O ensino da língua japonesa escrita para surdos que têm a libras como língua materna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Câmara, Gabriel Mota da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/9796
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Curso de Letras - Língua e Literatura Japonesa, 2014.
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spelling Câmara, Gabriel Mota daMukai, YûkiCÂMARA, Gabriel Mota da. O ensino da língua japonesa escrita para surdos que têm a libras como língua materna. 2014. xi, 40 f. Monografia (Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://bdm.unb.br/handle/10483/9796Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Curso de Letras - Língua e Literatura Japonesa, 2014.Esta pesquisa trata do ensino especial da língua japonesa para surdos em uma escola pública no Distrito Federal que tem como língua principal de ensino a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). O objetivo é analisar o desenvolvimento do aprendizado dos participantes surdos em relação à escrita da língua japonesa e identificar os tipos de estratégias utilizadas para uma melhor assimilação da escrita japonesa, tanto na leitura quanto na escrita propriamente dita. A justificativa para este tema é que as pesquisas sobre o ensino de língua estrangeira para surdos não são numerosas no Brasil, principalmente sobre o ensino especial da língua japonesa para surdos. Foram seis participantes da pesquisa, todos surdos com perda auditiva profunda. A presente pesquisa caracteriza-se como qualitativa e sua natureza é o estudo de caso. Os seguintes instrumentos foram utilizados para a coleta de dados: questionário escrito, observação de aula participante, notas de campo e diários de pesquisa. Os resultados mostraram que o desenvolvimento destes alunos é regido por um ritmo próprio de aprendizagem e que suas estratégias mais comuns, para facilitar a assimilação da escrita japonesa, são estratégias mnemônicas de memorização. _________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study deals with the Japanese language’s special teaching for deaf in a public school located in the Distrito Federal that has the Brazilian Sign Language (LIBRAS) as main language for teaching. The goal is to analyze the learning’s development of deaf participants in relation to the writing of the Japanese language and to identify the types of strategies used for better assimilation of Japanese writing and in reading as well. The justification for this theme is that researches on teaching foreign languages for deaf are not numerous in Brazil, mainly on Japanese language’s special teaching for deaf. There were six participants in this research, all deaf with profound hearing loss. This study is characterized as qualitative and its nature is a case study. The following instruments were used for data collection: written questionnaire, classroom participant observation, field notes and diaries of research. The results showed that the development of these students is governed by a self-paced learning and their most common strategies to facilitate the assimilation of Japanese writing are mnemonic memorization strategies.Submitted by Cristiane Maria Mendes (mcristianem@gmail.com) on 2015-03-03T17:54:25Z No. of bitstreams: 1 2014_GabrielMotaDaCamara.pdf: 698096 bytes, checksum: dc8c66bab69d7eddaedda652c7fe6e2e (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2015-03-04T11:43:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_GabrielMotaDaCamara.pdf: 698096 bytes, checksum: dc8c66bab69d7eddaedda652c7fe6e2e (MD5)Made available in DSpace on 2015-03-04T11:43:13Z (GMT). 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