Estudo da influência da injeção de mistura de etanol e água em motores do ciclo diesel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Daniel Felipe Rocha
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/4166
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2012.
id UNB-2_ba5d1d4eb64d72be43edccf0860f02d5
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/4166
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Melo, Daniel Felipe RochaHidalgo Falla, Maria del PilarVeras, Carlos Alberto GurgelMELO, Daniel Felipe Rocha. Estudo da influência da injeção de mistura de etanol e água em motores do ciclo diesel. [2012]. xi, 93 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://bdm.unb.br/handle/10483/4166Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2012.A busca pelo uso de combustíveis renováveis para a geração de energia tem sido alvo de pesquisas ao redor do mundo. Eficiência e baixas emissões de poluentes nocivos ao meio ambiente são os seus enfoques principais, os quais sempre estão atrelados às questões econômicas e sustentáveis. Seguindo essa linha de raciocínio, pesquisas estão sendo realizadas a procura de tecnologias que possam ser aplicadas em motores de combustão interna, com o mínimo de alterações da configuração original, para que a utilização de combustíveis renováveis se torne pratica. Neste trabalho, foi proposta uma metodologia para o uso de etanol e agua em motores por ignição por compressão. O objetivo principal do trabalho consiste em avaliar a influência do uso do etanol e agua em motores do ciclo diesel, operando com um biocombustível que, no caso, consiste no biodiesel de soja, produzido pela FGA – UNB por rota metílica. A mistura de etanol e agua consistiam em uma proporção de 50% para cada componente, sendo vaporizados na admissão do motor. Foram realizados testes com a mistura de diesel com biodiesel em varias proporções (5%, 15%, 25%, 50% e 100% de substituição do diesel pelo biocombustível) no âmbito de consumo especifico e emissões, sendo analisado para carga parcial (75%). Foram comparados os resultados obtidos com o motor operando com diesel comercial (B0 – S500) e com o biodiesel de soja, com e sem o uso do sistema de injeção de etanol e agua para este biocombustível. Os testes indicaram uma queda no rendimento térmico do motor, bem como o aumento do consumo especifico com o uso do sistema de vaporização de etanol e agua, quando comparado com o motor operando sem o uso do sistema, para o uso do diesel e do biodiesel. A combinação de etanol e agua com o biodiesel apresentou um aumento nas emissões de CO e hidrocarbonetos não queimados. Houve uma redução esperada nos índices de CO2, uma vez que uma maior proporção de combustível sofreu combustão incompleta. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe research for the renewable fuels’ use for power generation has been the objective of researches around the world. Efficiency and low emissions of harmful pollutants to the environment are its main focus, which are always linked to economic issues and sustainability. Follow this reason, researches are been carried out for search for technologies applied to internal combustion engines, with minimal changes to the original configuration, so that the use of renewable fuels will become practice. This project aims to evaluate the influence of the using ethanol and water in diesel cycle engines, operating with a biofuel that consist in soy biodiesel, produced by the FGA – UnB pilot plant for methylic route. The ethanol and water blend, which were in a ratio of 50% for each component, being furmigated in the engine intake. The tests were carried out with diesel and biodiesel blends in various proportions ( 5%, 15%, 25%, 50% and 100% of replacement from diesel to biodiesel), which specific consumption and emissions been analyzed for partial load engine operation (75%). The results obtained were compared with the engine running with commercial diesel (B0 – S500) and biodiesel, with and without the use of the water and ethanol injection system for this biofuel. The tests indicated a decrease in thermal efficiency, as well as the increase of specific consumption with the use of fumigation system, when compared the engine running without this system, using the both fuels. The combination of ethanol and water with biodiesel presented an increase in CO and unburned hydrocarbons emissions, with an expected reduction in CO2, since a larger proportion of fuel suffered incomplete combustion.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2012-11-20T21:36:02Z No. of bitstreams: 1 2012_DanielFelipeRochaMelo.pdf: 2270942 bytes, checksum: ee2949578f751904caaf8e11470bf11d (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2012-12-03T13:55:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2012_DanielFelipeRochaMelo.pdf: 2270942 bytes, checksum: ee2949578f751904caaf8e11470bf11d (MD5)Made available in DSpace on 2012-12-03T13:55:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012_DanielFelipeRochaMelo.pdf: 2270942 bytes, checksum: ee2949578f751904caaf8e11470bf11d (MD5)Motor - dieselCombustíveis para motoresEnergia da biomassaEstudo da influência da injeção de mistura de etanol e água em motores do ciclo dieselinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2012-12-03T13:55:17Z2012-12-03T13:55:17Z2012-12-03T13:55:17Z2012info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2012_DanielFelipeRochaMelo.pdf2012_DanielFelipeRochaMelo.pdfapplication/pdf2270942http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4166/1/2012_DanielFelipeRochaMelo.pdfee2949578f751904caaf8e11470bf11dMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4166/2/license_urlfd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4166/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23599http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4166/4/license_rdf9e2b7f6edbd693264102b96ece20428aMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1848http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4166/5/license.txtb59d9ea99ee86f0292716976abf10fb9MD5510483/41662014-01-30 10:31:55.703oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712014-01-30T12:31:55Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Estudo da influência da injeção de mistura de etanol e água em motores do ciclo diesel
title Estudo da influência da injeção de mistura de etanol e água em motores do ciclo diesel
spellingShingle Estudo da influência da injeção de mistura de etanol e água em motores do ciclo diesel
Melo, Daniel Felipe Rocha
Motor - diesel
Combustíveis para motores
Energia da biomassa
title_short Estudo da influência da injeção de mistura de etanol e água em motores do ciclo diesel
title_full Estudo da influência da injeção de mistura de etanol e água em motores do ciclo diesel
title_fullStr Estudo da influência da injeção de mistura de etanol e água em motores do ciclo diesel
title_full_unstemmed Estudo da influência da injeção de mistura de etanol e água em motores do ciclo diesel
title_sort Estudo da influência da injeção de mistura de etanol e água em motores do ciclo diesel
author Melo, Daniel Felipe Rocha
author_facet Melo, Daniel Felipe Rocha
author_role author
dc.contributor.advisorco.none.fl_str_mv Hidalgo Falla, Maria del Pilar
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Daniel Felipe Rocha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Veras, Carlos Alberto Gurgel
contributor_str_mv Veras, Carlos Alberto Gurgel
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Motor - diesel
Combustíveis para motores
Energia da biomassa
topic Motor - diesel
Combustíveis para motores
Energia da biomassa
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2012.
publishDate 2012
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-12-03T13:55:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-12-03T13:55:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-12-03T13:55:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MELO, Daniel Felipe Rocha. Estudo da influência da injeção de mistura de etanol e água em motores do ciclo diesel. [2012]. xi, 93 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/4166
identifier_str_mv MELO, Daniel Felipe Rocha. Estudo da influência da injeção de mistura de etanol e água em motores do ciclo diesel. [2012]. xi, 93 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/4166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4166/1/2012_DanielFelipeRochaMelo.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4166/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4166/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4166/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4166/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ee2949578f751904caaf8e11470bf11d
fd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
9e2b7f6edbd693264102b96ece20428a
b59d9ea99ee86f0292716976abf10fb9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492900243046400