Millenials: novos comportamentos do consumidor aplicado ao setor de bebidas alcoólicas em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, João Pedro Amaral de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/14148
Resumo: Este estudo, inserido no âmbito da elaboração de um projeto empresa, visa o aprofundamento do conhecimento da geração Millennial portuguesa, a sua relação com o setor de bebidas espirituosas, culminando num plano de ação que servirá para recrutamento desta geração para marca portuguesa Licor Beirão. Primeiramente foi caracterizada a envolvente externa da empresa, por via de uma análise PESTAL e de mercado, seguindo-se uma caraterização interna da empresa. Utilizando uma metodologia quantitativa para o desenvolvimento da investigação, tendo sido aplicado um inquérito por questionário On-linecomo instrumento de recolha de informação, a amostra foi selecionada pelo método da amostragem por conveniência, tendo sido recolhidas 300 respostas. Do cruzamento dos resultados obtidos via questionário com as medidas de ação resultantes da SWOT cruzada, foi delineado o plano de ação para recrutamento de consumidores da geração MIllennial para Licor Beirão. O plano resultante assenta em medidas nas áreas da gestão, marketing digital e produção, sendo as ações propostas as seguintes:  Criação de rede de influencers digitais;  Criação de plano de comunicação nas redes sociais Facebook e Instagram utilizando novos formatos;  Ativação de marca em grandes eventos com base no digital;  Plano de degustações On-trade;  Alargamento de gama com novos sabores de Licor Beirão;  Packaging.
id RCAP_95afce450600b30a14a9c7daae6442b7
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/14148
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Millenials: novos comportamentos do consumidor aplicado ao setor de bebidas alcoólicas em PortugalEstratégias de marketingPublicidade electrónicaComportamento do consumidorIndústria de bebidasBebida alcoólicaMillennialsSpirits drinks marketLicor BeirãoEste estudo, inserido no âmbito da elaboração de um projeto empresa, visa o aprofundamento do conhecimento da geração Millennial portuguesa, a sua relação com o setor de bebidas espirituosas, culminando num plano de ação que servirá para recrutamento desta geração para marca portuguesa Licor Beirão. Primeiramente foi caracterizada a envolvente externa da empresa, por via de uma análise PESTAL e de mercado, seguindo-se uma caraterização interna da empresa. Utilizando uma metodologia quantitativa para o desenvolvimento da investigação, tendo sido aplicado um inquérito por questionário On-linecomo instrumento de recolha de informação, a amostra foi selecionada pelo método da amostragem por conveniência, tendo sido recolhidas 300 respostas. Do cruzamento dos resultados obtidos via questionário com as medidas de ação resultantes da SWOT cruzada, foi delineado o plano de ação para recrutamento de consumidores da geração MIllennial para Licor Beirão. O plano resultante assenta em medidas nas áreas da gestão, marketing digital e produção, sendo as ações propostas as seguintes:  Criação de rede de influencers digitais;  Criação de plano de comunicação nas redes sociais Facebook e Instagram utilizando novos formatos;  Ativação de marca em grandes eventos com base no digital;  Plano de degustações On-trade;  Alargamento de gama com novos sabores de Licor Beirão;  Packaging.This study, included in the company’s project type, aims to explore the knowledge of Millennials Portuguese generation, his relationship with spirits drinks market, resulting in to a recruitment plan of this generation to the Portuguese brand Licor Beirão. Initially, was done a characterization of external environment of the Company, via PESTEL analysis, followed by an internal Company’s description. Using the quantitative method to develop this project, supported by an On-line questionnaire, the nonprobability sampling convenience type was elected to collect all of the 300 different answers. Matching all the conclusions of On-line questionnaire with the Cross SWOT analysis action points, was defined the Licor Beirão Millennials recruitment plan, compound by these proposals: • Create the Licor Beirão digital influencers network; • Social network communication plan to Facebook and Instagram, based in new formats; • Brand activations in big evets based in digital communication and interaction; • On-trade tasting plan; • Enlarge the range of product, launching the new flavour of Licor Beirão; • New packaging.2017-07-26T10:17:52Z2020-07-26T00:00:00Z2017-04-19T00:00:00Z2017-04-192017-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/14148TID:201696991porBrito, João Pedro Amaral deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:48:22Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/14148Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:23:35.760252Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Millenials: novos comportamentos do consumidor aplicado ao setor de bebidas alcoólicas em Portugal
title Millenials: novos comportamentos do consumidor aplicado ao setor de bebidas alcoólicas em Portugal
spellingShingle Millenials: novos comportamentos do consumidor aplicado ao setor de bebidas alcoólicas em Portugal
Brito, João Pedro Amaral de
Estratégias de marketing
Publicidade electrónica
Comportamento do consumidor
Indústria de bebidas
Bebida alcoólica
Millennials
Spirits drinks market
Licor Beirão
title_short Millenials: novos comportamentos do consumidor aplicado ao setor de bebidas alcoólicas em Portugal
title_full Millenials: novos comportamentos do consumidor aplicado ao setor de bebidas alcoólicas em Portugal
title_fullStr Millenials: novos comportamentos do consumidor aplicado ao setor de bebidas alcoólicas em Portugal
title_full_unstemmed Millenials: novos comportamentos do consumidor aplicado ao setor de bebidas alcoólicas em Portugal
title_sort Millenials: novos comportamentos do consumidor aplicado ao setor de bebidas alcoólicas em Portugal
author Brito, João Pedro Amaral de
author_facet Brito, João Pedro Amaral de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, João Pedro Amaral de
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias de marketing
Publicidade electrónica
Comportamento do consumidor
Indústria de bebidas
Bebida alcoólica
Millennials
Spirits drinks market
Licor Beirão
topic Estratégias de marketing
Publicidade electrónica
Comportamento do consumidor
Indústria de bebidas
Bebida alcoólica
Millennials
Spirits drinks market
Licor Beirão
description Este estudo, inserido no âmbito da elaboração de um projeto empresa, visa o aprofundamento do conhecimento da geração Millennial portuguesa, a sua relação com o setor de bebidas espirituosas, culminando num plano de ação que servirá para recrutamento desta geração para marca portuguesa Licor Beirão. Primeiramente foi caracterizada a envolvente externa da empresa, por via de uma análise PESTAL e de mercado, seguindo-se uma caraterização interna da empresa. Utilizando uma metodologia quantitativa para o desenvolvimento da investigação, tendo sido aplicado um inquérito por questionário On-linecomo instrumento de recolha de informação, a amostra foi selecionada pelo método da amostragem por conveniência, tendo sido recolhidas 300 respostas. Do cruzamento dos resultados obtidos via questionário com as medidas de ação resultantes da SWOT cruzada, foi delineado o plano de ação para recrutamento de consumidores da geração MIllennial para Licor Beirão. O plano resultante assenta em medidas nas áreas da gestão, marketing digital e produção, sendo as ações propostas as seguintes:  Criação de rede de influencers digitais;  Criação de plano de comunicação nas redes sociais Facebook e Instagram utilizando novos formatos;  Ativação de marca em grandes eventos com base no digital;  Plano de degustações On-trade;  Alargamento de gama com novos sabores de Licor Beirão;  Packaging.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-26T10:17:52Z
2017-04-19T00:00:00Z
2017-04-19
2017-02
2020-07-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/14148
TID:201696991
url http://hdl.handle.net/10071/14148
identifier_str_mv TID:201696991
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134798182088704