Qualidade de vida no trabalho no serviço público : a percepção de trabalhadores de uma agência reguladora segundo a abordagem preventiva
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/3481 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011. |
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Cavalcante, André BarrosFerreira, Rodrigo RezendeCAVALCANTE, André Barros. Qualidade de vida no trabalho no serviço público: a percepção de trabalhadores de uma agência reguladora segundo a abordagem preventiva. 2011. 67 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://bdm.unb.br/handle/10483/3481Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.Este estudo teve por objetivo geral caracterizar a percepção de Qualidade de Vida no Trabalho de uma amostra de servidores do setor de Recursos Humanos de uma agência reguladora federal brasileira, de acordo com a abordagem preventiva de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). A justificativa para este estudo é percebida em três esferas (social institucional e acadêmica): espera-se que a pesquisa ofereça subsídios para a melhoria da QVT dos trabalhadores da Agência A, forneça base para a organização estudada identificar as causas que impactam positivamente e negativamente a QVT dos trabalhadores e ajudar no desenvolvimento da abordagem preventiva de QVT. A pesquisa é empírica e pode ser classificada como descritiva quanto aos seus fins e em relação a sua natureza pode ser classificada como quantitativa e qualitativa. Participaram 30 trabalhadores do setor de Recursos Humanos da agência reguladora federal A. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o IA_QVT (Inventário de Avaliação de Qualidade de Vida no Trabalho), que é composto por 61 itens associados a uma escala Likert de concordância com 11 pontos (0 a 10), sendo que os itens estão agrupados em cinco fatores: Condições de Trabalho, Organização do Trabalho, Relações Sócio-profissionais de Trabalho, Reconhecimento e Crescimento Profissional e Elo Trabalho-Vida Social. O instrumento também possui quatro questões abertas. Por meio da avaliação dos resultados, percebeu-se que, apesar da percepção dos trabalhadores do setor de RH da agência reguladora A estar situado na zona de classificação de bem-estar dominante, à luz da escala interpretativa, alguns fatores e alguns itens destoam desse resultado, principalmente o fator “Organização do Trabalho” (situado na zona de mal-estar dominante). Os resultados desse estudo podem servir de subsídio para a melhoria de futuros programas de QVT na organização estudada e contribui ainda para o desenvolvimento da abordagem preventiva de QVT, já que pesquisas com esse enfoque não são comuns em agências reguladoras federais e, ainda, na área de conhecimento da Administração.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2012-05-10T21:43:21Z No. of bitstreams: 1 2011_AndreBarrosCavalcante.pdf: 1813089 bytes, checksum: b49ac1d03355e6a73f2e55e8adc39d42 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2012-05-11T14:56:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_AndreBarrosCavalcante.pdf: 1813089 bytes, checksum: b49ac1d03355e6a73f2e55e8adc39d42 (MD5)Made available in DSpace on 2012-05-11T14:56:09Z (GMT). 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