Segmentação de mercado nas unidades federativas brasileiras : uma análise exploratória baseada em crenças sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Mayko Vinicius
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/4309
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.
id UNB-2_9ac5b4bf5fdc78c773cc04706207250c
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/4309
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Ferreira, Mayko ViniciusAlfinito, SolangeFERREIRA, Mayko Vinicius. Segmentação de mercado nas unidades federativas brasileiras: uma análise exploratória baseada em crenças sociais. 2012. 51 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://bdm.unb.br/handle/10483/4309Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.Este trabalho é uma pesquisa aplicada que tem como objetivo identificar evidências de diferenças pelos valores humanos e axiomas sociais que justifiquem uma segmentação de mercado no Brasil por unidades federativas. Segmentação de mercado compreende inovação de produtos, preços e escolhas de canais de distribuição com uma oferta maior de produtos e serviços disponíveis à sociedade. O número de clientes com diferentes motivações e necessidades aumentam, criando um cenário ideal para o uso da segmentação de mercado. Os dados foram coletados por questionários eletrônicos enviados às diversas Instituições de Ensino Superior do Brasil, resultando em uma amostra de 3.327 universitários das 27 unidades federativas brasileiras. Com a utilização de testes não-paramétricos e posthoc (Tukey, Tamhane e Games-Howell), concluiu-se que os valores humanos não são significativos na segmentação de mercado, contudo os axiomas sociais (ceticismo social, recompensa por empenho, complexidade social, religiosidade e controle do destino) apresentaram significância, sugerindo a utilização do construto na segmentação de mercado por UF além de serem dados promissores para futuros estudos.Submitted by Jaqueline Ferreira de Souza (jaquefs.braz@gmail.com) on 2013-01-07T12:07:45Z No. of bitstreams: 1 2012_MaykoViniciusFerreira.pdf: 2235514 bytes, checksum: 224df28fb0f1821dc853d25fd6983e09 (MD5)Approved for entry into archive by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2013-01-10T20:22:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2012_MaykoViniciusFerreira.pdf: 2235514 bytes, checksum: 224df28fb0f1821dc853d25fd6983e09 (MD5)Made available in DSpace on 2013-01-10T20:22:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012_MaykoViniciusFerreira.pdf: 2235514 bytes, checksum: 224df28fb0f1821dc853d25fd6983e09 (MD5)Valores humanosSegmentação de mercadoComportamento do consumidorSegmentação de mercado nas unidades federativas brasileiras : uma análise exploratória baseada em crenças sociaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2013-01-10T20:22:17Z2013-01-10T20:22:17Z2013-01-10T20:22:17Z2012-09-19info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4309/2/license_url7f64630c1606d5367bf6ead08376a066MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4309/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21658http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4309/4/license_rdf01bdef39dd2201d7d3514cfb6f65ed5dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1863http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4309/5/license.txt8ba583d9e20d3ad6ac57a7b0305c9366MD55ORIGINAL2012_MaykoViniciusFerreira.pdf2012_MaykoViniciusFerreira.pdfapplication/pdf2235514http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4309/1/2012_MaykoViniciusFerreira.pdf224df28fb0f1821dc853d25fd6983e09MD5110483/43092013-01-10 18:22:17.477oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712013-01-10T20:22:17Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Segmentação de mercado nas unidades federativas brasileiras : uma análise exploratória baseada em crenças sociais
title Segmentação de mercado nas unidades federativas brasileiras : uma análise exploratória baseada em crenças sociais
spellingShingle Segmentação de mercado nas unidades federativas brasileiras : uma análise exploratória baseada em crenças sociais
Ferreira, Mayko Vinicius
Valores humanos
Segmentação de mercado
Comportamento do consumidor
title_short Segmentação de mercado nas unidades federativas brasileiras : uma análise exploratória baseada em crenças sociais
title_full Segmentação de mercado nas unidades federativas brasileiras : uma análise exploratória baseada em crenças sociais
title_fullStr Segmentação de mercado nas unidades federativas brasileiras : uma análise exploratória baseada em crenças sociais
title_full_unstemmed Segmentação de mercado nas unidades federativas brasileiras : uma análise exploratória baseada em crenças sociais
title_sort Segmentação de mercado nas unidades federativas brasileiras : uma análise exploratória baseada em crenças sociais
author Ferreira, Mayko Vinicius
author_facet Ferreira, Mayko Vinicius
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Mayko Vinicius
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alfinito, Solange
contributor_str_mv Alfinito, Solange
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Valores humanos
Segmentação de mercado
Comportamento do consumidor
topic Valores humanos
Segmentação de mercado
Comportamento do consumidor
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.
publishDate 2012
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2012-09-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-01-10T20:22:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-01-10T20:22:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-01-10T20:22:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERREIRA, Mayko Vinicius. Segmentação de mercado nas unidades federativas brasileiras: uma análise exploratória baseada em crenças sociais. 2012. 51 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/4309
identifier_str_mv FERREIRA, Mayko Vinicius. Segmentação de mercado nas unidades federativas brasileiras: uma análise exploratória baseada em crenças sociais. 2012. 51 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/4309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4309/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4309/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4309/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4309/5/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4309/1/2012_MaykoViniciusFerreira.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7f64630c1606d5367bf6ead08376a066
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
01bdef39dd2201d7d3514cfb6f65ed5d
8ba583d9e20d3ad6ac57a7b0305c9366
224df28fb0f1821dc853d25fd6983e09
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907771158953984