Frequência de compra e lealdade como mediadoras da relação entre estímulos e a receita financeira por cliente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Vinícius Barros Vaz de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/10723
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.
id UNB-2_acbceaafd010c4ae7f25cd922e0f6310
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/10723
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Araújo, Vinícius Barros Vaz dePorto, Rafael BarreirosARAÚJO, Vinícius Barros Vaz de. Frequência de compra e lealdade como mediadoras da relação entre estímulos e a receita financeira por cliente. 2014. 47 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://bdm.unb.br/handle/10483/10723Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.Alguns postos de combustíveis ofertam cartão de fidelidade e consumidores podem frequentá-los com maior intensidade, ser menos sensíveis aos preços dos concorrentes. No entanto, poucos postos oferecem mais serviços (estímulo utilitários) e possuem uma marca (bandeira) mais reconhecida do mercado (estímulo informativo). A receita por clientes leais ao posto pode depender desses estímulos. Será que postos que estimulam a lealdade e a frequência de compra do consumidor por meio dos estímulos utilitário, informativo e preço promocional conseguem auferir maiores receitas e terem clientes mais leais? Utilizou-se dados de cartões de fidelidade de 6479 clientes de 16 postos de combustível ao longo de um mês de uso. Os dados foram usados em uma pesquisa quase experimental, analisando o valor recebido pela empresa através da magnitude da estimulação informativo, utilitário e preço promocional através da mediação da lealdade comportamental e a frequência de compra em postos de combustíveis. Os resultados demonstraram que postos que obtiveram maior frequência de compra de clientes atrelada ao estímulo utilitário apresentam maior sensibilidade na receita quanto às demais variáveis antecedentes analisadas. Esses resultados auxiliam a explicar porque alguns postos conseguem auferir maiores receitas por cliente, com uso e dados comportamentais dos consumidores.Submitted by Andrielle Gomes (andriellemacedo@bce.unb.br) on 2015-07-28T13:33:03Z No. of bitstreams: 1 2014_ViniciusBarrosVazdeAraujo.pdf: 643666 bytes, checksum: 4ca242424de0a54584f1191dd91ed57f (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2015-07-28T14:35:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_ViniciusBarrosVazdeAraujo.pdf: 643666 bytes, checksum: 4ca242424de0a54584f1191dd91ed57f (MD5)Made available in DSpace on 2015-07-28T14:35:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_ViniciusBarrosVazdeAraujo.pdf: 643666 bytes, checksum: 4ca242424de0a54584f1191dd91ed57f (MD5)Comportamento do consumidorConsumidores - preferênciaClientes - lealdadeReceita financeiraClientes - estímuloFrequência de compra e lealdade como mediadoras da relação entre estímulos e a receita financeira por clienteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2015-07-28T14:35:44Z2015-07-28T14:35:44Z2015-07-28T14:35:44Z2014info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2014_ViniciusBarrosVazdeAraujo.pdf2014_ViniciusBarrosVazdeAraujo.pdfapplication/pdf643666http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10723/1/2014_ViniciusBarrosVazdeAraujo.pdf4ca242424de0a54584f1191dd91ed57fMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain43http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10723/2/license_url321f3992dd3875151d8801b773ab32edMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10723/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream19874http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10723/4/license_rdf38cb62ef53e6f513db2fb7e337df6485MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1855http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10723/5/license.txta002c5f0b03f60cb35f9e7c12efebdadMD5510483/107232016-03-31 13:52:22.911oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712016-03-31T16:52:22Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Frequência de compra e lealdade como mediadoras da relação entre estímulos e a receita financeira por cliente
title Frequência de compra e lealdade como mediadoras da relação entre estímulos e a receita financeira por cliente
spellingShingle Frequência de compra e lealdade como mediadoras da relação entre estímulos e a receita financeira por cliente
Araújo, Vinícius Barros Vaz de
Comportamento do consumidor
Consumidores - preferência
Clientes - lealdade
Receita financeira
Clientes - estímulo
title_short Frequência de compra e lealdade como mediadoras da relação entre estímulos e a receita financeira por cliente
title_full Frequência de compra e lealdade como mediadoras da relação entre estímulos e a receita financeira por cliente
title_fullStr Frequência de compra e lealdade como mediadoras da relação entre estímulos e a receita financeira por cliente
title_full_unstemmed Frequência de compra e lealdade como mediadoras da relação entre estímulos e a receita financeira por cliente
title_sort Frequência de compra e lealdade como mediadoras da relação entre estímulos e a receita financeira por cliente
author Araújo, Vinícius Barros Vaz de
author_facet Araújo, Vinícius Barros Vaz de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Vinícius Barros Vaz de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Porto, Rafael Barreiros
contributor_str_mv Porto, Rafael Barreiros
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Consumidores - preferência
Clientes - lealdade
Receita financeira
Clientes - estímulo
topic Comportamento do consumidor
Consumidores - preferência
Clientes - lealdade
Receita financeira
Clientes - estímulo
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.
publishDate 2014
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-07-28T14:35:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-07-28T14:35:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-07-28T14:35:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARAÚJO, Vinícius Barros Vaz de. Frequência de compra e lealdade como mediadoras da relação entre estímulos e a receita financeira por cliente. 2014. 47 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/10723
identifier_str_mv ARAÚJO, Vinícius Barros Vaz de. Frequência de compra e lealdade como mediadoras da relação entre estímulos e a receita financeira por cliente. 2014. 47 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/10723
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10723/1/2014_ViniciusBarrosVazdeAraujo.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10723/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10723/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10723/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10723/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4ca242424de0a54584f1191dd91ed57f
321f3992dd3875151d8801b773ab32ed
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
38cb62ef53e6f513db2fb7e337df6485
a002c5f0b03f60cb35f9e7c12efebdad
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492967058309120