Melhoria de desempenho de chassi tipo Fórmula Monoposto para Track Day

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão, Lucas Silva Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/21345
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2018.
id UNB-2_b38b2d7a5fcb650270056f8d933e599a
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/21345
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Galvão, Lucas Silva RodriguesKhalil, Saleh BarbosaOliveira, Alessandro Borges de SousaGALVÃO, Lucas Silva Rodrigues. Melhoria de desempenho de chassi tipo Fórmula Monoposto para Track Day. 2018. 181 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://bdm.unb.br/handle/10483/21345Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2018.A função majoritária de qualquer chassi automotivo é unir os demais componentes do veículo interligando as partes como um suporte, tornando possível que todos os subsistemas trabalhem em conjunto. A qualidade de um chassi, especialmente de veículos de cunho esportivo, está diretamente ligada, à análise de rigidez torcional longitudinal de sua estrutura. Esse parâmetro na dinâmica veicular é um dos mais importantes para um chassi automotivo. Um chassi bem rígido permite, por exemplo, que os sub conjuntos da suspensão e da direção do veículo possam trabalhar livremente sem associar a eles as variações oriundas da deformação da estrutura. Um chassi basicamente sofre três tipos de deformação: torção longitudinal, flexão vertical e flexão lateral. Na realidade o chassi experimenta a combinação dos três tipos de deformação, a mais conhecida é a flexo-torção. Como forma de compreender o modo como as ferramentas virtuais de análise e desenvolvimento podem auxiliar na obtenção e na melhoria da qualidade torcional da rigidez de um chassi automotivo, este trabalho foi desenvolvido tendo como objeto de estudo o chassi de um veículo protótipo do tipo Fórmula monoposto a ser usado em eventos de Track Day. O trabalho consiste na aplicação sobre a estrutura do veículo objeto de estudo as análises: estática, flexo-torção, modal e de deflexão para cálculo de sua rigidez torcional em âmbito virtual. Como forma de validar o método virtual de obtenção da rigidez torcional, uma bancada de rigidez para teste físico foi utilizada, bem como o desenvolvimento de versões reforçadas do chassi original para melhor compreensão dos resultados encontrados. A aplicação de barras e elementos de travamento podem conferir, se bem localizados, a uma estrutura como um chassi automotivo, uma melhor qualidade no que se refere a rigidez torcional e resistência.Submitted by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2019-02-08T11:51:11Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_LucasSilvaRodriguesGalvao_tcc.pdf: 8339786 bytes, checksum: 852635dc03b6d494f480b17aad57a16a (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2019-02-08T11:51:25Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_LucasSilvaRodriguesGalvao_tcc.pdf: 8339786 bytes, checksum: 852635dc03b6d494f480b17aad57a16a (MD5)Made available in DSpace on 2019-02-08T11:51:25Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_LucasSilvaRodriguesGalvao_tcc.pdf: 8339786 bytes, checksum: 852635dc03b6d494f480b17aad57a16a (MD5)The major function of any automotive chassis is to join the other components of the vehicle interconnecting the parts as a support, making it possible for all subsystems to work together. The quality of a chassis, especially of sports vehicles, is directly linked to the longitudinal torsional stiffness analysis of its structure. This parameter in vehicle dynamics is one of the most important for an automotive chassis. A very rigid chassis allows, for example, that the subassemblies of the suspension and the steering of the vehicle can work freely without associating to them the variations arising from the deformation of the structure. A chassis basically suffers three types of deformation: longitudinal torsion, vertical flexion and lateral flexion. In fact, the chassis experiences the combination of the three types of deformation, the best known is flexo-torsion. As a way of understanding how virtual analysis and development tools can help to obtain and improve the torsional quality of the rigidity of an automotive chassis, this work was developed with the purpose of studying the chassis of a prototype vehicle of the single-seat Formula type to be used in Track Day events. The work consists in applying the static, flexo-torsion, modal and deflection analysis to the calculation of its torsional stiffness in a virtual environment. As a way of validating the virtual method of obtaining torsional stiffness, a stiffness bench for physical testing was used, as well as the development of reinforced versions of the original chassis to better understand the results found. The application of bars and locking elements can confer, if well located, a structure such as an automotive chassis, a better quality with regard to torsional stiffness and strength.Automóveis - projetos e construçãoMelhoria de desempenho de chassi tipo Fórmula Monoposto para Track Dayinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2019-02-08T11:51:25Z2019-02-08T11:51:25Z2018-11-22info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/21345/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD55CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/21345/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/21345/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/21345/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54ORIGINAL2018_LucasSilvaRodriguesGalvao_tcc.pdf2018_LucasSilvaRodriguesGalvao_tcc.pdfapplication/pdf8339786http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/21345/1/2018_LucasSilvaRodriguesGalvao_tcc.pdf852635dc03b6d494f480b17aad57a16aMD5110483/213452020-08-26 11:27:29.212oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-08-26T14:27:29Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Melhoria de desempenho de chassi tipo Fórmula Monoposto para Track Day
title Melhoria de desempenho de chassi tipo Fórmula Monoposto para Track Day
spellingShingle Melhoria de desempenho de chassi tipo Fórmula Monoposto para Track Day
Galvão, Lucas Silva Rodrigues
Automóveis - projetos e construção
title_short Melhoria de desempenho de chassi tipo Fórmula Monoposto para Track Day
title_full Melhoria de desempenho de chassi tipo Fórmula Monoposto para Track Day
title_fullStr Melhoria de desempenho de chassi tipo Fórmula Monoposto para Track Day
title_full_unstemmed Melhoria de desempenho de chassi tipo Fórmula Monoposto para Track Day
title_sort Melhoria de desempenho de chassi tipo Fórmula Monoposto para Track Day
author Galvão, Lucas Silva Rodrigues
author_facet Galvão, Lucas Silva Rodrigues
author_role author
dc.contributor.advisorco.none.fl_str_mv Khalil, Saleh Barbosa
dc.contributor.author.fl_str_mv Galvão, Lucas Silva Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Alessandro Borges de Sousa
contributor_str_mv Oliveira, Alessandro Borges de Sousa
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Automóveis - projetos e construção
topic Automóveis - projetos e construção
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2018.
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018-11-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-08T11:51:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-02-08T11:51:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GALVÃO, Lucas Silva Rodrigues. Melhoria de desempenho de chassi tipo Fórmula Monoposto para Track Day. 2018. 181 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/21345
identifier_str_mv GALVÃO, Lucas Silva Rodrigues. Melhoria de desempenho de chassi tipo Fórmula Monoposto para Track Day. 2018. 181 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/21345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/21345/5/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/21345/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/21345/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/21345/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/21345/1/2018_LucasSilvaRodriguesGalvao_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
852635dc03b6d494f480b17aad57a16a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907973224792064