Um modelo de preços hedônicos para valoração dos atributos de carros novos comercializados no Distrito Federal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/26239 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2019. |
id |
UNB-2_a96fcb1992ad4a94fb6a735b32c0054e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/26239 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Mattiello, Nícolas de Faria BartoliniResende Filho, Moisés de AndradeMATTIELLO, Nícolas de Faria Bartolini. Um modelo de preços hedônicos para valoração dos atributos de carros novos comercializados no Distrito Federal. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://bdm.unb.br/handle/10483/26239Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2019.O presente estudo tem por objetivo analisar diversos equipamentos em veículos novos no Distrito Federal, a fim de compreender a contribuição de cada item no preço final desse tipo de bem, utilizando a metodologia de preços hedônicos. Foi observado que “turbo” e “cilindrada” são os atributos mais valorizados pelos consumidores, contribuindo em R$ 31.917,85 e R$ 25.136,53 para o preço de um automóvel novo. Os resultados apresentados vão ao encontro de estudos correlatos, indicando que itens que proporcionam maior potência e maior conforto continuam bem valorados pelos consumidores. No entanto, itens como ar condicionado e airbags não são estatisticamente significantes nem ao nível de 10% na análise. Ademais, o coeficiente da variável “cilindros” indica que é pago R$ 6.169,32 a mais por cada cilindro a menos no motor, fruto da eficiência energética e de leis mais restritivas no que tange a emissão de poluentes. Assim, o presente estudo complementa estudos correlatos anteriores, indicando novas preferências dos consumidores e evoluções do setor automobilístico, permitindo a identificação de características que se beneficiariam de futuros investimentos, trazendo maiores ganhos para a indústria e uma maior utilidade para o usuário final.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolinebotelhoteixeira@gmail.com) on 2020-08-05T17:28:04Z No. of bitstreams: 1 2019_NicolasDeFariaBartoliniMarttiello_tcc.pdf: 381864 bytes, checksum: cd233cb3ffa958b6d5c2f7777fec455b (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2020-12-23T19:37:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2019_NicolasDeFariaBartoliniMarttiello_tcc.pdf: 381864 bytes, checksum: cd233cb3ffa958b6d5c2f7777fec455b (MD5)Made available in DSpace on 2020-12-23T19:37:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019_NicolasDeFariaBartoliniMarttiello_tcc.pdf: 381864 bytes, checksum: cd233cb3ffa958b6d5c2f7777fec455b (MD5)This study aims to analyze various equipment in new vehicles in the Distrito Federal, in order to understand the contribution of each item for the final price of this type of good, using the hedonic pricing methodology. It was observed that “turbo” and “engine capacity” are the attributes most valued by consumers, contributing R$ 31,917.85 and R$ 25,136.53 to the price of a new car. The results presented are in agreement with related studies, indicating that items that provide greater power and greater comfort remain highly valued by consumers. However, items such as air conditioning and airbags are not statistically significant even at the 10% level in the analysis. In addition, the coefficient of the variable “cylinders” indicates that R$ 6,169.32 more is paid for each less cylinder in the engine, due to energy efficiency and more restrictive laws regarding the emission of pollutants. Thus, the present study complements previous correlated studies, indicating new consumer preferences and developments in the automotive sector, allowing the identification of characteristics that would benefit from future investments, bringing greater gains for the industry and greater utility for the end user.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessValoração hedônicaAutomóveisPreçosMínimos quadradosConsumidores - comportamento de compraUm modelo de preços hedônicos para valoração dos atributos de carros novos comercializados no Distrito Federalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-12-23T19:37:05Z2020-12-23T19:37:05Z2019-08-29porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26239/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2019_NicolasDeFariaBartoliniMarttiello_tcc.pdf2019_NicolasDeFariaBartoliniMarttiello_tcc.pdfapplication/pdf381864http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26239/1/2019_NicolasDeFariaBartoliniMarttiello_tcc.pdfcd233cb3ffa958b6d5c2f7777fec455bMD5110483/262392020-12-23 17:37:05.939oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-12-23T19:37:05Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um modelo de preços hedônicos para valoração dos atributos de carros novos comercializados no Distrito Federal |
title |
Um modelo de preços hedônicos para valoração dos atributos de carros novos comercializados no Distrito Federal |
spellingShingle |
Um modelo de preços hedônicos para valoração dos atributos de carros novos comercializados no Distrito Federal Mattiello, Nícolas de Faria Bartolini Valoração hedônica Automóveis Preços Mínimos quadrados Consumidores - comportamento de compra |
title_short |
Um modelo de preços hedônicos para valoração dos atributos de carros novos comercializados no Distrito Federal |
title_full |
Um modelo de preços hedônicos para valoração dos atributos de carros novos comercializados no Distrito Federal |
title_fullStr |
Um modelo de preços hedônicos para valoração dos atributos de carros novos comercializados no Distrito Federal |
title_full_unstemmed |
Um modelo de preços hedônicos para valoração dos atributos de carros novos comercializados no Distrito Federal |
title_sort |
Um modelo de preços hedônicos para valoração dos atributos de carros novos comercializados no Distrito Federal |
author |
Mattiello, Nícolas de Faria Bartolini |
author_facet |
Mattiello, Nícolas de Faria Bartolini |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mattiello, Nícolas de Faria Bartolini |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Resende Filho, Moisés de Andrade |
contributor_str_mv |
Resende Filho, Moisés de Andrade |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Valoração hedônica Automóveis Preços Mínimos quadrados Consumidores - comportamento de compra |
topic |
Valoração hedônica Automóveis Preços Mínimos quadrados Consumidores - comportamento de compra |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2019. |
publishDate |
2019 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2019-08-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-12-23T19:37:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-12-23T19:37:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MATTIELLO, Nícolas de Faria Bartolini. Um modelo de preços hedônicos para valoração dos atributos de carros novos comercializados no Distrito Federal. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bdm.unb.br/handle/10483/26239 |
identifier_str_mv |
MATTIELLO, Nícolas de Faria Bartolini. Um modelo de preços hedônicos para valoração dos atributos de carros novos comercializados no Distrito Federal. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
url |
https://bdm.unb.br/handle/10483/26239 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26239/2/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26239/1/2019_NicolasDeFariaBartoliniMarttiello_tcc.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 cd233cb3ffa958b6d5c2f7777fec455b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813908019586531328 |