Modelo organizacional : unidade de inteligência mercadológica na revenda Tchê Produtos Agrícolas Ltda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Larissa de Souza
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/6685
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2013.
id UNB-2_c35762dec9e03f4811bb445ec0d332fc
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/6685
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Farias, Larissa de SouzaSousa, Jonilto CostaFARIAS, Larissa de Souza. Modelo organizacional: unidade de inteligência mercadológica na revenda Tchê Produtos Agrícolas Ltda. 2013. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.http://bdm.unb.br/handle/10483/6685Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2013.O presente trabalho apresenta e conceitua inteligência mercadológica - IM e Competitiva, expondo a importância de se ter uma unidade organizacional inteligente na empresa Tchê Produtos Agrícolas, tendo como objetivo propor um modelo que atenda sua demanda levando em consideração a cultura da organização da empresa foco do estudo, apresentando com isso, as habilidades que são pré-requisito para um profissional de inteligência e delineando os macroprocessos da IC ( inteligência competitiva) identificando-os como sendo monitoramento dos ambientes interno e externos a empresa, gerenciamento dos fluxos de informação, planejamento e disseminação da inteligência aos tomadores de decisão, apontando assim, o conjunto de atividades a serem desempenhadas pelo setor, tendo como base o ciclo de IC, esclarecendo-o como uma interface da IM, que se aplica a atual realidade da empresa. A pesquisa expõe a rivalidade acirrada do mercado de distribuição de insumos agrícolas, sendo uma necessidade para a empresa que busque diferenciar-se de forma ética, precisa e inteligente. O trabalho foi realizada por meio de revisão bibliográfica citando livros, artigos científicos e periódicos, objetivando a melhor sustentação da proposta. Para entender a aplicação da IM na organização buscou-se também compreender a demanda da empresa pela unidade de inteligência mercadológica por meio de entrevista semi-estruturada. O presente trabalho tem como questão-problema proposta de modelo organizacional em Inteligência Mercadológica a ser implantado na empresa Tchê Produtos Agrícolas. A inteligência mercadológica é uma ferramenta de grande valia para a perenidade das organizações atualmente, tendo em vista a rivalidade acirrada do setor de distribuição de insumos agrícolas, a variedade de empresas atuantes nesse mercado, e a disponibilidade de produtos, serviços e tecnologias diferenciadas e substituíveis na agricultura. _________________________________________________________________________ ABSTRACTThis paper presents and appraises market intelligence - Competitive IM and exposing the importance of having a smart organizational unit in the company Tchê Farmer , aiming to propose a model that meets your demand taking into account the organizational culture of the company focus study, presenting it, the skills that are prerequisite for a professional intelligence and outlining the macro-processes of IC (competitive intelligence) identifying them as monitoring internal and external environments of the company, management of information flows, planning and dissemination intelligence to decision makers, thus pointing the set of activities to be performed by the sector, based on the cycle of IC, explaining it as an interface of the IM , which applies the current business reality. The research exposes the fierce rivalry of the distribution of agricultural inputs market, being a necessity for the company that seeks to differentiate itself in an ethical, accurate and intelligent. The work was carried out through literature review citing books, articles and scientific journals, aiming to better support the proposal. To understand the application of IM in the organization , we sought to understand the demand of the company by unit market intelligence through semi - structured interview. This work is problem-question proposed organizational model in market intelligence to be deployed in the company Tchê Farmer. The market intelligence is a tool of great value for the survival of organizations today, given the fierce rivalry of the distribution of agricultural inputs sector, the range of companies operating in this market, and the availability of products, services and technologies in differentiated and substitutable agriculture.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2013-12-19T23:47:15Z No. of bitstreams: 1 2013_LarissaDeSouzaFarias.pdf: 1146119 bytes, checksum: a258e8eacfa767b40bc441ddd4c86032 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2014-01-02T12:25:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_LarissaDeSouzaFarias.pdf: 1146119 bytes, checksum: a258e8eacfa767b40bc441ddd4c86032 (MD5)Made available in DSpace on 2014-01-02T12:25:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_LarissaDeSouzaFarias.pdf: 1146119 bytes, checksum: a258e8eacfa767b40bc441ddd4c86032 (MD5)Inteligência mercadológicaInteligência competitivaConcorrênciaModelo organizacionalModelo organizacional : unidade de inteligência mercadológica na revenda Tchê Produtos Agrícolas Ltdainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2014-01-02T12:25:25Z2014-01-02T12:25:25Z2014-01-02T12:25:25Z2013info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2013_LarissaDeSouzaFarias.pdf2013_LarissaDeSouzaFarias.pdfapplication/pdf1146119http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6685/1/2013_LarissaDeSouzaFarias.pdfa258e8eacfa767b40bc441ddd4c86032MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6685/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6685/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23148http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6685/4/license_rdf9da0b6dfac957114c6a7714714b86306MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1840http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6685/5/license.txt6149369ba2d33761cec85e8a8f9655f5MD5510483/66852014-01-02 10:25:25.82oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712014-01-02T12:25:25Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Modelo organizacional : unidade de inteligência mercadológica na revenda Tchê Produtos Agrícolas Ltda
title Modelo organizacional : unidade de inteligência mercadológica na revenda Tchê Produtos Agrícolas Ltda
spellingShingle Modelo organizacional : unidade de inteligência mercadológica na revenda Tchê Produtos Agrícolas Ltda
Farias, Larissa de Souza
Inteligência mercadológica
Inteligência competitiva
Concorrência
Modelo organizacional
title_short Modelo organizacional : unidade de inteligência mercadológica na revenda Tchê Produtos Agrícolas Ltda
title_full Modelo organizacional : unidade de inteligência mercadológica na revenda Tchê Produtos Agrícolas Ltda
title_fullStr Modelo organizacional : unidade de inteligência mercadológica na revenda Tchê Produtos Agrícolas Ltda
title_full_unstemmed Modelo organizacional : unidade de inteligência mercadológica na revenda Tchê Produtos Agrícolas Ltda
title_sort Modelo organizacional : unidade de inteligência mercadológica na revenda Tchê Produtos Agrícolas Ltda
author Farias, Larissa de Souza
author_facet Farias, Larissa de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Larissa de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sousa, Jonilto Costa
contributor_str_mv Sousa, Jonilto Costa
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Inteligência mercadológica
Inteligência competitiva
Concorrência
Modelo organizacional
topic Inteligência mercadológica
Inteligência competitiva
Concorrência
Modelo organizacional
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2013.
publishDate 2013
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-01-02T12:25:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-01-02T12:25:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-01-02T12:25:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FARIAS, Larissa de Souza. Modelo organizacional: unidade de inteligência mercadológica na revenda Tchê Produtos Agrícolas Ltda. 2013. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/6685
identifier_str_mv FARIAS, Larissa de Souza. Modelo organizacional: unidade de inteligência mercadológica na revenda Tchê Produtos Agrícolas Ltda. 2013. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/6685
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6685/1/2013_LarissaDeSouzaFarias.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6685/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6685/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6685/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6685/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a258e8eacfa767b40bc441ddd4c86032
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
9da0b6dfac957114c6a7714714b86306
6149369ba2d33761cec85e8a8f9655f5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492925394190336