Julgamento e significado de marcas : uma análise entre computadores portáteis da Apple e Sony
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/5333 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013. |
id |
UNB-2_b850c7a8eaae839fccfdf2acbea96351 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/5333 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Lossio, Carolina Rodrigues MartinsAlfinito, SolangeLOSSIO, Carolina Rodrigues Martins. Julgamento e significado de marcas: uma análise entre computadores portáteis da Apple e Sony. 2013. 44 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://bdm.unb.br/handle/10483/5333Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.A Apple e a Sony são marcas que vêm dominando o mercado de computadores portáteis por possuírem perfil inovador e prezarem pela qualidade, tecnologia avançada e durabilidade. No entanto, é interessante pesquisar qual o significado atribuído às marcas Apple e Sony e quais os tipos de julgamentos realizados por seus consumidores. Este trabalho propõe comparar estas marcas para a compra de computadores portáteis identificando os tipos de julgamentos e significados atribuídos a elas, tendo como instrumento de pesquisa um questionário estruturado aplicado em 320 estudantes universitários, utilizando uma escala de julgamento e significado para análise de marcas. A pesquisa foi de natureza aplicada, quantitativa, descritiva e de levantamento. Depois de realizadas as análises estatísticas descritivas e inferenciais, concluiu-se que em geral tanto os usuários da Apple quanto da Sony atribuem significado simbólico e utilizam os julgamentos afetivo e fragmentado para avaliarem as marcas. Foi identificado também que os usuários da Sony pareceram atribuir mais significado privado e realizar um julgamento fragmentado quando escolhem marca do que os usuários da Apple. Em contrapartida, os usuários da Apple pareceram fazer um julgamento mais afetivo do que os usuários da Sony. Os resultados deste trabalho podem contribuir para o estudo sobre o comportamento dos consumidores no que diz respeito aos julgamentos e significados de marca e auxiliar estratégias de marketing e estudos sobre a fidelização de marcas, além de ajudar os profissionais de marketing a desenvolver marcas que atraiam um determinado grupo de consumidores.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2013-06-11T23:31:25Z No. of bitstreams: 1 2013_CarolinaRodriguesMartinsLossio.pdf: 551573 bytes, checksum: 049ac2ff9b7482f9d3f5039e08a53e53 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2013-06-19T15:03:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_CarolinaRodriguesMartinsLossio.pdf: 551573 bytes, checksum: 049ac2ff9b7482f9d3f5039e08a53e53 (MD5)Made available in DSpace on 2013-06-19T15:03:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_CarolinaRodriguesMartinsLossio.pdf: 551573 bytes, checksum: 049ac2ff9b7482f9d3f5039e08a53e53 (MD5)Marca de produtosComputadoresConsumidores - preferênciaComportamento do consumidorJulgamento e significado de marcas : uma análise entre computadores portáteis da Apple e Sonyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2013-06-19T15:03:05Z2013-06-19T15:03:05Z2013-06-19T15:03:05Z2013-03-04info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2013_CarolinaRodriguesMartinsLossio.pdf2013_CarolinaRodriguesMartinsLossio.pdfapplication/pdf551573http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5333/1/2013_CarolinaRodriguesMartinsLossio.pdf049ac2ff9b7482f9d3f5039e08a53e53MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5333/2/license_url7f64630c1606d5367bf6ead08376a066MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5333/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21658http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5333/4/license_rdf01bdef39dd2201d7d3514cfb6f65ed5dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1840http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5333/5/license.txte883a485a45d9cec7fedf187f37b7bf2MD5510483/53332013-06-19 12:03:05.74oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712013-06-19T15:03:05Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Julgamento e significado de marcas : uma análise entre computadores portáteis da Apple e Sony |
title |
Julgamento e significado de marcas : uma análise entre computadores portáteis da Apple e Sony |
spellingShingle |
Julgamento e significado de marcas : uma análise entre computadores portáteis da Apple e Sony Lossio, Carolina Rodrigues Martins Marca de produtos Computadores Consumidores - preferência Comportamento do consumidor |
title_short |
Julgamento e significado de marcas : uma análise entre computadores portáteis da Apple e Sony |
title_full |
Julgamento e significado de marcas : uma análise entre computadores portáteis da Apple e Sony |
title_fullStr |
Julgamento e significado de marcas : uma análise entre computadores portáteis da Apple e Sony |
title_full_unstemmed |
Julgamento e significado de marcas : uma análise entre computadores portáteis da Apple e Sony |
title_sort |
Julgamento e significado de marcas : uma análise entre computadores portáteis da Apple e Sony |
author |
Lossio, Carolina Rodrigues Martins |
author_facet |
Lossio, Carolina Rodrigues Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lossio, Carolina Rodrigues Martins |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alfinito, Solange |
contributor_str_mv |
Alfinito, Solange |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Marca de produtos Computadores Consumidores - preferência Comportamento do consumidor |
topic |
Marca de produtos Computadores Consumidores - preferência Comportamento do consumidor |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013. |
publishDate |
2013 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2013-03-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-06-19T15:03:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-06-19T15:03:05Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-06-19T15:03:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LOSSIO, Carolina Rodrigues Martins. Julgamento e significado de marcas: uma análise entre computadores portáteis da Apple e Sony. 2013. 44 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/5333 |
identifier_str_mv |
LOSSIO, Carolina Rodrigues Martins. Julgamento e significado de marcas: uma análise entre computadores portáteis da Apple e Sony. 2013. 44 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/5333 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5333/1/2013_CarolinaRodriguesMartinsLossio.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5333/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5333/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5333/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5333/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
049ac2ff9b7482f9d3f5039e08a53e53 7f64630c1606d5367bf6ead08376a066 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 01bdef39dd2201d7d3514cfb6f65ed5d e883a485a45d9cec7fedf187f37b7bf2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907783117963264 |