Efeito priming na contabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Letícia Gama
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/25551
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.
id UNB-2_c755fa71818b14db179d0944805a5e84
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/25551
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Ribeiro, Letícia GamaSilva, César Augusto TibúrcioRIBEIRO, Letícia Gama. Efeito priming na contabilidade. 2018. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.https://bdm.unb.br/handle/10483/25551Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.O objetivo deste trabalho foi verificar se o efeito priming tem influência na tomada de decisões dos indivíduos em análises econômico-financeiras. O efeito priming ocorre quando um estímulo inicial exposto (o “prime”) influencia a percepção das pessoas sobre a informação subsequente apresentada. Para verificar isso, foram elaborados 3 tipos de questionários com demonstrações contábeis idênticas de uma empresa fictícia. A diferença entre eles era que, no questionário A foi inserido um prime no começo do relatório de administração afirmando que o ano de 2017 tinha sido excelente para os negócios da empresa. No questionário B esse mesmo prime foi inserido ao final do relatório, para captar se o local de inserção do estímulo também afeta na análise do desempenho pelos usuários da informação. O questionário C era imparcial, ou seja, não tinha estímulo nenhum no relatório. A amostra da pesquisa foi formada pelas respostas de 119 alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília. Os resultados encontrados apontam que, no caso desta amostra, o priming teve o efeito contrário ao que se propõe. Os alunos que não recebiam o estímulo positivo sobre a empresa foram os que mais bem avaliaram-na. O questionário C teve notas maiores do que os outros dois. Uma possível explicação é que ao colocar a frase positiva, ela tenha gerado desconfiança nos respondentes, abaixando a avaliação feita pelos respondentes sobre a empresa. Estes resultados não corroboraram com os estudos de efeito priming já realizados por outros autores. No entanto, corrobora com a teoria das finanças comportamentais, ao comprovar que os indivíduos não utilizam de uma racionalidade perfeita no processo de tomada de decisões, mesmo que o efeito encontrado tenha sido o contrário do esperado.Submitted by Anita Souza (anita.souza@bce.unb.br) on 2020-09-21T15:22:17Z No. of bitstreams: 1 2018_LeticiaGamaRibeiro_tcc.pdf: 766855 bytes, checksum: e0758488932960c4678890b7f2bea0ba (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2020-09-23T21:27:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2018_LeticiaGamaRibeiro_tcc.pdf: 766855 bytes, checksum: e0758488932960c4678890b7f2bea0ba (MD5)Made available in DSpace on 2020-09-23T21:27:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018_LeticiaGamaRibeiro_tcc.pdf: 766855 bytes, checksum: e0758488932960c4678890b7f2bea0ba (MD5)A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar meu trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessTomada de decisãoFinanças comportamentaisEfeito priming na contabilidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-09-23T21:27:41Z2020-09-23T21:27:41Z2018-11-21porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/25551/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2018_LeticiaGamaRibeiro_tcc.pdf2018_LeticiaGamaRibeiro_tcc.pdfapplication/pdf766855http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/25551/1/2018_LeticiaGamaRibeiro_tcc.pdfe0758488932960c4678890b7f2bea0baMD5110483/255512020-09-23 18:27:41.112oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-09-23T21:27:41Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Efeito priming na contabilidade
title Efeito priming na contabilidade
spellingShingle Efeito priming na contabilidade
Ribeiro, Letícia Gama
Tomada de decisão
Finanças comportamentais
title_short Efeito priming na contabilidade
title_full Efeito priming na contabilidade
title_fullStr Efeito priming na contabilidade
title_full_unstemmed Efeito priming na contabilidade
title_sort Efeito priming na contabilidade
author Ribeiro, Letícia Gama
author_facet Ribeiro, Letícia Gama
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Letícia Gama
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, César Augusto Tibúrcio
contributor_str_mv Silva, César Augusto Tibúrcio
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Tomada de decisão
Finanças comportamentais
topic Tomada de decisão
Finanças comportamentais
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018-11-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-23T21:27:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-23T21:27:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RIBEIRO, Letícia Gama. Efeito priming na contabilidade. 2018. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/25551
identifier_str_mv RIBEIRO, Letícia Gama. Efeito priming na contabilidade. 2018. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/25551
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/25551/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/25551/1/2018_LeticiaGamaRibeiro_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
e0758488932960c4678890b7f2bea0ba
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813908022310731776