Concorrência e mercados digitais : (ir)racionalidade dos usuários e desafios à análise antitruste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ishihara, Júlia Namie Maia Pinto
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/25314
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2019.
id UNB-2_b6258c1bb3a3965c34d6efd89da441d7
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/25314
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Ishihara, Júlia Namie Maia PintoFrazão, Ana de OliveiraISHIHARA, Júlia Namie Maia Pinto. Concorrência e mercados digitais: (ir)racionalidade dos usuários e desafios à análise antitruste. 2019. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://bdm.unb.br/handle/10483/25314Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2019.Com o presente trabalho, explora-se como a economia comportamental pode contribuir para a análise concorrencial dos novos mercados digitais. Em um primeiro momento, expõe-se as distorções causadas pela adoção da rational choice theory no antitruste, muitas vezes de forma acrítica, com enfoque no comportamento de consumidores. Ademais, intenta-se verificar em que medida os resultados de estudos da economia comportamental podem ser utilizados para prever e descrever o comportamento consumerista de forma mais realista. Em um segundo momento, volta-se às características específicas do mercado digital – como preço zero, plataformas multilaterais e mercados de atenção – explorando as inadequações das ferramentas do antitruste atual frente à era da Internet. Nesse ponto, descreve-se como os vieses comportamentais são essenciais à dinâmica competitiva digital, sendo, inclusive, extensamente explorados pelos próprios modelos de negócios online. Em um terceiro momento, diante dessas considerações, pretende-se perquirir de que forma específica os insights da economia comportamental podem ser incorporados à análise concorrencial da economia digital, tornando-a mais adequada e realista. Nesse sentido, faz-se uma sugestão de uma nova abordagem, centrada no real comportamento dos usuários, de delimitação do mercado relevante e de análise do poder de mercado na economia digital.Submitted by Jaedna Lins (jaednalins@bce.unb.br) on 2020-08-03T02:05:35Z No. of bitstreams: 1 2019_JuliaNamieMaiaPintoIshihara_tcc.pdf: 1788609 bytes, checksum: d862cec60923fd177ec36d47cd3d0467 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2020-08-03T11:05:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2019_JuliaNamieMaiaPintoIshihara_tcc.pdf: 1788609 bytes, checksum: d862cec60923fd177ec36d47cd3d0467 (MD5)Made available in DSpace on 2020-08-03T11:05:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019_JuliaNamieMaiaPintoIshihara_tcc.pdf: 1788609 bytes, checksum: d862cec60923fd177ec36d47cd3d0467 (MD5)This final paper explores how behavioral economics can contribute to the antitrust analysis of new digital markets. At first, we expose the distortions caused by the adoption of the rational choice theory in competition law, often uncritically, focusing on consumer behavior. Furthermore, we intend to verify to what extent the results of behavioral economics studies can be used to predict and describe consumer behavior more realistically. Secondly, we address the specific characteristics of the digital market – such as zero price, multilateral platforms and attention markets – exploring the inadequacies of current antitrust tools in the face of the Internet age. At this point, we describe how behavioral biases are essential to the competitive dynamics of the digital markets, and are even extensively explored by online business models themselves. Thirdly, in view of these considerations, we inquire how the insights of behavioral economics can be incorporated into the antitrust analysis of the digital economy, making it more appropriate and realistic. In this sense, we suggest a new approach, focused on the real behavior of users, to the delimitation of relevant markets and to the analysis of market power in the digital economy.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessDireito de concorrênciaEconomia comportamentalConsumidores - comportamento de compraInternetConcorrência e mercados digitais : (ir)racionalidade dos usuários e desafios à análise antitrusteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-08-03T11:05:15Z2020-08-03T11:05:15Z2019-11-25porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/25314/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2019_JuliaNamieMaiaPintoIshihara_tcc.pdf2019_JuliaNamieMaiaPintoIshihara_tcc.pdfapplication/pdf1788609http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/25314/1/2019_JuliaNamieMaiaPintoIshihara_tcc.pdfd862cec60923fd177ec36d47cd3d0467MD5110483/253142021-12-13 12:38:52.922oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-12-13T14:38:52Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Concorrência e mercados digitais : (ir)racionalidade dos usuários e desafios à análise antitruste
title Concorrência e mercados digitais : (ir)racionalidade dos usuários e desafios à análise antitruste
spellingShingle Concorrência e mercados digitais : (ir)racionalidade dos usuários e desafios à análise antitruste
Ishihara, Júlia Namie Maia Pinto
Direito de concorrência
Economia comportamental
Consumidores - comportamento de compra
Internet
title_short Concorrência e mercados digitais : (ir)racionalidade dos usuários e desafios à análise antitruste
title_full Concorrência e mercados digitais : (ir)racionalidade dos usuários e desafios à análise antitruste
title_fullStr Concorrência e mercados digitais : (ir)racionalidade dos usuários e desafios à análise antitruste
title_full_unstemmed Concorrência e mercados digitais : (ir)racionalidade dos usuários e desafios à análise antitruste
title_sort Concorrência e mercados digitais : (ir)racionalidade dos usuários e desafios à análise antitruste
author Ishihara, Júlia Namie Maia Pinto
author_facet Ishihara, Júlia Namie Maia Pinto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ishihara, Júlia Namie Maia Pinto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Frazão, Ana de Oliveira
contributor_str_mv Frazão, Ana de Oliveira
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Direito de concorrência
Economia comportamental
Consumidores - comportamento de compra
Internet
topic Direito de concorrência
Economia comportamental
Consumidores - comportamento de compra
Internet
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2019.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-11-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-03T11:05:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-03T11:05:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ISHIHARA, Júlia Namie Maia Pinto. Concorrência e mercados digitais: (ir)racionalidade dos usuários e desafios à análise antitruste. 2019. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/25314
identifier_str_mv ISHIHARA, Júlia Namie Maia Pinto. Concorrência e mercados digitais: (ir)racionalidade dos usuários e desafios à análise antitruste. 2019. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/25314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/25314/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/25314/1/2019_JuliaNamieMaiaPintoIshihara_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
d862cec60923fd177ec36d47cd3d0467
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493124759945216