Análise do comprometimento organizacional na administração central dos Correios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Natalia Fernandes
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/1185
http://dx.doi.org/10.26512/2009.12.TCC.1185
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009.
id UNB-2_99850006a3b0d3836c349e5dea4db6d3
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/1185
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Camargo, Natalia FernandesGuimarães, Tomás de AquinoCAMARGO, Natalia Fernandes. Análise do comprometimento organizacional na administração central dos Correios. 2009. 49 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://bdm.unb.br/handle/10483/1185http://dx.doi.org/10.26512/2009.12.TCC.1185Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009.As empresas do século XXI atuam em ambientes competitivos e necessitam adotar ações proativas visando aumentar os respectivos níveis de competitividade. Nessa linha, a adoção de políticas de gestão de pessoas que impulsionem o desempenho dos empregados e aumentem o nível de comprometimento com a organização, fazem parte do contexto de suporte à competitividade. A análise do nível de comprometimento de funcionários, portanto, representa etapa fundamental para as práticas de gestão de pessoas. Nesse cenário, o objetivo do presente trabalho é analisar o enfoque de comprometimento organizacional percebido por funcionários da Administração Central dos Correios e as relações existentes entre o grau de comprometimento e dados demográficos dos colaboradores. Desta forma foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo, do tipo quantitativa, que por meio de um questionário desenvolvido por Meyer e Allen (1991) possibilitou atingir os objetivos da pesquisa. O referencial teórico explorou os principais conceitos e tipologias relacionados com o tema pesquisado, sendo que comprometimento organizacional é definido, para os efeitos deste trabalho, como um vínculo de natureza afetiva, normativa ou calculativa estabelecido entre o indivíduo e a organização. Os dados foram coletados junto a funcionários da Administração Central dos Correios, em Brasília – DF. O questionário utilizado englobou os três enfoques de comprometimento estudado, a partir de uma escala do tipo Likert de concordância (1=discordo totalmente até 5=concordo totalmente); bem como questões sócio-demográficas. Esse questionário foi distribuído pessoalmente e por intermédio da Intranet da empresa. A amostra atendeu a proporção mínima indicada por Richardson, 310 funcionários, e caracteriza-se como amostra por acessibilidade. Os dados foram analisados com o auxílio do software SPSS versão 13, mediante técnicas estatísticas descritivas (média, moda, desvio padrão) e inferenciais (Teste- T). Os resultados revelaram o comprometimento afetivo como o predominante na empresa. A pesquisa, também, identificou uma significativa diferença da percepção do comprometimento nos quesitos sexo, idade, tempo de serviço e função ocupada. A pesquisa realizada pode contribuir para outros estudos sobre comprometimento organizacional, principalmente no que se refere à relação entre as políticas de gestão de pessoas e o comprometimento.Submitted by Fernanda Weschenfelder (nandaweschenfelder@gmail.com) on 2010-10-22T18:56:33Z No. of bitstreams: 1 2009_NataliaFernandesCamargo.pdf: 578545 bytes, checksum: eae66d256bd7733646c9ecc8c244972c (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2010-10-29T15:39:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2009_NataliaFernandesCamargo.pdf: 578545 bytes, checksum: eae66d256bd7733646c9ecc8c244972c (MD5)Made available in DSpace on 2010-10-29T15:39:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009_NataliaFernandesCamargo.pdf: 578545 bytes, checksum: eae66d256bd7733646c9ecc8c244972c (MD5)Administração de pessoalComprometimento organizacionalComportamento organizacionalAnálise do comprometimento organizacional na administração central dos Correiosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2010-10-29T15:39:19Z2010-10-29T15:39:19Z2010-10-29T15:39:19Z2009-12-10info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2009_NataliaFernandesCamargo.pdf2009_NataliaFernandesCamargo.pdfapplication/pdf578545http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1185/1/2009_NataliaFernandesCamargo.pdfeae66d256bd7733646c9ecc8c244972cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1871http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1185/2/license.txt58bc10c2cec139286c6e2b25377cf8a8MD52TEXT2009_NataliaFernandesCamargo.pdf.txt2009_NataliaFernandesCamargo.pdf.txttext/plain72241http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1185/3/2009_NataliaFernandesCamargo.pdf.txt496c15af06340cb6f3d090c1d56b3327MD5310483/11852021-06-18 09:39:32.016oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-06-18T12:39:32Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Análise do comprometimento organizacional na administração central dos Correios
title Análise do comprometimento organizacional na administração central dos Correios
spellingShingle Análise do comprometimento organizacional na administração central dos Correios
Camargo, Natalia Fernandes
Administração de pessoal
Comprometimento organizacional
Comportamento organizacional
title_short Análise do comprometimento organizacional na administração central dos Correios
title_full Análise do comprometimento organizacional na administração central dos Correios
title_fullStr Análise do comprometimento organizacional na administração central dos Correios
title_full_unstemmed Análise do comprometimento organizacional na administração central dos Correios
title_sort Análise do comprometimento organizacional na administração central dos Correios
author Camargo, Natalia Fernandes
author_facet Camargo, Natalia Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Natalia Fernandes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guimarães, Tomás de Aquino
contributor_str_mv Guimarães, Tomás de Aquino
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Administração de pessoal
Comprometimento organizacional
Comportamento organizacional
topic Administração de pessoal
Comprometimento organizacional
Comportamento organizacional
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009.
publishDate 2009
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2009-12-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-10-29T15:39:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2010-10-29T15:39:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-10-29T15:39:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CAMARGO, Natalia Fernandes. Análise do comprometimento organizacional na administração central dos Correios. 2009. 49 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/1185
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.26512/2009.12.TCC.1185
identifier_str_mv CAMARGO, Natalia Fernandes. Análise do comprometimento organizacional na administração central dos Correios. 2009. 49 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/1185
http://dx.doi.org/10.26512/2009.12.TCC.1185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1185/1/2009_NataliaFernandesCamargo.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1185/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1185/3/2009_NataliaFernandesCamargo.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv eae66d256bd7733646c9ecc8c244972c
58bc10c2cec139286c6e2b25377cf8a8
496c15af06340cb6f3d090c1d56b3327
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907712605421568