Tecidos e linhas: arte, cultura e encantamento pelo ser e fazer
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional Uninter |
Texto Completo: | https://repositorio.uninter.com/handle/1/1438 |
Resumo: | Este trabalho investiga como as estampas de tecidos e bordados são utilizados na pintura contemporânea, como poética e reflexão cultural das identidades populares. Como os artistas se apropriam dos fazeres populares, ressignificando saberes e promovendo o sentimento de pertencimento e de identidade nacional. Esta investigação se justifica porque na contemporaneidade as linguagens artísticas, antes tão distintas se ressignificam e se mesclam, propondo visualidades e poéticas que se apropriarem de técnicas e materiais artesanais presentes no cotidiano, não só materializando os imaginários populares como oportunizando ao espectador reflexões sobre o fazer identitário presente nas culturas populares. Torna-se assim viável analisar a materialização de objetos e materiais utilizados historicamente por artesãos, na pintura com temáticas que levam à reflexão sobre a construção da identidade afetiva. Investigar obras que se apropriam do fazer artesanal como poética identitária, identificando artistas do cenário internacional e nacional que se inspiraram e se dedicam à arte têxtil contemporânea. Exemplificar como a pintura tradicionalmente bidimensional, se manifesta tridimensionalmente como modalidade híbrida no fazer artístico, expressando a importância dos fazeres cotidianos e culturais no reconhecimento de pertencimento a um grupo social. E reconhecer a influência de artistas do modernismo e pós-modernismo que influenciaram direta e indiretamente a expressão artística materializada na arte têxtil, que promove um novo fazer, um fazer pessoal e identitário. |
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Este trabalho investiga como as estampas de tecidos e bordados são utilizados na pintura contemporânea, como poética e reflexão cultural das identidades populares. Como os artistas se apropriam dos fazeres populares, ressignificando saberes e promovendo o sentimento de pertencimento e de identidade nacional. Esta investigação se justifica porque na contemporaneidade as linguagens artísticas, antes tão distintas se ressignificam e se mesclam, propondo visualidades e poéticas que se apropriarem de técnicas e materiais artesanais presentes no cotidiano, não só materializando os imaginários populares como oportunizando ao espectador reflexões sobre o fazer identitário presente nas culturas populares. Torna-se assim viável analisar a materialização de objetos e materiais utilizados historicamente por artesãos, na pintura com temáticas que levam à reflexão sobre a construção da identidade afetiva. Investigar obras que se apropriam do fazer artesanal como poética identitária, identificando artistas do cenário internacional e nacional que se inspiraram e se dedicam à arte têxtil contemporânea. Exemplificar como a pintura tradicionalmente bidimensional, se manifesta tridimensionalmente como modalidade híbrida no fazer artístico, expressando a importância dos fazeres cotidianos e culturais no reconhecimento de pertencimento a um grupo social. E reconhecer a influência de artistas do modernismo e pós-modernismo que influenciaram direta e indiretamente a expressão artística materializada na arte têxtil, que promove um novo fazer, um fazer pessoal e identitário. |
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