Estudo da influência da injeção de mistura de etanol e água em motores do ciclo diesel
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/4166 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2012. |
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Melo, Daniel Felipe RochaHidalgo Falla, Maria del PilarVeras, Carlos Alberto GurgelMELO, Daniel Felipe Rocha. Estudo da influência da injeção de mistura de etanol e água em motores do ciclo diesel. [2012]. xi, 93 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://bdm.unb.br/handle/10483/4166Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2012.A busca pelo uso de combustíveis renováveis para a geração de energia tem sido alvo de pesquisas ao redor do mundo. Eficiência e baixas emissões de poluentes nocivos ao meio ambiente são os seus enfoques principais, os quais sempre estão atrelados às questões econômicas e sustentáveis. Seguindo essa linha de raciocínio, pesquisas estão sendo realizadas a procura de tecnologias que possam ser aplicadas em motores de combustão interna, com o mínimo de alterações da configuração original, para que a utilização de combustíveis renováveis se torne pratica. Neste trabalho, foi proposta uma metodologia para o uso de etanol e agua em motores por ignição por compressão. O objetivo principal do trabalho consiste em avaliar a influência do uso do etanol e agua em motores do ciclo diesel, operando com um biocombustível que, no caso, consiste no biodiesel de soja, produzido pela FGA – UNB por rota metílica. A mistura de etanol e agua consistiam em uma proporção de 50% para cada componente, sendo vaporizados na admissão do motor. Foram realizados testes com a mistura de diesel com biodiesel em varias proporções (5%, 15%, 25%, 50% e 100% de substituição do diesel pelo biocombustível) no âmbito de consumo especifico e emissões, sendo analisado para carga parcial (75%). Foram comparados os resultados obtidos com o motor operando com diesel comercial (B0 – S500) e com o biodiesel de soja, com e sem o uso do sistema de injeção de etanol e agua para este biocombustível. Os testes indicaram uma queda no rendimento térmico do motor, bem como o aumento do consumo especifico com o uso do sistema de vaporização de etanol e agua, quando comparado com o motor operando sem o uso do sistema, para o uso do diesel e do biodiesel. A combinação de etanol e agua com o biodiesel apresentou um aumento nas emissões de CO e hidrocarbonetos não queimados. Houve uma redução esperada nos índices de CO2, uma vez que uma maior proporção de combustível sofreu combustão incompleta. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe research for the renewable fuels’ use for power generation has been the objective of researches around the world. Efficiency and low emissions of harmful pollutants to the environment are its main focus, which are always linked to economic issues and sustainability. Follow this reason, researches are been carried out for search for technologies applied to internal combustion engines, with minimal changes to the original configuration, so that the use of renewable fuels will become practice. This project aims to evaluate the influence of the using ethanol and water in diesel cycle engines, operating with a biofuel that consist in soy biodiesel, produced by the FGA – UnB pilot plant for methylic route. The ethanol and water blend, which were in a ratio of 50% for each component, being furmigated in the engine intake. The tests were carried out with diesel and biodiesel blends in various proportions ( 5%, 15%, 25%, 50% and 100% of replacement from diesel to biodiesel), which specific consumption and emissions been analyzed for partial load engine operation (75%). The results obtained were compared with the engine running with commercial diesel (B0 – S500) and biodiesel, with and without the use of the water and ethanol injection system for this biofuel. The tests indicated a decrease in thermal efficiency, as well as the increase of specific consumption with the use of fumigation system, when compared the engine running without this system, using the both fuels. The combination of ethanol and water with biodiesel presented an increase in CO and unburned hydrocarbons emissions, with an expected reduction in CO2, since a larger proportion of fuel suffered incomplete combustion.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2012-11-20T21:36:02Z No. of bitstreams: 1 2012_DanielFelipeRochaMelo.pdf: 2270942 bytes, checksum: ee2949578f751904caaf8e11470bf11d (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2012-12-03T13:55:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2012_DanielFelipeRochaMelo.pdf: 2270942 bytes, checksum: ee2949578f751904caaf8e11470bf11d (MD5)Made available in DSpace on 2012-12-03T13:55:17Z (GMT). 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