A criação de valor e a geração de vantagem competitiva no estabelecimento de parcerias estratégias pelas organizações empresariais : uma análise sobre parcerias varejistas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/2895 http://dx.doi.org/10.26512/2010.12.TCC.2895 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2010. |
id |
UNB-2_af6e4eea23c780dcaa512ce163a2fa92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/2895 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Schwarz, Cláudia Elisa RadtkeMoreira, Marina FigueiredoSCHWARZ, Cláudia Elisa Radtke. A criação de valor e a geração de vantagem competitiva no estabelecimento de parcerias estratégias pelas organizações empresariais: uma análise sobre parcerias varejistas. 2010. 59 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://bdm.unb.br/handle/10483/2895http://dx.doi.org/10.26512/2010.12.TCC.2895Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2010.As mudanças no mundo empresarial, impulsionadas principalmente pelos fenômenos da tecnologia e da globalização, têm levado as empresas a repensarem seus modelos de negócios, de forma a se manterem competitivas e continuarem criando valor. Neste contexto, uma forma encontrada pelas empresas para enfrentar e vencer os novos desafios é a cooperação, com a formação de parcerias e alianças estratégicas. Formar alianças vantajosas, que geram valor para as empresas parceiras, no entanto, pressupõe a observação de alguns fatores que podem ser decisivos para o sucesso ou fracasso das parcerias e até das próprias empresas. Poucas são as empresas e empresários que detém conhecimentos sobre esses tipos de arranjos empresariais, e a necessidade e o reconhecimento das vantagens de se firmar parcerias é cada vez maior. Este trabalho reúne boa parte da doutrina que trata do assunto, predominantemente estrangeira e construída pelos autores mais consagrados no campo da administração; e analisa um tipo específico de parceria estratégica, chamado Parceria Varejista. A pesquisa realizada explorou a ocorrência da teoria estudada no mundo prático e, a partir da análise dos dados obtidos, verificou quais fatores são mais ou menos importantes para a criação de valor e geração de vantagem competitiva nas parcerias estratégicas, especialmente nas Parcerias Varejistas. Verificou-se que, ao firmar uma aliança estratégica, as empresas devem ficar especialmente atentas nas escolhas de quem serão os seus parceiros. Uma empresa muito menor, de cultura individualista, ou que não reúna as competências necessárias à operacionalização do negócio provavelmente não fará uma boa parceria. O realismo deve prevalecer sobre o otimismo na formação das parcerias, pois elas podem ser boas alternativas, mas geralmente não são a solução milagrosa tão sonhadas pelas empresas. Para as Parcerias Varejistas ou, mais especificamente, para o produto cartão de crédito ofertado por meio delas, o foco na diferenciação se mostrou mais vantajoso para as empresas que os baixos custos, na medida em que as parcerias que deram mais retorno financeiro foram aquelas que investiram em diferenciais competitivos.Submitted by Gabriela Botelho (gabrielabotelho@bce.unb.br) on 2012-01-19T18:40:55Z No. of bitstreams: 1 2010_ClaudiaElisaRadtkeSchwarz.pdf: 266218 bytes, checksum: 7ce7976a94c72f84cfbf3388da60bd25 (MD5)Approved for entry into archive by Larissa da Costa e Silva(larissadacostaesilva@gmail.com) on 2012-02-13T16:21:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2010_ClaudiaElisaRadtkeSchwarz.pdf: 266218 bytes, checksum: 7ce7976a94c72f84cfbf3388da60bd25 (MD5)Made available in DSpace on 2012-02-13T16:21:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010_ClaudiaElisaRadtkeSchwarz.pdf: 266218 bytes, checksum: 7ce7976a94c72f84cfbf3388da60bd25 (MD5)Modelo de negóciosConcorrênciaA criação de valor e a geração de vantagem competitiva no estabelecimento de parcerias estratégias pelas organizações empresariais : uma análise sobre parcerias varejistasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2012-02-13T16:21:59Z2012-02-13T16:21:59Z2012-02-13T16:21:59Z2010-12-04info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2010_ClaudiaElisaRadtkeSchwarz.pdf2010_ClaudiaElisaRadtkeSchwarz.pdfapplication/pdf266218http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2895/1/2010_ClaudiaElisaRadtkeSchwarz.pdf7ce7976a94c72f84cfbf3388da60bd25MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2895/2/license_urlfd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2895/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23594http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2895/4/license_rdff8dc1202367987bad3050a5dac12c346MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1864http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2895/5/license.txtef5af974a6789e8a3a73c966706f0c57MD55TEXT2010_ClaudiaElisaRadtkeSchwarz.pdf.txt2010_ClaudiaElisaRadtkeSchwarz.pdf.txttext/plain93979http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2895/6/2010_ClaudiaElisaRadtkeSchwarz.pdf.txt812c3404ee02bba63bfc19f0c44332f1MD5610483/28952021-11-02 00:48:29.355oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-11-02T03:48:29Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
A criação de valor e a geração de vantagem competitiva no estabelecimento de parcerias estratégias pelas organizações empresariais : uma análise sobre parcerias varejistas |
title |
A criação de valor e a geração de vantagem competitiva no estabelecimento de parcerias estratégias pelas organizações empresariais : uma análise sobre parcerias varejistas |
spellingShingle |
A criação de valor e a geração de vantagem competitiva no estabelecimento de parcerias estratégias pelas organizações empresariais : uma análise sobre parcerias varejistas Schwarz, Cláudia Elisa Radtke Modelo de negócios Concorrência |
title_short |
A criação de valor e a geração de vantagem competitiva no estabelecimento de parcerias estratégias pelas organizações empresariais : uma análise sobre parcerias varejistas |
title_full |
A criação de valor e a geração de vantagem competitiva no estabelecimento de parcerias estratégias pelas organizações empresariais : uma análise sobre parcerias varejistas |
title_fullStr |
A criação de valor e a geração de vantagem competitiva no estabelecimento de parcerias estratégias pelas organizações empresariais : uma análise sobre parcerias varejistas |
title_full_unstemmed |
A criação de valor e a geração de vantagem competitiva no estabelecimento de parcerias estratégias pelas organizações empresariais : uma análise sobre parcerias varejistas |
title_sort |
A criação de valor e a geração de vantagem competitiva no estabelecimento de parcerias estratégias pelas organizações empresariais : uma análise sobre parcerias varejistas |
author |
Schwarz, Cláudia Elisa Radtke |
author_facet |
Schwarz, Cláudia Elisa Radtke |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schwarz, Cláudia Elisa Radtke |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moreira, Marina Figueiredo |
contributor_str_mv |
Moreira, Marina Figueiredo |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Modelo de negócios Concorrência |
topic |
Modelo de negócios Concorrência |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2010. |
publishDate |
2010 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2010-12-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-02-13T16:21:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-02-13T16:21:59Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-02-13T16:21:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SCHWARZ, Cláudia Elisa Radtke. A criação de valor e a geração de vantagem competitiva no estabelecimento de parcerias estratégias pelas organizações empresariais: uma análise sobre parcerias varejistas. 2010. 59 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/2895 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.26512/2010.12.TCC.2895 |
identifier_str_mv |
SCHWARZ, Cláudia Elisa Radtke. A criação de valor e a geração de vantagem competitiva no estabelecimento de parcerias estratégias pelas organizações empresariais: uma análise sobre parcerias varejistas. 2010. 59 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/2895 http://dx.doi.org/10.26512/2010.12.TCC.2895 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2895/1/2010_ClaudiaElisaRadtkeSchwarz.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2895/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2895/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2895/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2895/5/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2895/6/2010_ClaudiaElisaRadtkeSchwarz.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7ce7976a94c72f84cfbf3388da60bd25 fd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e f8dc1202367987bad3050a5dac12c346 ef5af974a6789e8a3a73c966706f0c57 812c3404ee02bba63bfc19f0c44332f1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801492885619605504 |