Julgamento e significado de marcas : uma análise entre computadores portáteis da Apple e Sony

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lossio, Carolina Rodrigues Martins
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/5333
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.
id UNB-2_b850c7a8eaae839fccfdf2acbea96351
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/5333
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Lossio, Carolina Rodrigues MartinsAlfinito, SolangeLOSSIO, Carolina Rodrigues Martins. Julgamento e significado de marcas: uma análise entre computadores portáteis da Apple e Sony. 2013. 44 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://bdm.unb.br/handle/10483/5333Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.A Apple e a Sony são marcas que vêm dominando o mercado de computadores portáteis por possuírem perfil inovador e prezarem pela qualidade, tecnologia avançada e durabilidade. No entanto, é interessante pesquisar qual o significado atribuído às marcas Apple e Sony e quais os tipos de julgamentos realizados por seus consumidores. Este trabalho propõe comparar estas marcas para a compra de computadores portáteis identificando os tipos de julgamentos e significados atribuídos a elas, tendo como instrumento de pesquisa um questionário estruturado aplicado em 320 estudantes universitários, utilizando uma escala de julgamento e significado para análise de marcas. A pesquisa foi de natureza aplicada, quantitativa, descritiva e de levantamento. Depois de realizadas as análises estatísticas descritivas e inferenciais, concluiu-se que em geral tanto os usuários da Apple quanto da Sony atribuem significado simbólico e utilizam os julgamentos afetivo e fragmentado para avaliarem as marcas. Foi identificado também que os usuários da Sony pareceram atribuir mais significado privado e realizar um julgamento fragmentado quando escolhem marca do que os usuários da Apple. Em contrapartida, os usuários da Apple pareceram fazer um julgamento mais afetivo do que os usuários da Sony. Os resultados deste trabalho podem contribuir para o estudo sobre o comportamento dos consumidores no que diz respeito aos julgamentos e significados de marca e auxiliar estratégias de marketing e estudos sobre a fidelização de marcas, além de ajudar os profissionais de marketing a desenvolver marcas que atraiam um determinado grupo de consumidores.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2013-06-11T23:31:25Z No. of bitstreams: 1 2013_CarolinaRodriguesMartinsLossio.pdf: 551573 bytes, checksum: 049ac2ff9b7482f9d3f5039e08a53e53 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2013-06-19T15:03:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_CarolinaRodriguesMartinsLossio.pdf: 551573 bytes, checksum: 049ac2ff9b7482f9d3f5039e08a53e53 (MD5)Made available in DSpace on 2013-06-19T15:03:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_CarolinaRodriguesMartinsLossio.pdf: 551573 bytes, checksum: 049ac2ff9b7482f9d3f5039e08a53e53 (MD5)Marca de produtosComputadoresConsumidores - preferênciaComportamento do consumidorJulgamento e significado de marcas : uma análise entre computadores portáteis da Apple e Sonyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2013-06-19T15:03:05Z2013-06-19T15:03:05Z2013-06-19T15:03:05Z2013-03-04info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2013_CarolinaRodriguesMartinsLossio.pdf2013_CarolinaRodriguesMartinsLossio.pdfapplication/pdf551573http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5333/1/2013_CarolinaRodriguesMartinsLossio.pdf049ac2ff9b7482f9d3f5039e08a53e53MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5333/2/license_url7f64630c1606d5367bf6ead08376a066MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5333/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21658http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5333/4/license_rdf01bdef39dd2201d7d3514cfb6f65ed5dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1840http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5333/5/license.txte883a485a45d9cec7fedf187f37b7bf2MD5510483/53332013-06-19 12:03:05.74oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712013-06-19T15:03:05Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Julgamento e significado de marcas : uma análise entre computadores portáteis da Apple e Sony
title Julgamento e significado de marcas : uma análise entre computadores portáteis da Apple e Sony
spellingShingle Julgamento e significado de marcas : uma análise entre computadores portáteis da Apple e Sony
Lossio, Carolina Rodrigues Martins
Marca de produtos
Computadores
Consumidores - preferência
Comportamento do consumidor
title_short Julgamento e significado de marcas : uma análise entre computadores portáteis da Apple e Sony
title_full Julgamento e significado de marcas : uma análise entre computadores portáteis da Apple e Sony
title_fullStr Julgamento e significado de marcas : uma análise entre computadores portáteis da Apple e Sony
title_full_unstemmed Julgamento e significado de marcas : uma análise entre computadores portáteis da Apple e Sony
title_sort Julgamento e significado de marcas : uma análise entre computadores portáteis da Apple e Sony
author Lossio, Carolina Rodrigues Martins
author_facet Lossio, Carolina Rodrigues Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lossio, Carolina Rodrigues Martins
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alfinito, Solange
contributor_str_mv Alfinito, Solange
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Marca de produtos
Computadores
Consumidores - preferência
Comportamento do consumidor
topic Marca de produtos
Computadores
Consumidores - preferência
Comportamento do consumidor
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.
publishDate 2013
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2013-03-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-06-19T15:03:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-06-19T15:03:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-06-19T15:03:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LOSSIO, Carolina Rodrigues Martins. Julgamento e significado de marcas: uma análise entre computadores portáteis da Apple e Sony. 2013. 44 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/5333
identifier_str_mv LOSSIO, Carolina Rodrigues Martins. Julgamento e significado de marcas: uma análise entre computadores portáteis da Apple e Sony. 2013. 44 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/5333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5333/1/2013_CarolinaRodriguesMartinsLossio.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5333/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5333/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5333/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5333/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 049ac2ff9b7482f9d3f5039e08a53e53
7f64630c1606d5367bf6ead08376a066
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
01bdef39dd2201d7d3514cfb6f65ed5d
e883a485a45d9cec7fedf187f37b7bf2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492912502996992