A percepção de valor do consumidor na compra de viagens em agências e sites de busca de viagens na internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campetti, Ricardo Pedrosa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/2667
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011
id UNB-2_a7452c0feafa55cc6cd72e9e70a573ed
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/2667
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Campetti, Ricardo PedrosaVieira, Diego MotaCAMPETTI, Ricardo Pedrosa. A percepção de valor do consumidor na compra de viagens em agências e sites de busca de viagens na internet. 2011. 91 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://bdm.unb.br/handle/10483/2667Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011O setor de Turismo no Brasil vem se destacando como um importante agente gerador de receita e empregos para o país. Importantes mudanças estruturais mercadológicas recentes impactaram no setor, graças à Internet e ao comércio eletrônico, que modificaram a maneira de distribuição e entrega dos serviços turísticos ao consumidor de viagens, alterando e diluindo as vendas do mercado, principalmente para as agências de viagens e turismo convencionais. Assim, o objetivo deste estudo é analisar os atributos de valor percebidos pelo consumidor de viagens nos sites de busca on-line e nas agências tradicionais, criando modelos de análise e otimização para cada canal. Adotam-se dois procedimentos de pesquisa: a exploratória, utilizada para realizar estudo preliminar sobre o que já foi pesquisado, auxiliando na criação de critérios para a aplicação do método; e a descritiva, tendo por premissa buscar a resolução do problema, melhorando as práticas por meio da observação, análise e descrições objetivas. Para tanto, foram feitas entrevistas com especialistas do ramo de turismo e aplicados questionários ao consumidor de viagens. Dessa forma, a pesquisa segue o caminho da “triangulação metodológica”, pela combinação de métodos quantitativos e qualitativos, criando uma ampla possibilidade de confirmação ou confrontação dos resultados. Os resultados indicaram que as agências possuem atributos fortes como o suporte a vendas, relacionamento com o cliente e o próprio atendimento. E maior agilidade, conveniência e preços competitivos foram atributos de valor mais percebidos nos sites. Conclui-se que o Turismo é carente de pesquisas profundas a respeito do comportamento do consumidor de viagens, e carece também de pesquisas sobre fatores que podem ou não criar vantagem competitiva para as empresas do ramo.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2011-10-03T21:30:12Z No. of bitstreams: 1 2011_RicardoPedrosaCampetti.pdf: 848057 bytes, checksum: e1d000612aa3f4e9a0279c8038c4b4a8 (MD5)Approved for entry into archive by Patricia Nunes(patricia@bce.unb.br) on 2012-01-28T13:06:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_RicardoPedrosaCampetti.pdf: 848057 bytes, checksum: e1d000612aa3f4e9a0279c8038c4b4a8 (MD5)Made available in DSpace on 2012-01-28T13:06:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011_RicardoPedrosaCampetti.pdf: 848057 bytes, checksum: e1d000612aa3f4e9a0279c8038c4b4a8 (MD5)Comércio eletrônicoAgentes de viagemComportamento do consumidorPreçosA percepção de valor do consumidor na compra de viagens em agências e sites de busca de viagens na internetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2012-01-28T13:06:37Z2012-01-28T13:06:37Z2012-01-28T13:06:37Z2011-07-04info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2011_RicardoPedrosaCampetti.pdf2011_RicardoPedrosaCampetti.pdfapplication/pdf848057http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2667/1/2011_RicardoPedrosaCampetti.pdfe1d000612aa3f4e9a0279c8038c4b4a8MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2667/2/license_url7f64630c1606d5367bf6ead08376a066MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream22774http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2667/3/license_text07ea170b879984ff78fbf239a496b850MD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21695http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2667/4/license_rdff9031bb4d0d34033800b928fa8e3c5bbMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1848http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2667/5/license.txtd5f5d0e7793847cb2eebfc9f1f0bcac3MD55TEXT2011_RicardoPedrosaCampetti.pdf.txt2011_RicardoPedrosaCampetti.pdf.txttext/plain186632http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2667/6/2011_RicardoPedrosaCampetti.pdf.txt9ccf0715d80a68d43c91c08d8750e73aMD5610483/26672012-08-23 00:09:45.676oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712012-08-23T03:09:45Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv A percepção de valor do consumidor na compra de viagens em agências e sites de busca de viagens na internet
title A percepção de valor do consumidor na compra de viagens em agências e sites de busca de viagens na internet
spellingShingle A percepção de valor do consumidor na compra de viagens em agências e sites de busca de viagens na internet
Campetti, Ricardo Pedrosa
Comércio eletrônico
Agentes de viagem
Comportamento do consumidor
Preços
title_short A percepção de valor do consumidor na compra de viagens em agências e sites de busca de viagens na internet
title_full A percepção de valor do consumidor na compra de viagens em agências e sites de busca de viagens na internet
title_fullStr A percepção de valor do consumidor na compra de viagens em agências e sites de busca de viagens na internet
title_full_unstemmed A percepção de valor do consumidor na compra de viagens em agências e sites de busca de viagens na internet
title_sort A percepção de valor do consumidor na compra de viagens em agências e sites de busca de viagens na internet
author Campetti, Ricardo Pedrosa
author_facet Campetti, Ricardo Pedrosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campetti, Ricardo Pedrosa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vieira, Diego Mota
contributor_str_mv Vieira, Diego Mota
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Comércio eletrônico
Agentes de viagem
Comportamento do consumidor
Preços
topic Comércio eletrônico
Agentes de viagem
Comportamento do consumidor
Preços
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011
publishDate 2011
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2011-07-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-01-28T13:06:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-01-28T13:06:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-01-28T13:06:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CAMPETTI, Ricardo Pedrosa. A percepção de valor do consumidor na compra de viagens em agências e sites de busca de viagens na internet. 2011. 91 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/2667
identifier_str_mv CAMPETTI, Ricardo Pedrosa. A percepção de valor do consumidor na compra de viagens em agências e sites de busca de viagens na internet. 2011. 91 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/2667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2667/1/2011_RicardoPedrosaCampetti.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2667/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2667/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2667/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2667/5/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2667/6/2011_RicardoPedrosaCampetti.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e1d000612aa3f4e9a0279c8038c4b4a8
7f64630c1606d5367bf6ead08376a066
07ea170b879984ff78fbf239a496b850
f9031bb4d0d34033800b928fa8e3c5bb
d5f5d0e7793847cb2eebfc9f1f0bcac3
9ccf0715d80a68d43c91c08d8750e73a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907746134687744