Aeroportos turísticos : critérios para localização econômica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Leonardo Lúcio
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Barros, Mônica Pereira
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/1581
http://dx.doi.org/10.26512/2007.03.TCC.1581
Resumo: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2007.
id UNB-2_c08905820a938ed2441ea76f4847703e
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/1581
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Esteves, Leonardo LúcioBarros, Mônica PereiraSant'Anna, José AlexESTEVES, Leonardo Lúcio; BARROS, Mônica Pereira. Aeroportos turísticos: critérios para localização econômica. 2007. 129 f. Monografia (Especialização em Gestão da Aviação Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.http://bdm.unb.br/handle/10483/1581http://dx.doi.org/10.26512/2007.03.TCC.1581Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2007.O turismo é responsável por cerca de 5% do PIB no Brasil e possui grande potencial de crescimento. Como forma de incentivar o desenvolvimento do turismo local, tem-se verificado uma crescente competição entre regiões para atração de investimentos em infra-estrutura aeroportuária. A falta de critérios formalmente reconhecidos para definição da localização de um aeroporto para atendimento à demanda turística tem contribuído para que as decisões sobre esse assunto sejam freqüentemente determinadas por motivos políticos. Este trabalho procura contribuir para o estudo de critérios para localização de aeroportos turísticos. Inicialmente, foram pesquisados os fatores usualmente considerados na escolha de sítios aeroportuários, com o objetivo de identificar aqueles mais relevantes para a localização de aeroportos destinados a atender à demanda turística. O segmento de mercado considerado no âmbito deste trabalho foi o turista de lazer internacional. Em especial, as pesquisas foram concentradas nos fatores relacionados à acessibilidade e à distância do aeroporto em relação ao centro de demanda. Foram identificados os principais atributos que influenciam a decisão dos passageiros em suas escolhas relacionadas ao acesso a aeroportos. Identificou-se ainda de que forma os diversos segmentos de mercado reagem a cada um dos atributos de escolha. Com base nessas informações, foi realizada uma pesquisa de preferência declarada, com o objetivo de identificar o tempo máximo que os passageiros estariam dispostos a despender desde o aeroporto até o seu destino final em uma viagem de superfície. A pesquisa foi realizada com 45 turistas internacionais no Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães/Salvador. O formulário de pesquisa foi concebido como um experimento de escolha em que as opções dos entrevistados eram explicitadas num processo de escolha simples. Os atributos considerados na pesquisa foram: conforto; tempo de estadia; e tempo e custo da viagem de superfície. Com base nos resultados das pesquisas, foi possível definir um valor de tempo máximo de viagem de superfície admissível para os turistas internacionais. Desse modo, foi possível ainda estimar a área de polarização dos aeroportos internacionais no Estado da Bahia e na Região Nordeste e realizar uma análise sobre a localização desses aeroportos.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2011-03-14T23:17:51Z No. of bitstreams: 1 2007_LeonardoEsteves_MonicaBarros.pdf: 2501077 bytes, checksum: 96de9f62718bd73624be1a15b2cefd66 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2011-03-15T11:55:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2007_LeonardoEsteves_MonicaBarros.pdf: 2501077 bytes, checksum: 96de9f62718bd73624be1a15b2cefd66 (MD5)Made available in DSpace on 2011-03-15T11:55:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007_LeonardoEsteves_MonicaBarros.pdf: 2501077 bytes, checksum: 96de9f62718bd73624be1a15b2cefd66 (MD5)Tourism is responsible for about 5% of Brazilian GNP and there is still possibility of expansion. As a manner to encourage local tourism development, it is observed a rising competition between regions to promote investments in airport infrastructure. The lack of formally recognized standards for the definition for the placement of an airport to attend tourist demand has contributed for the political decisions upon this subject. This monograph aims to contribute for the establishment of standards to determine the localization of tourist airports. Initially, it was raised the factors usually taken in consideration for choosing the localization of airfields, with the scope to identify the most relevant ones for airports designated to attend tourist demand. The market’s segment considered in the sphere of this monograph was foreign tourism for leisure. The researches were specially concentrated in factors related to the accessibility and distance from the airport to the demanding centre. It was branded the main attributes which have influence on passengers decisions upon choices relate to access to airports. It was identified, additionally, in which way the miscellaneous market’s sectors react to each one of the selection factors. Based on these information, it was launched a stated preference survey, intending to identify for how long passengers would be disposed to spend in the translocation from the airport to their final destinations in land tours. The survey was carried out with 45 foreign tourists at the International Airport “Deputado Luís Eduardo Magalhães” located in the city of Salvador – Bahia – Brazil. The research form was conceived as an experiment in which the answering options presented for the interviewed ones were expressed in a simple selection process. The attributes taken in consideration were: comfort, period of stay and time and costs involved with the land translocation. Based on the results of the survey, it was possible to define how long foreign tourists would be available to spend during the land translocation. In view of that, it was permitted to estimate the polarization area of international airports in the State of Bahia and in the Northeastern region, as well as to accomplish an analysis about the location of these airports.AeroportosTurismoInfraestrutura aeroportuáriaAeroportos turísticos : critérios para localização econômicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2011-03-15T11:55:42Z2011-03-15T11:55:42Z2011-03-15T11:55:42Z2007-03-29info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2007_LeonardoEsteves_MonicaBarros.pdf2007_LeonardoEsteves_MonicaBarros.pdfapplication/pdf2501077http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1581/1/2007_LeonardoEsteves_MonicaBarros.pdf96de9f62718bd73624be1a15b2cefd66MD51TEXT2007_LeonardoEsteves_MonicaBarros.pdf.txt2007_LeonardoEsteves_MonicaBarros.pdf.txttext/plain227039http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1581/3/2007_LeonardoEsteves_MonicaBarros.pdf.txt62d27730c5f0d0f688d3e5e338efbb15MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1848http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1581/2/license.txt660ba72a32950e5fe9e270ae1ae5ba64MD5210483/15812021-05-25 21:03:59.813oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-05-26T00:03:59Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Aeroportos turísticos : critérios para localização econômica
title Aeroportos turísticos : critérios para localização econômica
spellingShingle Aeroportos turísticos : critérios para localização econômica
Esteves, Leonardo Lúcio
Aeroportos
Turismo
Infraestrutura aeroportuária
title_short Aeroportos turísticos : critérios para localização econômica
title_full Aeroportos turísticos : critérios para localização econômica
title_fullStr Aeroportos turísticos : critérios para localização econômica
title_full_unstemmed Aeroportos turísticos : critérios para localização econômica
title_sort Aeroportos turísticos : critérios para localização econômica
author Esteves, Leonardo Lúcio
author_facet Esteves, Leonardo Lúcio
Barros, Mônica Pereira
author_role author
author2 Barros, Mônica Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves, Leonardo Lúcio
Barros, Mônica Pereira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sant'Anna, José Alex
contributor_str_mv Sant'Anna, José Alex
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Aeroportos
Turismo
Infraestrutura aeroportuária
topic Aeroportos
Turismo
Infraestrutura aeroportuária
description Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2007.
publishDate 2007
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2007-03-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-03-15T11:55:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2011-03-15T11:55:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-03-15T11:55:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ESTEVES, Leonardo Lúcio; BARROS, Mônica Pereira. Aeroportos turísticos: critérios para localização econômica. 2007. 129 f. Monografia (Especialização em Gestão da Aviação Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/1581
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.26512/2007.03.TCC.1581
identifier_str_mv ESTEVES, Leonardo Lúcio; BARROS, Mônica Pereira. Aeroportos turísticos: critérios para localização econômica. 2007. 129 f. Monografia (Especialização em Gestão da Aviação Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/1581
http://dx.doi.org/10.26512/2007.03.TCC.1581
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1581/1/2007_LeonardoEsteves_MonicaBarros.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1581/3/2007_LeonardoEsteves_MonicaBarros.pdf.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1581/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 96de9f62718bd73624be1a15b2cefd66
62d27730c5f0d0f688d3e5e338efbb15
660ba72a32950e5fe9e270ae1ae5ba64
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907738221084672