, mediante técnicas estatísticas descritivas (média, moda, desvio padrão) e inferenciais (Teste- T). Os resultados revelaram o comprometimento afetivo como o predominante na empresa. A pesquisa, também, identificou uma significativa diferença da percepção do comprometimento nos quesitos sexo, idade, tempo de serviço e função ocupada. A pesquisa realizada pode contribuir para outros estudos sobre comprometimento organizacional, principalmente no que se refere à relação entre as políticas de gestão de pessoas e o comprometimento.Submitted by Fernanda Weschenfelder (nandaweschenfelder@gmail.com) on 2010-10-22T18:56:33Z No. of bitstreams: 1 2009_NataliaFernandesCamargo.pdf: 578545 bytes, checksum: eae66d256bd7733646c9ecc8c244972c (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2010-10-29T15:39:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2009_NataliaFernandesCamargo.pdf: 578545 bytes, checksum: eae66d256bd7733646c9ecc8c244972c (MD5)Made available in DSpace on 2010-10-29T15:39:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009_NataliaFernandesCamargo.pdf: 578545 bytes, checksum: eae66d256bd7733646c9ecc8c244972c (MD5)Administração de pessoalComprometimento organizacionalComportamento organizacionalAnálise do comprometimento organizacional na administração central dos Correiosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2010-10-29T15:39:19Z2010-10-29T15:39:19Z2010-10-29T15:39:19Z2009-12-10info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2009_NataliaFernandesCamargo.pdf2009_NataliaFernandesCamargo.pdfapplication/pdf578545http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1185/1/2009_NataliaFernandesCamargo.pdfeae66d256bd7733646c9ecc8c244972cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1871http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1185/2/license.txt58bc10c2cec139286c6e2b25377cf8a8MD52TEXT2009_NataliaFernandesCamargo.pdf.txt2009_NataliaFernandesCamargo.pdf.txttext/plain72241http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1185/3/2009_NataliaFernandesCamargo.pdf.txt496c15af06340cb6f3d090c1d56b3327MD5310483/11852021-06-18 09:39:32.016oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-06-18T12:39:32Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Análise do comprometimento organizacional na administração central dos Correios |
title |
Análise do comprometimento organizacional na administração central dos Correios |
spellingShingle |
Análise do comprometimento organizacional na administração central dos Correios Camargo, Natalia Fernandes Administração de pessoal Comprometimento organizacional Comportamento organizacional |
title_short |
Análise do comprometimento organizacional na administração central dos Correios |
title_full |
Análise do comprometimento organizacional na administração central dos Correios |
title_fullStr |
Análise do comprometimento organizacional na administração central dos Correios |
title_full_unstemmed |
Análise do comprometimento organizacional na administração central dos Correios |
title_sort |
Análise do comprometimento organizacional na administração central dos Correios |
author |
Camargo, Natalia Fernandes |
author_facet |
Camargo, Natalia Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camargo, Natalia Fernandes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Guimarães, Tomás de Aquino |
contributor_str_mv |
Guimarães, Tomás de Aquino |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Administração de pessoal Comprometimento organizacional Comportamento organizacional |
topic |
Administração de pessoal Comprometimento organizacional Comportamento organizacional |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009. |
publishDate |
2009 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2009-12-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-10-29T15:39:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-10-29T15:39:19Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-10-29T15:39:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CAMARGO, Natalia Fernandes. Análise do comprometimento organizacional na administração central dos Correios. 2009. 49 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/1185 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.26512/2009.12.TCC.1185 |
identifier_str_mv |
CAMARGO, Natalia Fernandes. Análise do comprometimento organizacional na administração central dos Correios. 2009. 49 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/1185 http://dx.doi.org/10.26512/2009.12.TCC.1185 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1185/1/2009_NataliaFernandesCamargo.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1185/2/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1185/3/2009_NataliaFernandesCamargo.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
eae66d256bd7733646c9ecc8c244972c 58bc10c2cec139286c6e2b25377cf8a8 496c15af06340cb6f3d090c1d56b3327 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907712605421568 |