O impacto das tecnologias no custo operacional dos aeroportos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, André Luis Marques de
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Sales, Antonio Erivaldo, Pereira, Francisco Jose Marcelo
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/1608
http://dx.doi.org/10.26512/2007.03.TCC.1608
Resumo: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2007.
id UNB-2_a0fb20f84f1647071127394580dd07d8
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/1608
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Barros, André Luis Marques deSales, Antonio ErivaldoPereira, Francisco Jose MarceloSilva, Adyr daBARROS, André Luis Marques de; SALES, Antonio Erivaldo; PEREIRA, Francisco Jose Marcelo. O impacto das tecnologias no custo operacional dos aeroportos. 2007. 93 f. Monografia (Especialização em Gestão da Aviação Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.http://bdm.unb.br/handle/10483/1608http://dx.doi.org/10.26512/2007.03.TCC.1608Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2007.Em 1976 com a inauguração do Aeroporto Internacional de Manaus e logo em seguida com o do Rio de Janeiro o Brasil inicia o processo de revitalização de seus aeroportos, e a arquitetura dos terminais de passageiros passa a ter um grande significado passando a trazer consigo todo o simbolismo que caracterizam os aeroportos como grandes portais de acesso as cidades brasileiras. Paralelamente verifica-se uma grande elevação dos custos operacionais dos aeroportos, devido ao aumento do nível de conforto e segurança oferecido aos usuários, e em uma breve avaliação dos aeroportos da malha INFRAERO recentemente reformados observa-se que em alguns deles existe defasagem entre receita e custos operacionais. A intenção desta pesquisa é avaliar as informações sobre custos dos aeroportos da INFRAERO, sob uma nova abordagem, utilizando indicadores; aprofundar os conhecimentos existentes sobre os aspectos de arquitetura e tecnologias que impactam os custos operacionais dos aeroportos; fazer uma revisão bibliográfica sobre o tema; e fornecer subsídios para realimentar os processos de planejamento, projeto, construção e gestão dos aeroportos brasileiros.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2011-03-22T20:40:08Z No. of bitstreams: 1 2007_AndréBarros_AntonioErivaldoSales_FranciscoPereira.pdf: 460421 bytes, checksum: da99aac7b7c45049538aff4709e9c561 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2011-03-23T11:20:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2007_AndréBarros_AntonioErivaldoSales_FranciscoPereira.pdf: 460421 bytes, checksum: da99aac7b7c45049538aff4709e9c561 (MD5)Made available in DSpace on 2011-03-23T11:20:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007_AndréBarros_AntonioErivaldoSales_FranciscoPereira.pdf: 460421 bytes, checksum: da99aac7b7c45049538aff4709e9c561 (MD5)In 1976, after Manaus International Airport inauguration and afterwards the Rio de Janeiro´s one, Brazil begins the revitalization process of its airports and the passengers terminals architecture starts to have a great meaning, bringing with it all the symbolism which characterize the airports as a great entranceway to Brazilian cities. At the same time, a great rise in airports operational costs are verified due to the improvement of the comfort and security levels offered to users. In addition, in a brief evaluation of the recently remodelled airports under Infraero responsibility, an imbalance among income and operational costs is observed in some of them. The purpose of this research is to evaluate informations about Infraero´s airports costs, under a new interpretation, using pointers and making deeper the existing knowledge about architecture and tecnologies features which have an effect upon airports operational costs, providing informations, by a bibliographical revision about the subject matter, to improve the Brazilian airports` planning, project, construction and management processes.Infraestrutura aeroportuáriaAeroportosO impacto das tecnologias no custo operacional dos aeroportosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2011-03-23T11:20:12Z2011-03-23T11:20:12Z2011-03-23T11:20:12Z2007-03-29info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1848http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1608/2/license.txtafb4239219c4da192e5ae21f0fd9902cMD52TEXT2007_AndréBarros_AntonioErivaldoSales_FranciscoPereira.pdf.txt2007_AndréBarros_AntonioErivaldoSales_FranciscoPereira.pdf.txttext/plain173757http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1608/3/2007_Andr%C3%A9Barros_AntonioErivaldoSales_FranciscoPereira.pdf.txtcdc700329ad00f07f6afc2d54e911dc2MD53ORIGINAL2007_AndréBarros_AntonioErivaldoSales_FranciscoPereira.pdf2007_AndréBarros_AntonioErivaldoSales_FranciscoPereira.pdfapplication/pdf460421http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1608/1/2007_Andr%C3%A9Barros_AntonioErivaldoSales_FranciscoPereira.pdfda99aac7b7c45049538aff4709e9c561MD5110483/16082021-05-25 20:54:43.099oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-05-25T23:54:43Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv O impacto das tecnologias no custo operacional dos aeroportos
title O impacto das tecnologias no custo operacional dos aeroportos
spellingShingle O impacto das tecnologias no custo operacional dos aeroportos
Barros, André Luis Marques de
Infraestrutura aeroportuária
Aeroportos
title_short O impacto das tecnologias no custo operacional dos aeroportos
title_full O impacto das tecnologias no custo operacional dos aeroportos
title_fullStr O impacto das tecnologias no custo operacional dos aeroportos
title_full_unstemmed O impacto das tecnologias no custo operacional dos aeroportos
title_sort O impacto das tecnologias no custo operacional dos aeroportos
author Barros, André Luis Marques de
author_facet Barros, André Luis Marques de
Sales, Antonio Erivaldo
Pereira, Francisco Jose Marcelo
author_role author
author2 Sales, Antonio Erivaldo
Pereira, Francisco Jose Marcelo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, André Luis Marques de
Sales, Antonio Erivaldo
Pereira, Francisco Jose Marcelo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Adyr da
contributor_str_mv Silva, Adyr da
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Infraestrutura aeroportuária
Aeroportos
topic Infraestrutura aeroportuária
Aeroportos
description Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2007.
publishDate 2007
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2007-03-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-03-23T11:20:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2011-03-23T11:20:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-03-23T11:20:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARROS, André Luis Marques de; SALES, Antonio Erivaldo; PEREIRA, Francisco Jose Marcelo. O impacto das tecnologias no custo operacional dos aeroportos. 2007. 93 f. Monografia (Especialização em Gestão da Aviação Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/1608
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.26512/2007.03.TCC.1608
identifier_str_mv BARROS, André Luis Marques de; SALES, Antonio Erivaldo; PEREIRA, Francisco Jose Marcelo. O impacto das tecnologias no custo operacional dos aeroportos. 2007. 93 f. Monografia (Especialização em Gestão da Aviação Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/1608
http://dx.doi.org/10.26512/2007.03.TCC.1608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1608/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1608/3/2007_Andr%C3%A9Barros_AntonioErivaldoSales_FranciscoPereira.pdf.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1608/1/2007_Andr%C3%A9Barros_AntonioErivaldoSales_FranciscoPereira.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv afb4239219c4da192e5ae21f0fd9902c
cdc700329ad00f07f6afc2d54e911dc2
da99aac7b7c45049538aff4709e9c561
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907739037925376