Identidade e territorialidade da juventude quilombola da Comunidade André Lopes do Município de Eldorado no Vale do Ribeira-SP
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/10438 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2014. |
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Santos, Carlos Lopes dosFigueiredo, Marina Morenna Alves deSANTOS, Carlos Lopes dos. Identidade e territorialidade da juventude quilombola da Comunidade André Lopes do Município de Eldorado no Vale do Ribeira-SP. 2014. 56 f., il. Monografia (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://bdm.unb.br/handle/10483/10438Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2014.O quilombo, que em terras da África era reduto territorial de jovens guerreiros oriundos de varias etnias, no Brasil foi refugio do homem negro escravizado pelo sistema escravagista colonial e imperial, palco de resistência e luta pela liberdade. Após a abolição da escravatura, tornou-se palco de luta pela posse da terra e finalmente, reconhecido oficialmente pelo Estado Brasileiro em sua Carta Magna como território especial. Essa espacialidade, que outrora contrariava e desafiava o status hoje também se firma como palco de contradição ao sistema. Esse trabalho teve por finalidade pesquisar como a juventude quilombola da comunidade André Lopes do município de Eldorado no Vale do Ribeira-SP recebem e praticam suas culturas ancestrais e mantém sua identidade e territorialidade. O trabalho foi conduzido através de estreitamento de laços entre os pesquisados e pesquisador, os quais através de diálogo e entrevistas puderam ofertar e colher informações pertinentes em busca de comoesse jovem “quilombola” , mantém,manterá ou não,essa identidade e territorialidade face ao reconhecimento e não titulação do território. Os resultados dessa pesquisa de campo demonstraram que a juventude quilombola pesquisada recebe uma cultura ancestral que seria o substrato de sua identidade e territorialidade sem as quais seriam mais um grupo de afro descendentes. Demonstraram ainda que o solo é vital para a cultura da comunidade a qual,tem suas origens na territorialização do mesmo, demonstraram ainda plena consciência e se reconhecem como herdeiros de um legado histórico de lutas, mas que o reconhecimento não é suficiente para a manutenção de sua historicidade eles já se reconhecem como quilombolas o que seria então vital é o reconhecimento e a titulação de seu território. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTQuilombo, that in Africa the land was territorial stronghold of young warriors come from various ethnic groups in Brazil was refuge black man enslaved by colonial and imperial slave system, stage of resistance and struggle for freedom. After the abolition of slavery, became the arena of struggle for land and finally, officially recognized by the Brazilian state in its Constitution as a special territory. This spatiality, which once contradicted and challenged the status today also firm as a stage contradiction to the system. This paper aims to investigate how the maroon youth community André Lopes Eldorado county in the Ribeira Valley -SP receive and practice their ancestral cultures and maintains its identity and territoriality. The work was conducted through closer ties between the researcher and researched, which through dialogue and interviews could offer and gather relevant information in search of how this young "maroon", maintain, keep or not, this identity and territoriality over the recognition and no titration of the territory. The results of this field study demonstrated that the studied maroon youth receives an ancient culture that would be the substrate of their identity and territoriality without which would be a group of african descent. Also showed that the soil is vital for community culture which has its origins in the same territorial demonstrated yet fully aware and recognize themselves as heirs of a legacy of struggles, but that recognition is not enough to maintain its historicity they already recognize as the Maroons would then life is the recognition and titling of their territory.Submitted by Cristiane Maria Mendes (mcristianem@gmail.com) on 2015-05-14T18:49:23Z No. of bitstreams: 1 2014_CarlosLopesDosSantos.pdf: 2254561 bytes, checksum: 7b49da9d180cbdb4a0dd84700ba1e142 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2015-05-18T11:32:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_CarlosLopesDosSantos.pdf: 2254561 bytes, checksum: 7b49da9d180cbdb4a0dd84700ba1e142 (MD5)Made available in DSpace on 2015-05-18T11:32:11Z (GMT). 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