A pintura em cabaça como meio transversal para resgate da cultura local do município de Luziânia-GO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Hélio Mendes de Oliveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/5610
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Licenciatura em Artes Visuais, Programa Pró-licenciatura, 2012.
id UNB-2_c30798399de7aa168c0b86e672e996d2
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/5610
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Campos, Hélio Mendes de OliveiraMoura, Joelma de OliveiraCAMPOS, Hélio Mendes de Oliveira. A pintura em cabaça como meio transversal para resgate da cultura local do município de Luziânia-GO. 2012. 49 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Luziânia-GO, 2012.http://bdm.unb.br/handle/10483/5610Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Licenciatura em Artes Visuais, Programa Pró-licenciatura, 2012.O presente estudo teve como objetivo identificar de que forma a arte pode auxiliar na preservação da cultura local de uma cidade e motivar os alunos e a comunidade na preservação dessa cultura. Para tanto se idealizou uma pesquisa de cunho bibliográfico que deu suporte a uma pesquisa de campo, na qual os alunos foram convidados a buscar a preservação da cultura local, através da pintura em cabaças. A idéia central desse projeto era o de incentivar os alunos a retratar nas cabaças ícones da cultura local da cidade de Luziânia- GO, nesse contexto, as oficinas de arte, ensinavam a técnica de pintura dos locais e esses se encarregavam de retratar nas cabaças as manifestações artísticas e os pontos turísticos e históricos da cidade. Essa experiência auxilia o aluno a lançar um novo olhar, sobre os monumentos e sobre a cultura de sua cidade, valorizando-os, o que é indispensável para se pensar em preservação cultural. Outro viés desse experimento era o de ensinar a técnica do pontilhismo, tão utilizada por mestres da pintura, como Seraut e os impressionistas franceses, dando oportunidade aos alunos para conhecer um pouco mais sobre a técnica e também fazer uso dela, mostrando aos alunos que arte é um processo construtivo que não tem fim e, que as técnicas usadas pelos grandes pintores do passado poderiam, também, ser utilizada pelos alunos, caso esses quisessem. A aceitação do projeto foi imediata e a participação da comunidade local foi efetiva. O problema que deu origem a esse estudo foi: de que forma a arte pode auxiliar na preservação da cultura de uma determinada região ou povo? As conclusões a que se chega é que a arte pode servir como um elemento de preservação cultural se houver um engajamento da comunidade. No entanto, para isso é preciso compreender esse potencial. Os professores de arte tem um papel fundamental na criação de consciência, porém, é preciso que a arte não seja mostrada como um objeto puramente didático, mas também uma disciplina prática que auxilia o aluno a compreender sua interação com o meio em que vive. ____________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study aimed to identify how art can help in the preservation of the local culture of a city and motivate students and the community in preserving that culture. For both idealized become a hallmark of research literature that gave support to a field survey in which students were asked to seek the preservation of local culture, through painting on gourds. The central idea of this project was to encourage students to portray the gourds icons of the local culture of the city of Luziânia-GO, in this context, art workshops, taught painting technique to these sites and undertook to portray in the gourds artistic and historical attractions and the city. This experience helps the student to take a fresh look on the monuments and the culture of her city, valuing them, which is indispensable for thinking about cultural preservation. Another bias of this experiment was to teach the technique of pointillism, as used by master painters such as Seraut and the French Impressionists, giving students the opportunity to learn a little more about the technique and also make use of it, showing students that art is a constructive process that has no end, and that the techniques used by the great painters of the past could also be used by students if they wanted these. The project acceptance was immediate and local community participation was effective. The problem that gave rise to this study: how art can assist in preserving the culture of a particular region or people? The conclusions reached is that art can serve as an element of cultural preservation if there is a community engagement. However, it is necessary to understand that potential. The art teachers have a key role in creating awareness, however, is that art need not be shown as an object purely didactic, but also a practical discipline that helps the student to understand their interaction with the environment they live.Submitted by Luiza Silva Almeida (luiza.lsa@hotmail.com) on 2013-07-03T17:09:07Z No. of bitstreams: 1 2012_HélioMendesdeOliveiraCampos.pdf: 5948755 bytes, checksum: 428621722927b981ecfd2a383ba73eaa (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2013-07-09T13:04:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2012_HélioMendesdeOliveiraCampos.pdf: 5948755 bytes, checksum: 428621722927b981ecfd2a383ba73eaa (MD5)Made available in DSpace on 2013-07-09T13:04:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012_HélioMendesdeOliveiraCampos.pdf: 5948755 bytes, checksum: 428621722927b981ecfd2a383ba73eaa (MD5)Arte na educaçãoArtesanatoPinturaCultura popular - Goiás (GO)A pintura em cabaça como meio transversal para resgate da cultura local do município de Luziânia-GOinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2013-07-09T13:04:33Z2013-07-09T13:04:33Z2013-07-09T13:04:33Z2012-12-12info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2012_HélioMendesdeOliveiraCampos.pdf2012_HélioMendesdeOliveiraCampos.pdfapplication/pdf5948755http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5610/1/2012_H%C3%A9lioMendesdeOliveiraCampos.pdf428621722927b981ecfd2a383ba73eaaMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5610/2/license_urlfd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5610/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23599http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5610/4/license_rdf9e2b7f6edbd693264102b96ece20428aMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1853http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5610/5/license.txt9f9e8b91b6efa552346af5388f6e584bMD55TEXT2012_HélioMendesdeOliveiraCampos.pdf.txt2012_HélioMendesdeOliveiraCampos.pdf.txttext/plain74866http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5610/6/2012_H%C3%A9lioMendesdeOliveiraCampos.pdf.txtc77ccc1f40e95b8966b10e905fb65a30MD5610483/56102013-07-10 01:01:25.35oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712013-07-10T04:01:25Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv A pintura em cabaça como meio transversal para resgate da cultura local do município de Luziânia-GO
title A pintura em cabaça como meio transversal para resgate da cultura local do município de Luziânia-GO
spellingShingle A pintura em cabaça como meio transversal para resgate da cultura local do município de Luziânia-GO
Campos, Hélio Mendes de Oliveira
Arte na educação
Artesanato
Pintura
Cultura popular - Goiás (GO)
title_short A pintura em cabaça como meio transversal para resgate da cultura local do município de Luziânia-GO
title_full A pintura em cabaça como meio transversal para resgate da cultura local do município de Luziânia-GO
title_fullStr A pintura em cabaça como meio transversal para resgate da cultura local do município de Luziânia-GO
title_full_unstemmed A pintura em cabaça como meio transversal para resgate da cultura local do município de Luziânia-GO
title_sort A pintura em cabaça como meio transversal para resgate da cultura local do município de Luziânia-GO
author Campos, Hélio Mendes de Oliveira
author_facet Campos, Hélio Mendes de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Hélio Mendes de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moura, Joelma de Oliveira
contributor_str_mv Moura, Joelma de Oliveira
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Arte na educação
Artesanato
Pintura
Cultura popular - Goiás (GO)
topic Arte na educação
Artesanato
Pintura
Cultura popular - Goiás (GO)
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Licenciatura em Artes Visuais, Programa Pró-licenciatura, 2012.
publishDate 2012
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2012-12-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-07-09T13:04:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-07-09T13:04:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-07-09T13:04:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CAMPOS, Hélio Mendes de Oliveira. A pintura em cabaça como meio transversal para resgate da cultura local do município de Luziânia-GO. 2012. 49 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Luziânia-GO, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/5610
identifier_str_mv CAMPOS, Hélio Mendes de Oliveira. A pintura em cabaça como meio transversal para resgate da cultura local do município de Luziânia-GO. 2012. 49 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Luziânia-GO, 2012.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/5610
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5610/1/2012_H%C3%A9lioMendesdeOliveiraCampos.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5610/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5610/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5610/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5610/5/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5610/6/2012_H%C3%A9lioMendesdeOliveiraCampos.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 428621722927b981ecfd2a383ba73eaa
fd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
9e2b7f6edbd693264102b96ece20428a
9f9e8b91b6efa552346af5388f6e584b
c77ccc1f40e95b8966b10e905fb65a30
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492915220905984