“Meu violão não faz esse som” : o efeito distorção na performance de três guitarristas de Brasília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feitosa, José Dario Azevedo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/9370
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2014.
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spelling Feitosa, José Dario AzevedoAzevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli deFEITOSA, José Dario Azevedo. “Meu violão não faz esse som”: o efeito distorção na performance de três guitarristas de Brasília. 2014. 45 f. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://bdm.unb.br/handle/10483/9370Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2014.Esta pesquisa foi realizada com três guitarristas de rock de Brasília com o objetivo de descrever e entender como os guitarristas de rock interagem com as tecnologias do seu instrumento na performance, mais precisamente, na prática do efeito distorção. Parto do pressuposto que esse efeito é extremamente presente nesse gênero musical e proporciona sonoridades peculiares que contribuem para uma identidade musical do instrumentista. Nesse sentido, especificamente, a pesquisa visa investigar como os guitarristas desenvolvem o domínio "idiomático" desse timbre, quais as técnicas que utilizam, como e por que; que tipo de sonoridades e expressividade buscam e incorporam a sua performance, e que equipamentos tecnológicos utilizam. Para atingir os objetivos propostos foram realizadas três entrevistas com os guitarristas participantes da pesquisa, músicos reconhecidos no meio musical local e que utilizam de forma diferenciada e singular o efeito da distorção. A discussão dos dados é realizada com base nos trabalhos de Rocha (2011), Castro (2008), Martins (2007), Machado(2009), Santos (2002). Os resultados mostram que o efeito distorção é de extrema importância no desenvolvimento da identidade musical desses músicos ou seja , na forma de se expressar e de fazer música. Além disso, os guitarristas julgam seu uso fundamental no estilo musical que atuam, e que o uso frequente desse efeito tem papel determinante no desenvolvimento do rock. ________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis research was conducted with three rock guitarists of Brasília in order to describe and understand how rock guitarists interact with the technologies of their instrument in performance, more precisely, in practice the distortion effect. I assume that this effect is extremely present in this genre and provides unique sounds that contribute to a musical identity of the performer. In this sense, specifically, the research aims to investigate how guitarists develop the "idiomatic" of timbre, which technical field they use, how and why; what kind of sounds and expressiveness seek and incorporate their performance, and technological equipment use. The discussion of the data is performed based on the work of Rock (2011), Castro (2008), Martins (2007), Machado (2009), Santos (2002).... The result shows that the distortion effect is of extreme importance in the development of the musical identity of those musicians that is, the way to express yourself and make music. Additionally, guitarists judge their fundamental use in musical style that act, and that the frequent use of this effect has important role in the development of rock.Submitted by Cristiane Maria Mendes (mcristianem@gmail.com) on 2014-12-12T18:26:03Z No. of bitstreams: 1 2014_JoseDarioAzevedoFeitosa.pdf: 384035 bytes, checksum: d10542f92d6f4400ba3ccd6bb22dba29 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2015-01-15T13:19:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_JoseDarioAzevedoFeitosa.pdf: 384035 bytes, checksum: d10542f92d6f4400ba3ccd6bb22dba29 (MD5)Made available in DSpace on 2015-01-15T13:19:14Z (GMT). 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