Gestão de relacionamentos em inteligência competitiva: modelo e aplicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Ronyê Mitchell de Oliveira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129025
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2014.
id UFSC_20ac82b2984e00f1d9f58fd041bad7c6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/129025
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Gestão de relacionamentos em inteligência competitiva: modelo e aplicaçãoEngenharia de produçãoInteligencia coletivaInteligência competitiva (Administração)ConcorrênciaCapital socialDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2014.Mesmo sendo conhecido o fato de que as corporações atuam no mercado por meio de relacionamentos, são poucas as ferramentas de planejamento estratégico que levam em consideração o ambiente relacional das companhias na competição. Ao trabalhar IC em um modelo que desconsidere os pormenores da rede de relacionamentos da companhia, capta-se somente uma parte da realidade da inteligência e uma parte da realidade competitiva. O propósito da presente pesquisa é estudar o uso das redes de relacionamentos na inteligência competitiva com o objetivo de obter vantagem competitiva. Propõe-se um modelo de gestão para que companhias gerenciem suas redes de inteligência. A vantagem competitiva é considerada no ambiente das organizações que visam o lucro. Será evidenciada a lacuna de pesquisa por um modelo de gestão para endereçar o desempenho das redes de relacionamentos de inteligência. Evidencia-se a aplicação de um modelo de gestão de relacionamentos para a inteligência em uma empresa brasileira. A pergunta de pesquisa da presente dissertação se refere à competição de empresas imersas em suas redes de relacionamentos. Fica evidenciada a necessidade de um modelo de gestão para as redes de inteligência de pesquisa. Pergunta-se: Como é possível alavancar o uso das redes de relacionamentos a favor da companhia no planejamento e ações de IC, avaliando e aperfeiçoando o processo continuamente? O trabalho evidencia a lacuna científica no tema, propõe um modelo de gestão, propõe ferramentas, aplica o modelo e o ajusta em uma corporação.Abreu, Aline França deUniversidade Federal de Santa CatarinaDutra, Ronyê Mitchell de Oliveira2015-02-05T20:36:44Z2015-02-05T20:36:44Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis136 p.| il., tabs., grafs.application/pdf328130https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129025porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-05T20:36:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129025Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-05T20:36:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão de relacionamentos em inteligência competitiva: modelo e aplicação
title Gestão de relacionamentos em inteligência competitiva: modelo e aplicação
spellingShingle Gestão de relacionamentos em inteligência competitiva: modelo e aplicação
Dutra, Ronyê Mitchell de Oliveira
Engenharia de produção
Inteligencia coletiva
Inteligência competitiva (Administração)
Concorrência
Capital social
title_short Gestão de relacionamentos em inteligência competitiva: modelo e aplicação
title_full Gestão de relacionamentos em inteligência competitiva: modelo e aplicação
title_fullStr Gestão de relacionamentos em inteligência competitiva: modelo e aplicação
title_full_unstemmed Gestão de relacionamentos em inteligência competitiva: modelo e aplicação
title_sort Gestão de relacionamentos em inteligência competitiva: modelo e aplicação
author Dutra, Ronyê Mitchell de Oliveira
author_facet Dutra, Ronyê Mitchell de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abreu, Aline França de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Dutra, Ronyê Mitchell de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Inteligencia coletiva
Inteligência competitiva (Administração)
Concorrência
Capital social
topic Engenharia de produção
Inteligencia coletiva
Inteligência competitiva (Administração)
Concorrência
Capital social
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-02-05T20:36:44Z
2015-02-05T20:36:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 328130
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129025
identifier_str_mv 328130
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 136 p.| il., tabs., grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652216114872320