A consciência socialmente responsável dos consumidores de produtos de fast fashion frente a aspectos de mercado justo
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/13942 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016. |
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Galimberti, Orielly De La VegaAlfinito, SolangeGALIMBERTI, Orielly De La Vega. A consciência socialmente responsável dos consumidores de produtos de fast fashion frente a aspectos de mercado justo. 2016. 71 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://bdm.unb.br/handle/10483/13942Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.A Lei Imperial nº 3.353, de 13 de maio de 1888, ou mais conhecida como Lei Aurea, foi o instrumento legal que extinguiu a escravidão no Brasil. Entretanto, compreendese que a escravidão ainda é uma realidade mundial. A Organização Internacional do Trabalho informou que em 2014 existiam cerca 63 milhões de pessoas que trabalhavam em situações de trabalho forçado e análogo à escravidão. O setor têxtil é responsável em 5% desses trabalhadores. A ONG Repórter Brasil afirma que as marcas de fast fashion são bem recorrentes dessas práticas no Brasil. Assim sendo, este trabalho, de natureza descritiva e qualitativa teve como objetivo fazer um levantamento das atitudes dos consumidores de fast fashion perante aspectos de mercado justo e responsabilidade social, levando em consideração seu entendimento a cerca desses temas e seu cotidiano ao consumir peças de roupas desse mercado. Através de entrevistas individuais semiestruturadas, identificou-se que a consciência socialmente responsável dos consumidores de peças de fast fashion entrevistados frente a aspectos de mercado justo, é muito pequena principalmente por causa da falta de informação dos consumidores frente ao assunto de responsabilidade social, no sentido de que a maioria não sabe das condições trabalhistas que os produtos que consome são feitos e não sabem como proceder para causar um impacto com suas próprias ações. O mesmo acontece com o conceito mercado justo que é pouco conhecido em Brasília. Portanto, entender o comportamento do consumidor de fast fashion frente a aspectos de responsabilidade social e mercado justo pode ser muito interessante para que as empresas deste mercado entendam que a responsabilidade social e o desenvolvimento local, podem ser um fator competitivo, que impulsione a escolha daquela determinada marca pelo consumidor a partir da divulgação de práticas sociais e ações de mercado justo.Submitted by Martha Santiago (marthinica.santiago@gmail.com) on 2016-08-01T13:29:16Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_OriellyDeLaVegaGalimberti.pdf: 1838381 bytes, checksum: 213e9aefca09108e55306b9ebcc4f323 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2016-08-02T15:06:54Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_OriellyDeLaVegaGalimberti.pdf: 1838381 bytes, checksum: 213e9aefca09108e55306b9ebcc4f323 (MD5)Made available in DSpace on 2016-08-02T15:06:54Z (GMT). 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