Segmentação de mercado nas unidades federativas brasileiras : uma análise exploratória baseada em crenças sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/4309 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012. |
id |
UNB-2_9ac5b4bf5fdc78c773cc04706207250c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/4309 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Ferreira, Mayko ViniciusAlfinito, SolangeFERREIRA, Mayko Vinicius. Segmentação de mercado nas unidades federativas brasileiras: uma análise exploratória baseada em crenças sociais. 2012. 51 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://bdm.unb.br/handle/10483/4309Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.Este trabalho é uma pesquisa aplicada que tem como objetivo identificar evidências de diferenças pelos valores humanos e axiomas sociais que justifiquem uma segmentação de mercado no Brasil por unidades federativas. Segmentação de mercado compreende inovação de produtos, preços e escolhas de canais de distribuição com uma oferta maior de produtos e serviços disponíveis à sociedade. O número de clientes com diferentes motivações e necessidades aumentam, criando um cenário ideal para o uso da segmentação de mercado. Os dados foram coletados por questionários eletrônicos enviados às diversas Instituições de Ensino Superior do Brasil, resultando em uma amostra de 3.327 universitários das 27 unidades federativas brasileiras. Com a utilização de testes não-paramétricos e posthoc (Tukey, Tamhane e Games-Howell), concluiu-se que os valores humanos não são significativos na segmentação de mercado, contudo os axiomas sociais (ceticismo social, recompensa por empenho, complexidade social, religiosidade e controle do destino) apresentaram significância, sugerindo a utilização do construto na segmentação de mercado por UF além de serem dados promissores para futuros estudos.Submitted by Jaqueline Ferreira de Souza (jaquefs.braz@gmail.com) on 2013-01-07T12:07:45Z No. of bitstreams: 1 2012_MaykoViniciusFerreira.pdf: 2235514 bytes, checksum: 224df28fb0f1821dc853d25fd6983e09 (MD5)Approved for entry into archive by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2013-01-10T20:22:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2012_MaykoViniciusFerreira.pdf: 2235514 bytes, checksum: 224df28fb0f1821dc853d25fd6983e09 (MD5)Made available in DSpace on 2013-01-10T20:22:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012_MaykoViniciusFerreira.pdf: 2235514 bytes, checksum: 224df28fb0f1821dc853d25fd6983e09 (MD5)Valores humanosSegmentação de mercadoComportamento do consumidorSegmentação de mercado nas unidades federativas brasileiras : uma análise exploratória baseada em crenças sociaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2013-01-10T20:22:17Z2013-01-10T20:22:17Z2013-01-10T20:22:17Z2012-09-19info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4309/2/license_url7f64630c1606d5367bf6ead08376a066MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4309/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21658http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4309/4/license_rdf01bdef39dd2201d7d3514cfb6f65ed5dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1863http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4309/5/license.txt8ba583d9e20d3ad6ac57a7b0305c9366MD55ORIGINAL2012_MaykoViniciusFerreira.pdf2012_MaykoViniciusFerreira.pdfapplication/pdf2235514http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4309/1/2012_MaykoViniciusFerreira.pdf224df28fb0f1821dc853d25fd6983e09MD5110483/43092013-01-10 18:22:17.477oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712013-01-10T20:22:17Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Segmentação de mercado nas unidades federativas brasileiras : uma análise exploratória baseada em crenças sociais |
title |
Segmentação de mercado nas unidades federativas brasileiras : uma análise exploratória baseada em crenças sociais |
spellingShingle |
Segmentação de mercado nas unidades federativas brasileiras : uma análise exploratória baseada em crenças sociais Ferreira, Mayko Vinicius Valores humanos Segmentação de mercado Comportamento do consumidor |
title_short |
Segmentação de mercado nas unidades federativas brasileiras : uma análise exploratória baseada em crenças sociais |
title_full |
Segmentação de mercado nas unidades federativas brasileiras : uma análise exploratória baseada em crenças sociais |
title_fullStr |
Segmentação de mercado nas unidades federativas brasileiras : uma análise exploratória baseada em crenças sociais |
title_full_unstemmed |
Segmentação de mercado nas unidades federativas brasileiras : uma análise exploratória baseada em crenças sociais |
title_sort |
Segmentação de mercado nas unidades federativas brasileiras : uma análise exploratória baseada em crenças sociais |
author |
Ferreira, Mayko Vinicius |
author_facet |
Ferreira, Mayko Vinicius |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Mayko Vinicius |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alfinito, Solange |
contributor_str_mv |
Alfinito, Solange |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Valores humanos Segmentação de mercado Comportamento do consumidor |
topic |
Valores humanos Segmentação de mercado Comportamento do consumidor |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012. |
publishDate |
2012 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2012-09-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-01-10T20:22:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-01-10T20:22:17Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-01-10T20:22:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FERREIRA, Mayko Vinicius. Segmentação de mercado nas unidades federativas brasileiras: uma análise exploratória baseada em crenças sociais. 2012. 51 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/4309 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, Mayko Vinicius. Segmentação de mercado nas unidades federativas brasileiras: uma análise exploratória baseada em crenças sociais. 2012. 51 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/4309 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4309/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4309/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4309/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4309/5/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4309/1/2012_MaykoViniciusFerreira.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7f64630c1606d5367bf6ead08376a066 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 01bdef39dd2201d7d3514cfb6f65ed5d 8ba583d9e20d3ad6ac57a7b0305c9366 224df28fb0f1821dc853d25fd6983e09 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907771158953984 |