Sistemas referenciais de custos rodoviários federais : evolução histórica e métodos de reajuste
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/21123 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Tribunal de Contas da União, Instituto Serzedello Corrêa, Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2018. Curso de Especialização em Auditoria de Obras Públicas Rodoviárias. |
id |
UNB-2_b6e4852db53254feb33dea8d87596c9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/21123 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Timm, Luciana LauserAlbuquerque Filho, Luiz HelenoTIMM, Luciana Lauser. Sistemas referenciais de custos rodoviários federais: evolução histórica e métodos de reajuste. 2018. 202 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Auditoria de Obras Públicas Rodoviárias)—Tribunal de Contas da União, Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://bdm.unb.br/handle/10483/21123Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Tribunal de Contas da União, Instituto Serzedello Corrêa, Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2018. Curso de Especialização em Auditoria de Obras Públicas Rodoviárias.A presente pesquisa tem por objetivo utilizar orçamentos reais ajustados de obras contratadas pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) para comparar a evolução inflacionária do SICRO com a dos índices de reajustamento. O SICRO apresenta o resultado de pesquisa de preço de insumos, por unidade federativa, e é utilizado para compor o orçamento de referência das licitações dessa autarquia, momento no qual se define a data base que será utilizada ao longo de toda a história da obra. Mesmo no caso de contratação remanescente de obras, permanece a mesma data base inicial do processo licitatório. Já os índices de reajustamento, divulgados de maneira nacional por grupos (terraplenagem, drenagem, pavimentação, etc.), servem para os reajustes necessários a partir dessa data base. Havendo discrepância significativa de valor real entre ambos, poderá ocorrer distorção nos preços pagos pelo DNIT. Além disso, a metodologia de pesquisa de preços do sistema já foi bastante contestada pelos órgãos de controle, tendo sido no passado detectado aspectos como definição do preço referencial a partir de um único fornecedor, utilização do preço de uma unidade federativa para outra unidade federativa sem ao menos haver considerações de frete, entre outras potenciais inconsistências que não podem fazer parte de um sistema oficial de custos de referência confiável. Por isso, em janeiro de 2013, o DNIT adiantou a implantação da nova metodologia de custos, a qual surgiu quatro anos antes do lançamento da nova versão do sistema. As melhorias dessa nova metodologia transpareceram ao longo das simulações realizadas para esta pesquisa. Foi notado ainda indício de significativa variação entre unidades federativas: as cotações do SICRO de algumas revelando maior aderência com os índices de reajustamento do que as cotações de outras. No entanto, pela limitação de tempo, e em função das simulações terem sido feitas com extenso trabalho manual, não foi possível investigar a fundo essas distorções entre unidades federativas. Também não foi possível realizar um teste de hipóteses de maneira formal, o que demandaria possivelmente uma amostra maior do que a utilizada, ficando esses aspectos como sugestões para futuros trabalhos.Submitted by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2018-12-04T11:49:33Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_LucianaLauserTimm_tcc.pdf: 11802172 bytes, checksum: dac038d9758fb281365cdeb36b4a4b54 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2018-12-04T11:49:51Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_LucianaLauserTimm_tcc.pdf: 11802172 bytes, checksum: dac038d9758fb281365cdeb36b4a4b54 (MD5)Made available in DSpace on 2018-12-04T11:49:51Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_LucianaLauserTimm_tcc.pdf: 11802172 bytes, checksum: dac038d9758fb281365cdeb36b4a4b54 (MD5)The present research uses adjusted real budgets of works contracted by DNIT (National Department of Transport Infrastructure) to compare the inflationary evolution of the SICRO with the readjustment indices. SICRO accomplishes price survey per state of Brazilian Union and is used to compose the reference budget of the biddings of this public sector, at which time the onced fixed base date will be used throughout the entire history of the public engineering work, which may be several years. Even in the case of the remaining contracting of works, the same initial base date of the bidding process remains. Indexes of readjustments, published in a national way by groups (earthworks, drainage, paving, etc.), serve for the necessary adjustments from this base date onwards. If there is a significant discrepancy between the two, there will be a potential distortion in the prices paid by DNIT. In addition, the methodology of price survey of the system has already been contested by public control sectors. In the past, aspects such as definition of the reference price from a single supplier, use of the price from one federative unit to another federative unit without at least there are freight considerations, and other inconsistencies that cannot be part of an official system of reliable reference costs have been detected. For this reason, in January 2013, DNIT has implemented a new cost methodology in SICRO, which came four years before the release of the new version of the system. The improvements of this new methodology were evident throughout the simulations carried out for this research. There was also evidence of significant variation among federative units, some of them revealing much more adherence between SICRO and indexes of readjustments than others. However, because of time constraints, and because the simulations were done with extensive manual work, it was not possible to investigate in depth these distortions among federative units. It was also not possible to perform a formal hypothesis test, which would possibly demand a larger sample than the one used. These aspects are suggestions for future works.Obras públicasRodovias - projetos e construçãoSistema de Custos de Obras Rodoviárias (SICRO)Sistemas referenciais de custos rodoviários federais : evolução histórica e métodos de reajusteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2018-12-04T11:49:51Z2018-12-04T11:49:51Z2018-04-16info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/21123/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD55CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/21123/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/21123/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/21123/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54ORIGINAL2018_LucianaLauserTimm_tcc.pdf2018_LucianaLauserTimm_tcc.pdfapplication/pdf11802172http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/21123/1/2018_LucianaLauserTimm_tcc.pdfdac038d9758fb281365cdeb36b4a4b54MD5110483/211232018-12-04 09:49:51.358oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712018-12-04T11:49:51Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sistemas referenciais de custos rodoviários federais : evolução histórica e métodos de reajuste |
title |
Sistemas referenciais de custos rodoviários federais : evolução histórica e métodos de reajuste |
spellingShingle |
Sistemas referenciais de custos rodoviários federais : evolução histórica e métodos de reajuste Timm, Luciana Lauser Obras públicas Rodovias - projetos e construção Sistema de Custos de Obras Rodoviárias (SICRO) |
title_short |
Sistemas referenciais de custos rodoviários federais : evolução histórica e métodos de reajuste |
title_full |
Sistemas referenciais de custos rodoviários federais : evolução histórica e métodos de reajuste |
title_fullStr |
Sistemas referenciais de custos rodoviários federais : evolução histórica e métodos de reajuste |
title_full_unstemmed |
Sistemas referenciais de custos rodoviários federais : evolução histórica e métodos de reajuste |
title_sort |
Sistemas referenciais de custos rodoviários federais : evolução histórica e métodos de reajuste |
author |
Timm, Luciana Lauser |
author_facet |
Timm, Luciana Lauser |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Timm, Luciana Lauser |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Albuquerque Filho, Luiz Heleno |
contributor_str_mv |
Albuquerque Filho, Luiz Heleno |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Obras públicas Rodovias - projetos e construção Sistema de Custos de Obras Rodoviárias (SICRO) |
topic |
Obras públicas Rodovias - projetos e construção Sistema de Custos de Obras Rodoviárias (SICRO) |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Tribunal de Contas da União, Instituto Serzedello Corrêa, Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2018. Curso de Especialização em Auditoria de Obras Públicas Rodoviárias. |
publishDate |
2018 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2018-04-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-12-04T11:49:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-12-04T11:49:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
TIMM, Luciana Lauser. Sistemas referenciais de custos rodoviários federais: evolução histórica e métodos de reajuste. 2018. 202 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Auditoria de Obras Públicas Rodoviárias)—Tribunal de Contas da União, Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/21123 |
identifier_str_mv |
TIMM, Luciana Lauser. Sistemas referenciais de custos rodoviários federais: evolução histórica e métodos de reajuste. 2018. 202 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Auditoria de Obras Públicas Rodoviárias)—Tribunal de Contas da União, Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/21123 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/21123/5/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/21123/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/21123/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/21123/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/21123/1/2018_LucianaLauserTimm_tcc.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e dac038d9758fb281365cdeb36b4a4b54 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801493073475141632 |