“Bate palmas com vontade, faz de conta que é turista” : as possibilidades da política pública de turismo sob a ótica da nova Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/27016 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2020. |
id |
UNB-2_ca441f66aa9d83c2f42f97d7eebdac52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/27016 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Santos, Paula Schulz dosWiesinieski, Cristina Barros da SilvaSANTOS, Paula Schulz dos. “Bate palmas com vontade, faz de conta que é turista”: as possibilidades da política pública de turismo sob a ótica da nova Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). 2020. 131 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://bdm.unb.br/handle/10483/27016Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2020.Este trabalho tem como objetivo analisar os efeitos práticos das políticas públicas da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) a partir de sua mudança de natureza jurídica ocorrida em maio de 2020. Para tanto, foram analisados os documentos resultantes do Estudo para Definição de Estratégias Inovadoras para a Promoção Turística Internacional, contratado pela Embratur e realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), junto à pesquisa de Caracterização e Dimensionamento do Turismo Internacional no Brasil 2013- 2017, publicada pelo Ministério do Turismo (MTur) e executada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). Para isso, utilizou-se metodologia de caráter qualitativo e exploratório, considerando os preceitos da Análise Documental, Pesquisa Avaliativa e Análise de Conteúdo. Os resultados esperados foram: expor o histórico do planejamento em turismo como política pública, entender o que diferencia a agência da autarquia e da empresa pública e realizar análises sobre os dados coletados, relacionando-os às ações executadas pela Embratur nos últimos 18 meses. A pesquisa resultou na conclusão de que a alteração de natureza jurídica da Embratur representa um grande avanço para o turismo no Brasil, possibilitando a elaboração de políticas públicas com mais recursos financeiros, mais autonomia e de maneira mais inovadora. Porém, o que se observa são ações não coordenadas, inferiores ao seu potencial e menos impactantes do que o previsto nos estudos realizados pela Fundação Getúlio Vargas.Submitted by Thatiane de Lima Pereira (160146178@aluno.unb.br) on 2021-03-08T13:51:37Z No. of bitstreams: 1 2020_PaulaSchulzDosSantos_tcc.pdf: 5492860 bytes, checksum: 676a48f9116136351198a41ecfe2da3e (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2021-03-19T14:47:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2020_PaulaSchulzDosSantos_tcc.pdf: 5492860 bytes, checksum: 676a48f9116136351198a41ecfe2da3e (MD5)Made available in DSpace on 2021-03-19T14:47:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020_PaulaSchulzDosSantos_tcc.pdf: 5492860 bytes, checksum: 676a48f9116136351198a41ecfe2da3e (MD5)The present work aims to understand what are the practical effects on public policies of the Brazilian Agency for International Tourism Promotion (Embratur) from its change of legal nature that occurred in May 2020. To this end, the documents examined from the Estudo para Definição de Estratégias Inovadoras para a Promoção Turística Internacional, hired by Embratur and carried out by Fundação Getúlio Vargas (FGV), together with the research on the Caracterização e Dimensionamento do Turismo Internacional no Brasil 2013-2017, 2013 published by Brazil’s Ministry of Tourism (MTur) and executed by the Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). For this, the qualitative and exploratory methodology was used, considering the precepts of Document Analysis, Evaluative Research and Content Analysis. The expected results were: to expose the history of tourism planning as a public policy, to understand what differentiates the agency from the autarchy and the public company and to carry out analyzes on the data collected, relating them to the actions carried out by Embratur in the last 18 months. The research resulted in the conclusion that Embratur’s legal nature change represents a great progress for Brazil’s tourism, enabling the creation of public policies with more financial resources, greater autonomy and in a more innovative way. However, it is observed that the actions are not coordinated, inferior to its potential and less impactful than what was predicted in the Fundação Getúlio Vargas studies.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessTurismo - políticas públicasEMBRATURTurismo - legislaçãoMarketing - estratégias“Bate palmas com vontade, faz de conta que é turista” : as possibilidades da política pública de turismo sob a ótica da nova Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2021-03-19T14:47:13Z2021-03-19T14:47:13Z2020-12-10porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27016/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2020_PaulaSchulzDosSantos_tcc.pdf2020_PaulaSchulzDosSantos_tcc.pdfapplication/pdf5492860http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27016/1/2020_PaulaSchulzDosSantos_tcc.pdf676a48f9116136351198a41ecfe2da3eMD5110483/270162021-03-19 11:47:13.987oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-03-19T14:47:13Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
“Bate palmas com vontade, faz de conta que é turista” : as possibilidades da política pública de turismo sob a ótica da nova Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) |
title |
“Bate palmas com vontade, faz de conta que é turista” : as possibilidades da política pública de turismo sob a ótica da nova Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) |
spellingShingle |
“Bate palmas com vontade, faz de conta que é turista” : as possibilidades da política pública de turismo sob a ótica da nova Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) Santos, Paula Schulz dos Turismo - políticas públicas EMBRATUR Turismo - legislação Marketing - estratégias |
title_short |
“Bate palmas com vontade, faz de conta que é turista” : as possibilidades da política pública de turismo sob a ótica da nova Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) |
title_full |
“Bate palmas com vontade, faz de conta que é turista” : as possibilidades da política pública de turismo sob a ótica da nova Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) |
title_fullStr |
“Bate palmas com vontade, faz de conta que é turista” : as possibilidades da política pública de turismo sob a ótica da nova Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) |
title_full_unstemmed |
“Bate palmas com vontade, faz de conta que é turista” : as possibilidades da política pública de turismo sob a ótica da nova Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) |
title_sort |
“Bate palmas com vontade, faz de conta que é turista” : as possibilidades da política pública de turismo sob a ótica da nova Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) |
author |
Santos, Paula Schulz dos |
author_facet |
Santos, Paula Schulz dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Paula Schulz dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Wiesinieski, Cristina Barros da Silva |
contributor_str_mv |
Wiesinieski, Cristina Barros da Silva |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Turismo - políticas públicas EMBRATUR Turismo - legislação Marketing - estratégias |
topic |
Turismo - políticas públicas EMBRATUR Turismo - legislação Marketing - estratégias |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2020. |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020-12-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-03-19T14:47:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-03-19T14:47:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Paula Schulz dos. “Bate palmas com vontade, faz de conta que é turista”: as possibilidades da política pública de turismo sob a ótica da nova Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). 2020. 131 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bdm.unb.br/handle/10483/27016 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Paula Schulz dos. “Bate palmas com vontade, faz de conta que é turista”: as possibilidades da política pública de turismo sob a ótica da nova Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). 2020. 131 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
url |
https://bdm.unb.br/handle/10483/27016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27016/2/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27016/1/2020_PaulaSchulzDosSantos_tcc.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 676a48f9116136351198a41ecfe2da3e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801493143265214464 |