Estudo comparativo entre o serviço rodoviário no referencial de custo versus a apropriação na obra
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/251742 |
Resumo: | Este trabalho versa sobre um estudo comparativo do serviço rodoviário entre o referencial de custos do Sistema de Custos Referenciais de Obras (SICRO) e a apropriação na obra. O SICRO é, atualmente, o referencial básico para estimar os custos de obras rodoviárias. O que torna uma empresa competitiva ou não no mercado é o controle desses custos. Muitas Empresas de Construções Rodoviárias (ECRs) reivindicam que o SICRO deixa uma margem muito pequena. Isso, consequentemente, ou até mesmo elimina o potencial competitivo das empresas, fazendo com que, muitas vezes, precisem abandonar a obra, durante a execução, por não terem verbas suficientes para dar continuidade às etapas necessárias. A partir da revisão de literatura que aborda custos rodoviários, licitação e orçamentos – muito necessários neste trabalho –, foi feito um estudo para verificar as maiores dificuldades enfrentadas pelas ECRs na apropriação de seus custos e se realmente há grande diferença de valores entre SICRO e ECRs. Para a verificação foi escolhido um serviço rodoviário relevante para um orçamento: base ou sub-base de brita graduada com brita comercial. Primeiramente, a comparação se deu através de gráficos, focada nos consumos de mão-de-obra, equipamento e produção de equipe. Para tal, foram entrevistadas quatro empresas. Concluiu-se que a margem monetária das empresas fica negativa comparada com a composição referencial. Por fim, constatou-se que há uma grande discrepância na composição, principalmente em relação à produtividade que é superior à aferida em campo. As maiores dificuldades são referentes a aferições em campo quanto à produtividade, custos periféricos à atividade principal e variabilidade de recursos disponíveis entre localidades diferentes. |
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Santos, Bianca Nunes dosMuller, Claudio Jose2022-11-24T04:47:27Z2022http://hdl.handle.net/10183/251742001153885Este trabalho versa sobre um estudo comparativo do serviço rodoviário entre o referencial de custos do Sistema de Custos Referenciais de Obras (SICRO) e a apropriação na obra. O SICRO é, atualmente, o referencial básico para estimar os custos de obras rodoviárias. O que torna uma empresa competitiva ou não no mercado é o controle desses custos. Muitas Empresas de Construções Rodoviárias (ECRs) reivindicam que o SICRO deixa uma margem muito pequena. Isso, consequentemente, ou até mesmo elimina o potencial competitivo das empresas, fazendo com que, muitas vezes, precisem abandonar a obra, durante a execução, por não terem verbas suficientes para dar continuidade às etapas necessárias. A partir da revisão de literatura que aborda custos rodoviários, licitação e orçamentos – muito necessários neste trabalho –, foi feito um estudo para verificar as maiores dificuldades enfrentadas pelas ECRs na apropriação de seus custos e se realmente há grande diferença de valores entre SICRO e ECRs. Para a verificação foi escolhido um serviço rodoviário relevante para um orçamento: base ou sub-base de brita graduada com brita comercial. Primeiramente, a comparação se deu através de gráficos, focada nos consumos de mão-de-obra, equipamento e produção de equipe. Para tal, foram entrevistadas quatro empresas. Concluiu-se que a margem monetária das empresas fica negativa comparada com a composição referencial. Por fim, constatou-se que há uma grande discrepância na composição, principalmente em relação à produtividade que é superior à aferida em campo. As maiores dificuldades são referentes a aferições em campo quanto à produtividade, custos periféricos à atividade principal e variabilidade de recursos disponíveis entre localidades diferentes.This work is about a comparative study of the road service between the cost referential of the System of Referential Costs of Works (SICRO) and the appropriation of road work. SICRO is currently the basic reference for estimating road works costs. What makes a company competitive or not in the market is the control of these costs. Many Road Construction Companies (ECRs) claim that SICRO leaves too little margin. This, consequently, eliminates the competitive potential of the companies, causing them, many times, to have to abandon the work, during the execution, because they do not have enough funds to continue the necessary phases. From the literature review that addresses road costs, bidding and budgets – very necessary in this work –, a study was carried out to verify the greatest difficulties faced by ECRs in the appropriation of their costs and if there really is a big difference in values between SICRO and ECRs. For the verification, a relevant road service was chosen for a budget: base or sub-base of graded gravel with commercial gravel. Firstly, the comparison was made through scatter plots, focused on the consumption of material, labor and equipment. For this, four companies were interviewed. To this end, four companies were interviewed. It was concluded that the monetary margin of companies is negative compared to the reference composition. Finally, it was found that there is a large discrepancy in the composition, especially in relation to productivity, which is higher than that measured in the field. The greatest difficulties refer to field measurements regarding productivity, peripheral costs to the main activity and variability of available resources between different locations.application/pdfporRodovias : Projeto e construçãoRodovias : Aspectos econômicosCusto da construçãoSICRORoad costBudgetsEstudo comparativo entre o serviço rodoviário no referencial de custo versus a apropriação na obrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2022Engenharia Civilgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001153885.pdf.txt001153885.pdf.txtExtracted Texttext/plain143525http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251742/2/001153885.pdf.txtb825941ef6d0624f4f7f4dd21343375cMD52ORIGINAL001153885.pdfTexto completoapplication/pdf1656540http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251742/1/001153885.pdf34a1bab88381812d1241178f0be5d083MD5110183/2517422022-12-18 05:46:51.08622oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251742Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-18T07:46:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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