Game design e agência : Pax Azteca, expandindo a influência do jogador sobre o enredo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Vitor Oliveira de Sousa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/29739
Resumo: Trabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Habilitação em Programação Visual, 2020.
id UNB-2_a76776fea6ff8afc3c255ff360a99336
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/29739
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Dias, Vitor Oliveira de SousaChaves, Gabriel LyraDIAS, Vitor Oliveira de Sousa. Game design e agência: Pax Azteca, expandindo a influência do jogador sobre o enredo. 2020. 114 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Design) – Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://bdm.unb.br/handle/10483/29739Trabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Habilitação em Programação Visual, 2020.Os jogos digitais possuem a capacidade de criar mundos expansivos e diversas camadas de complexidade. Enredos envolventes e profundos são encontrados em jogos desde a década de 1980 e se tornaram uma dimensão essencial nos títulos de sucesso dos últimos anos. Por outro lado, os limites da narrativa continuam relativamente próximos do cinema e televisão. Encontramos um paradoxo quando o jogador recebe controle completo sobre as ações de sua personagem e, ainda assim, é incapaz de alterar o curso da história dela. Este trabalho tem como proposta refletir sobre as possibilidades narrativas dos jogos digitais, especialmente a agência aplicada ao enredo, e criar uma alternativa à estrutura de roteiro tradicional. Para alcançar este objetivo, foi produzido Pax Azteca, um jogo de estratégia e exploração que coloca o jogador em um território desconhecido, onde encontra desafios diplomáticos e táticos enquanto navega diversas histórias simultâneas. Durante o processo de produção do jogo, foi feita a análise de jogos similares presentes no mercado e a estrutura tradicional de roteiros e uma alternativa foi elaborada e aplicada.Submitted by Patricia Nunes (patricia@bce.unb.br) on 2022-02-01T03:20:04Z No. of bitstreams: 1 2020_VitorOliveiraDeSousaDias_tcc.pdf: 3349195 bytes, checksum: c96c1ee2e423bf4d89ca65c47afcb706 (MD5)Approved for entry into archive by Patricia Nunes (patricia@bce.unb.br) on 2022-02-01T03:20:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2020_VitorOliveiraDeSousaDias_tcc.pdf: 3349195 bytes, checksum: c96c1ee2e423bf4d89ca65c47afcb706 (MD5)Made available in DSpace on 2022-02-01T03:20:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020_VitorOliveiraDeSousaDias_tcc.pdf: 3349195 bytes, checksum: c96c1ee2e423bf4d89ca65c47afcb706 (MD5)Video games have the potential to create expansive worlds and to have multiple layers of complexity. Deep and meaningful stories are found in games since the 1980s decade and in recent years have become an essential part of successful titles. However, their narrative’s boundaries are still somewhat close to those found in cinema and television. A paradox is found when the player receives complete control over her character’s actions but is still unable to alter the course of that character’s story. This work suggests a reflection on the narrative affordances found in video games, in particular agency relative to the story, and aims to create an alternative to the traditional script structure. To reach this goal, Pax Azteca has been developed, a strategy and exploration game that places the player in an unknown land, where he finds diplomatic and tactical challenges while navigating multiple simultaneous stories. During the game’s production, similar games and the traditional script structure have been analysed, and an alternative was developed and applied.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessDesign de jogosJogos - narrativaJogos digitaisGame design e agência : Pax Azteca, expandindo a influência do jogador sobre o enredoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2022-02-01T03:20:33Z2022-02-01T03:20:33Z2020-12-04porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29739/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2020_VitorOliveiraDeSousaDias_tcc.pdf2020_VitorOliveiraDeSousaDias_tcc.pdfapplication/pdf3349195http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29739/1/2020_VitorOliveiraDeSousaDias_tcc.pdfc96c1ee2e423bf4d89ca65c47afcb706MD5110483/297392022-02-01 01:20:33.269oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712022-02-01T03:20:33Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Game design e agência : Pax Azteca, expandindo a influência do jogador sobre o enredo
title Game design e agência : Pax Azteca, expandindo a influência do jogador sobre o enredo
spellingShingle Game design e agência : Pax Azteca, expandindo a influência do jogador sobre o enredo
Dias, Vitor Oliveira de Sousa
Design de jogos
Jogos - narrativa
Jogos digitais
title_short Game design e agência : Pax Azteca, expandindo a influência do jogador sobre o enredo
title_full Game design e agência : Pax Azteca, expandindo a influência do jogador sobre o enredo
title_fullStr Game design e agência : Pax Azteca, expandindo a influência do jogador sobre o enredo
title_full_unstemmed Game design e agência : Pax Azteca, expandindo a influência do jogador sobre o enredo
title_sort Game design e agência : Pax Azteca, expandindo a influência do jogador sobre o enredo
author Dias, Vitor Oliveira de Sousa
author_facet Dias, Vitor Oliveira de Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Vitor Oliveira de Sousa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Chaves, Gabriel Lyra
contributor_str_mv Chaves, Gabriel Lyra
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Design de jogos
Jogos - narrativa
Jogos digitais
topic Design de jogos
Jogos - narrativa
Jogos digitais
description Trabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Habilitação em Programação Visual, 2020.
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-12-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-01T03:20:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-01T03:20:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DIAS, Vitor Oliveira de Sousa. Game design e agência: Pax Azteca, expandindo a influência do jogador sobre o enredo. 2020. 114 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Design) – Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/29739
identifier_str_mv DIAS, Vitor Oliveira de Sousa. Game design e agência: Pax Azteca, expandindo a influência do jogador sobre o enredo. 2020. 114 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Design) – Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/29739
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29739/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29739/1/2020_VitorOliveiraDeSousaDias_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
c96c1ee2e423bf4d89ca65c47afcb706
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493170733711360