Um modelo de preços hedônicos para valoração dos atributos de carros novos comercializados no Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattiello, Nícolas de Faria Bartolini
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/26239
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2019.
id UNB-2_a96fcb1992ad4a94fb6a735b32c0054e
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/26239
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Mattiello, Nícolas de Faria BartoliniResende Filho, Moisés de AndradeMATTIELLO, Nícolas de Faria Bartolini. Um modelo de preços hedônicos para valoração dos atributos de carros novos comercializados no Distrito Federal. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://bdm.unb.br/handle/10483/26239Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2019.O presente estudo tem por objetivo analisar diversos equipamentos em veículos novos no Distrito Federal, a fim de compreender a contribuição de cada item no preço final desse tipo de bem, utilizando a metodologia de preços hedônicos. Foi observado que “turbo” e “cilindrada” são os atributos mais valorizados pelos consumidores, contribuindo em R$ 31.917,85 e R$ 25.136,53 para o preço de um automóvel novo. Os resultados apresentados vão ao encontro de estudos correlatos, indicando que itens que proporcionam maior potência e maior conforto continuam bem valorados pelos consumidores. No entanto, itens como ar condicionado e airbags não são estatisticamente significantes nem ao nível de 10% na análise. Ademais, o coeficiente da variável “cilindros” indica que é pago R$ 6.169,32 a mais por cada cilindro a menos no motor, fruto da eficiência energética e de leis mais restritivas no que tange a emissão de poluentes. Assim, o presente estudo complementa estudos correlatos anteriores, indicando novas preferências dos consumidores e evoluções do setor automobilístico, permitindo a identificação de características que se beneficiariam de futuros investimentos, trazendo maiores ganhos para a indústria e uma maior utilidade para o usuário final.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolinebotelhoteixeira@gmail.com) on 2020-08-05T17:28:04Z No. of bitstreams: 1 2019_NicolasDeFariaBartoliniMarttiello_tcc.pdf: 381864 bytes, checksum: cd233cb3ffa958b6d5c2f7777fec455b (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2020-12-23T19:37:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2019_NicolasDeFariaBartoliniMarttiello_tcc.pdf: 381864 bytes, checksum: cd233cb3ffa958b6d5c2f7777fec455b (MD5)Made available in DSpace on 2020-12-23T19:37:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019_NicolasDeFariaBartoliniMarttiello_tcc.pdf: 381864 bytes, checksum: cd233cb3ffa958b6d5c2f7777fec455b (MD5)This study aims to analyze various equipment in new vehicles in the Distrito Federal, in order to understand the contribution of each item for the final price of this type of good, using the hedonic pricing methodology. It was observed that “turbo” and “engine capacity” are the attributes most valued by consumers, contributing R$ 31,917.85 and R$ 25,136.53 to the price of a new car. The results presented are in agreement with related studies, indicating that items that provide greater power and greater comfort remain highly valued by consumers. However, items such as air conditioning and airbags are not statistically significant even at the 10% level in the analysis. In addition, the coefficient of the variable “cylinders” indicates that R$ 6,169.32 more is paid for each less cylinder in the engine, due to energy efficiency and more restrictive laws regarding the emission of pollutants. Thus, the present study complements previous correlated studies, indicating new consumer preferences and developments in the automotive sector, allowing the identification of characteristics that would benefit from future investments, bringing greater gains for the industry and greater utility for the end user.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessValoração hedônicaAutomóveisPreçosMínimos quadradosConsumidores - comportamento de compraUm modelo de preços hedônicos para valoração dos atributos de carros novos comercializados no Distrito Federalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-12-23T19:37:05Z2020-12-23T19:37:05Z2019-08-29porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26239/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2019_NicolasDeFariaBartoliniMarttiello_tcc.pdf2019_NicolasDeFariaBartoliniMarttiello_tcc.pdfapplication/pdf381864http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26239/1/2019_NicolasDeFariaBartoliniMarttiello_tcc.pdfcd233cb3ffa958b6d5c2f7777fec455bMD5110483/262392020-12-23 17:37:05.939oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-12-23T19:37:05Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um modelo de preços hedônicos para valoração dos atributos de carros novos comercializados no Distrito Federal
title Um modelo de preços hedônicos para valoração dos atributos de carros novos comercializados no Distrito Federal
spellingShingle Um modelo de preços hedônicos para valoração dos atributos de carros novos comercializados no Distrito Federal
Mattiello, Nícolas de Faria Bartolini
Valoração hedônica
Automóveis
Preços
Mínimos quadrados
Consumidores - comportamento de compra
title_short Um modelo de preços hedônicos para valoração dos atributos de carros novos comercializados no Distrito Federal
title_full Um modelo de preços hedônicos para valoração dos atributos de carros novos comercializados no Distrito Federal
title_fullStr Um modelo de preços hedônicos para valoração dos atributos de carros novos comercializados no Distrito Federal
title_full_unstemmed Um modelo de preços hedônicos para valoração dos atributos de carros novos comercializados no Distrito Federal
title_sort Um modelo de preços hedônicos para valoração dos atributos de carros novos comercializados no Distrito Federal
author Mattiello, Nícolas de Faria Bartolini
author_facet Mattiello, Nícolas de Faria Bartolini
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mattiello, Nícolas de Faria Bartolini
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Resende Filho, Moisés de Andrade
contributor_str_mv Resende Filho, Moisés de Andrade
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Valoração hedônica
Automóveis
Preços
Mínimos quadrados
Consumidores - comportamento de compra
topic Valoração hedônica
Automóveis
Preços
Mínimos quadrados
Consumidores - comportamento de compra
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2019.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-08-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-23T19:37:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-23T19:37:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MATTIELLO, Nícolas de Faria Bartolini. Um modelo de preços hedônicos para valoração dos atributos de carros novos comercializados no Distrito Federal. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/26239
identifier_str_mv MATTIELLO, Nícolas de Faria Bartolini. Um modelo de preços hedônicos para valoração dos atributos de carros novos comercializados no Distrito Federal. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/26239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26239/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26239/1/2019_NicolasDeFariaBartoliniMarttiello_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
cd233cb3ffa958b6d5c2f7777fec455b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493125416353792