Note by note : transcrição como modelo de aprendizagem estilística no jazz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luis Alberto Rodrigues Gomes da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/17763
Resumo: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Licenciatura em Música, 2017.
id UNB-2_af2fffe3e03e0f6f7957e076c879cf1a
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/17763
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Silva, Luis Alberto Rodrigues Gomes daRibeiro, Hugo LeonardoSILVA, Luis Alberto Rodrigues Gomes da. Note by note: transcrição como modelo de aprendizagem estilística no jazz. 2017. 31 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://bdm.unb.br/handle/10483/17763Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Licenciatura em Música, 2017.Este trabalho tem como objetivo averiguar por que a prática de “tirar de ouvido” ainda se faz presente nas relações de ensino e aprendizagem do jazz, uma vez que há atualmente uma quantidade relevante de materiais didático que a princípio suprem tal necessidade. A escolha de tal tema se deu para entender quais são as razões que fazem o “tirar de ouvido” uma prática presente no jazz desde o seu início até hoje. O trabalho foi realizado por meio da pesquisa qualitativa e a técnica empregada foi a entrevista semiestruturada individual com músicos e professores cujo o foco é o jazz. Para a presente pesquisa os entrevistados foram Genil Castro, Oswaldo Amorim, Bruno Mangueira e Craig Wagner (EUA). A bibliografia trabalhada se compõe de biografias e trabalhos acadêmicos da área de música popular e do jazz em especial. As conclusões da pesquisa apontam que determinados benefícios são alcançados principalmente por conta do “tirar de ouvido”, motivo pelo qual a prática se faz na atualidade. Tais benefícios vão desde a aquisição de elementos de nuances interpretativas (como articulação, por exemplo) até ganhos na percepção musical. Por fim, a explicação alcançada nesta pesquisa aponta que a transcrição e a escuta são ferramentas importantes e fundamentais para auxílio do aprendizado estilístico do jazz.Submitted by Keila Ingrid dos Santos Godinho (keilagodinho@bce.unb.br) on 2017-06-13T17:19:59Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_LuisAlbertoRodriguesDaSilva_tcc.pdf: 5285558 bytes, checksum: 226464588a1d9b85d18be01c13f49b24 (MD5)Rejected by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com), reason: O termo de autorização do aluno está no final do arquivo. Edite o PDF, retirando o termo, e submeta novamente, está bem? Obrigada! on 2017-07-24T21:12:51Z (GMT)Submitted by Keila Ingrid dos Santos Godinho (keilagodinho@bce.unb.br) on 2017-08-07T15:57:27Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_LuisAlbertoRodriguesDaSilva_tcc_1.pdf: 5285708 bytes, checksum: c1c28315cc3159afb3387d1942195433 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2017-08-08T11:18:58Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_LuisAlbertoRodriguesDaSilva_tcc_1.pdf: 5285708 bytes, checksum: c1c28315cc3159afb3387d1942195433 (MD5)Made available in DSpace on 2017-08-08T11:18:58Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_LuisAlbertoRodriguesDaSilva_tcc_1.pdf: 5285708 bytes, checksum: c1c28315cc3159afb3387d1942195433 (MD5)This research aims to find out why the practice of transcribing is still present in the teaching and learning relationships of jazz, since there is currently a significant amount of didactic materials that at first meet such need. The choice of this theme was to understand what are the reasons that make transcribing a practice present in jazz from the beginning to today. The work was carried out through qualitative research and the technique employed was the individual semi - structured interview with musicians and teachers whose focus is jazz. For the present research the interviewees were Genil Castro, Oswaldo Amorim, Bruno Mangueira and Craig Wagner (USA). The bibliography is composed of biographies and academic works of the area of popular music and jazz in particular. The conclusions of the research indicate that certain benefits are achieved mainly because of the transcring, which is why the practice is done nowadays. These benefits range from the acquisition of elements of interpretive nuances (such as articulation, for example) to gains in musical perception. Finally, the explanation reached in this research points out that transcription and listening are important and fundamental tools to learn the style of jazz.Prática musicalMúsica - técnicasJazz (Música)Note by note : transcrição como modelo de aprendizagem estilística no jazzinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2017-08-08T11:18:58Z2017-08-08T11:18:58Z2017info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2017_LuisAlbertoRodriguesDaSilva_tcc_1.pdf2017_LuisAlbertoRodriguesDaSilva_tcc_1.pdfapplication/pdf5285708http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17763/6/2017_LuisAlbertoRodriguesDaSilva_tcc_1.pdfc1c28315cc3159afb3387d1942195433MD56CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17763/7/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD57license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17763/8/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD58license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17763/9/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD59LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17763/10/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD51010483/177632017-08-08 08:18:58.622oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712017-08-08T11:18:58Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Note by note : transcrição como modelo de aprendizagem estilística no jazz
title Note by note : transcrição como modelo de aprendizagem estilística no jazz
spellingShingle Note by note : transcrição como modelo de aprendizagem estilística no jazz
Silva, Luis Alberto Rodrigues Gomes da
Prática musical
Música - técnicas
Jazz (Música)
title_short Note by note : transcrição como modelo de aprendizagem estilística no jazz
title_full Note by note : transcrição como modelo de aprendizagem estilística no jazz
title_fullStr Note by note : transcrição como modelo de aprendizagem estilística no jazz
title_full_unstemmed Note by note : transcrição como modelo de aprendizagem estilística no jazz
title_sort Note by note : transcrição como modelo de aprendizagem estilística no jazz
author Silva, Luis Alberto Rodrigues Gomes da
author_facet Silva, Luis Alberto Rodrigues Gomes da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luis Alberto Rodrigues Gomes da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Hugo Leonardo
contributor_str_mv Ribeiro, Hugo Leonardo
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Prática musical
Música - técnicas
Jazz (Música)
topic Prática musical
Música - técnicas
Jazz (Música)
description Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Licenciatura em Música, 2017.
publishDate 2017
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-08T11:18:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-08-08T11:18:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Luis Alberto Rodrigues Gomes da. Note by note: transcrição como modelo de aprendizagem estilística no jazz. 2017. 31 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/17763
identifier_str_mv SILVA, Luis Alberto Rodrigues Gomes da. Note by note: transcrição como modelo de aprendizagem estilística no jazz. 2017. 31 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/17763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17763/6/2017_LuisAlbertoRodriguesDaSilva_tcc_1.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17763/7/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17763/8/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17763/9/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17763/10/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c1c28315cc3159afb3387d1942195433
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493033786540032