Sistemas referenciais de custos rodoviários federais : evolução histórica e métodos de reajuste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Timm, Luciana Lauser
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/21123
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Tribunal de Contas da União, Instituto Serzedello Corrêa, Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2018. Curso de Especialização em Auditoria de Obras Públicas Rodoviárias.
id UNB-2_b6e4852db53254feb33dea8d87596c9e
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/21123
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Timm, Luciana LauserAlbuquerque Filho, Luiz HelenoTIMM, Luciana Lauser. Sistemas referenciais de custos rodoviários federais: evolução histórica e métodos de reajuste. 2018. 202 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Auditoria de Obras Públicas Rodoviárias)—Tribunal de Contas da União, Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://bdm.unb.br/handle/10483/21123Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Tribunal de Contas da União, Instituto Serzedello Corrêa, Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2018. Curso de Especialização em Auditoria de Obras Públicas Rodoviárias.A presente pesquisa tem por objetivo utilizar orçamentos reais ajustados de obras contratadas pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) para comparar a evolução inflacionária do SICRO com a dos índices de reajustamento. O SICRO apresenta o resultado de pesquisa de preço de insumos, por unidade federativa, e é utilizado para compor o orçamento de referência das licitações dessa autarquia, momento no qual se define a data base que será utilizada ao longo de toda a história da obra. Mesmo no caso de contratação remanescente de obras, permanece a mesma data base inicial do processo licitatório. Já os índices de reajustamento, divulgados de maneira nacional por grupos (terraplenagem, drenagem, pavimentação, etc.), servem para os reajustes necessários a partir dessa data base. Havendo discrepância significativa de valor real entre ambos, poderá ocorrer distorção nos preços pagos pelo DNIT. Além disso, a metodologia de pesquisa de preços do sistema já foi bastante contestada pelos órgãos de controle, tendo sido no passado detectado aspectos como definição do preço referencial a partir de um único fornecedor, utilização do preço de uma unidade federativa para outra unidade federativa sem ao menos haver considerações de frete, entre outras potenciais inconsistências que não podem fazer parte de um sistema oficial de custos de referência confiável. Por isso, em janeiro de 2013, o DNIT adiantou a implantação da nova metodologia de custos, a qual surgiu quatro anos antes do lançamento da nova versão do sistema. As melhorias dessa nova metodologia transpareceram ao longo das simulações realizadas para esta pesquisa. Foi notado ainda indício de significativa variação entre unidades federativas: as cotações do SICRO de algumas revelando maior aderência com os índices de reajustamento do que as cotações de outras. No entanto, pela limitação de tempo, e em função das simulações terem sido feitas com extenso trabalho manual, não foi possível investigar a fundo essas distorções entre unidades federativas. Também não foi possível realizar um teste de hipóteses de maneira formal, o que demandaria possivelmente uma amostra maior do que a utilizada, ficando esses aspectos como sugestões para futuros trabalhos.Submitted by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2018-12-04T11:49:33Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_LucianaLauserTimm_tcc.pdf: 11802172 bytes, checksum: dac038d9758fb281365cdeb36b4a4b54 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2018-12-04T11:49:51Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_LucianaLauserTimm_tcc.pdf: 11802172 bytes, checksum: dac038d9758fb281365cdeb36b4a4b54 (MD5)Made available in DSpace on 2018-12-04T11:49:51Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_LucianaLauserTimm_tcc.pdf: 11802172 bytes, checksum: dac038d9758fb281365cdeb36b4a4b54 (MD5)The present research uses adjusted real budgets of works contracted by DNIT (National Department of Transport Infrastructure) to compare the inflationary evolution of the SICRO with the readjustment indices. SICRO accomplishes price survey per state of Brazilian Union and is used to compose the reference budget of the biddings of this public sector, at which time the onced fixed base date will be used throughout the entire history of the public engineering work, which may be several years. Even in the case of the remaining contracting of works, the same initial base date of the bidding process remains. Indexes of readjustments, published in a national way by groups (earthworks, drainage, paving, etc.), serve for the necessary adjustments from this base date onwards. If there is a significant discrepancy between the two, there will be a potential distortion in the prices paid by DNIT. In addition, the methodology of price survey of the system has already been contested by public control sectors. In the past, aspects such as definition of the reference price from a single supplier, use of the price from one federative unit to another federative unit without at least there are freight considerations, and other inconsistencies that cannot be part of an official system of reliable reference costs have been detected. For this reason, in January 2013, DNIT has implemented a new cost methodology in SICRO, which came four years before the release of the new version of the system. The improvements of this new methodology were evident throughout the simulations carried out for this research. There was also evidence of significant variation among federative units, some of them revealing much more adherence between SICRO and indexes of readjustments than others. However, because of time constraints, and because the simulations were done with extensive manual work, it was not possible to investigate in depth these distortions among federative units. It was also not possible to perform a formal hypothesis test, which would possibly demand a larger sample than the one used. These aspects are suggestions for future works.Obras públicasRodovias - projetos e construçãoSistema de Custos de Obras Rodoviárias (SICRO)Sistemas referenciais de custos rodoviários federais : evolução histórica e métodos de reajusteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2018-12-04T11:49:51Z2018-12-04T11:49:51Z2018-04-16info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/21123/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD55CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/21123/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/21123/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/21123/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54ORIGINAL2018_LucianaLauserTimm_tcc.pdf2018_LucianaLauserTimm_tcc.pdfapplication/pdf11802172http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/21123/1/2018_LucianaLauserTimm_tcc.pdfdac038d9758fb281365cdeb36b4a4b54MD5110483/211232018-12-04 09:49:51.358oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712018-12-04T11:49:51Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sistemas referenciais de custos rodoviários federais : evolução histórica e métodos de reajuste
title Sistemas referenciais de custos rodoviários federais : evolução histórica e métodos de reajuste
spellingShingle Sistemas referenciais de custos rodoviários federais : evolução histórica e métodos de reajuste
Timm, Luciana Lauser
Obras públicas
Rodovias - projetos e construção
Sistema de Custos de Obras Rodoviárias (SICRO)
title_short Sistemas referenciais de custos rodoviários federais : evolução histórica e métodos de reajuste
title_full Sistemas referenciais de custos rodoviários federais : evolução histórica e métodos de reajuste
title_fullStr Sistemas referenciais de custos rodoviários federais : evolução histórica e métodos de reajuste
title_full_unstemmed Sistemas referenciais de custos rodoviários federais : evolução histórica e métodos de reajuste
title_sort Sistemas referenciais de custos rodoviários federais : evolução histórica e métodos de reajuste
author Timm, Luciana Lauser
author_facet Timm, Luciana Lauser
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Timm, Luciana Lauser
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Albuquerque Filho, Luiz Heleno
contributor_str_mv Albuquerque Filho, Luiz Heleno
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Obras públicas
Rodovias - projetos e construção
Sistema de Custos de Obras Rodoviárias (SICRO)
topic Obras públicas
Rodovias - projetos e construção
Sistema de Custos de Obras Rodoviárias (SICRO)
description Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Tribunal de Contas da União, Instituto Serzedello Corrêa, Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2018. Curso de Especialização em Auditoria de Obras Públicas Rodoviárias.
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018-04-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-04T11:49:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-12-04T11:49:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TIMM, Luciana Lauser. Sistemas referenciais de custos rodoviários federais: evolução histórica e métodos de reajuste. 2018. 202 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Auditoria de Obras Públicas Rodoviárias)—Tribunal de Contas da União, Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/21123
identifier_str_mv TIMM, Luciana Lauser. Sistemas referenciais de custos rodoviários federais: evolução histórica e métodos de reajuste. 2018. 202 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Auditoria de Obras Públicas Rodoviárias)—Tribunal de Contas da União, Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/21123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/21123/5/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/21123/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/21123/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/21123/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/21123/1/2018_LucianaLauserTimm_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
dac038d9758fb281365cdeb36b4a4b54
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493073475141632