Comunicação, turismo e esporte para promoção da imagem turística do Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/7593 |
Resumo: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2013. |
id |
UNB-2_5fb61720beb3a001bcf393856ee7aa42 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/7593 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Soares, Jéssica TeixeiraSilva, Ellis Regina Araújo daSOARES, Jéssica Teixeira. Comunicação, turismo e esporte para promoção da imagem turística do Brasil. 2013. 109 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Organizacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://bdm.unb.br/handle/10483/7593Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2013.Este trabalho busca compreender quais são as estratégias utilizadas pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) nas ações de promoção da imagem do Brasil no exterior. Essa proposta tem como motivação o Plano Aquarela 2020, planejamento criado em razão do contexto dos eventos esportivos que o país vai sediar. Nele, são propostas estratégias de marketing que buscam a prospecção de turistas e a entrada de divisas. Como artifício de divulgação dessas ações, foi criado o Blog Aquarela 2020. Nesse sentido, esta investigação avalia o blog como ferramenta de comunicação e faz um estudo comparativo das fases do Plano Aquarela. Tem-se a hipótese de que a principal estratégia usada pela Embratur desenvolve-se em torno da abordagem feita sobre a diversificação da cultura brasileira. Para isso, estuda-se o cenário em que o plano foi criado e as influências nas ações promovidas. _____________________________________________________________________________ ABSTRACTThis paper provides an analysis of the strategies applied by Embratur (Brazilian Tourism Institute) to promote Brazil’s image abroad. Specifically, the Aquarela Plan 2020, conceived in the midst of preparing the country for the upcoming major sports events. The Plan proposes marketing strategies to research prospecting for tourists and foreign exchange inflows, and as a method of promotion, the Aquarela Blog 2020 was created. In this essay, I intend to conduct a comparative analysis between the proposed Aquarela Plans as well as a study of the blog itself. This research aims to comprehend if Embratur’s main marketing strategy is about highlighting the diversity of Brazilian culture. Furthermore, to verify whether the context in which Aquarela Plan was created greatly influences the resulting actions.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2014-05-30T15:16:21Z No. of bitstreams: 1 2013_JessicaTeixeiraSoares.pdf: 1288677 bytes, checksum: 09bfc212fdaf364af797f2fdcd42b204 (MD5)Approved for entry into archive by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2014-05-31T01:14:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_JessicaTeixeiraSoares.pdf: 1288677 bytes, checksum: 09bfc212fdaf364af797f2fdcd42b204 (MD5)Made available in DSpace on 2014-05-31T01:14:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_JessicaTeixeiraSoares.pdf: 1288677 bytes, checksum: 09bfc212fdaf364af797f2fdcd42b204 (MD5)EMBRATURTurismo - marketingMarketing esportivoTurismo e EstadoComunicação, turismo e esporte para promoção da imagem turística do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2014-05-31T01:14:32Z2014-05-31T01:14:32Z2014-05-31T01:14:32Z2013-12-10info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2013_JessicaTeixeiraSoares.pdf2013_JessicaTeixeiraSoares.pdfapplication/pdf1288677http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7593/1/2013_JessicaTeixeiraSoares.pdf09bfc212fdaf364af797f2fdcd42b204MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7593/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7593/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23148http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7593/4/license_rdf9da0b6dfac957114c6a7714714b86306MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1859http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7593/5/license.txt4d777e653d8405fb88d280c1b40a8f14MD5510483/75932018-01-25 15:28:18.325oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712018-01-25T17:28:18Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Comunicação, turismo e esporte para promoção da imagem turística do Brasil |
title |
Comunicação, turismo e esporte para promoção da imagem turística do Brasil |
spellingShingle |
Comunicação, turismo e esporte para promoção da imagem turística do Brasil Soares, Jéssica Teixeira EMBRATUR Turismo - marketing Marketing esportivo Turismo e Estado |
title_short |
Comunicação, turismo e esporte para promoção da imagem turística do Brasil |
title_full |
Comunicação, turismo e esporte para promoção da imagem turística do Brasil |
title_fullStr |
Comunicação, turismo e esporte para promoção da imagem turística do Brasil |
title_full_unstemmed |
Comunicação, turismo e esporte para promoção da imagem turística do Brasil |
title_sort |
Comunicação, turismo e esporte para promoção da imagem turística do Brasil |
author |
Soares, Jéssica Teixeira |
author_facet |
Soares, Jéssica Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Jéssica Teixeira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Ellis Regina Araújo da |
contributor_str_mv |
Silva, Ellis Regina Araújo da |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
EMBRATUR Turismo - marketing Marketing esportivo Turismo e Estado |
topic |
EMBRATUR Turismo - marketing Marketing esportivo Turismo e Estado |
description |
Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2013. |
publishDate |
2013 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2013-12-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-05-31T01:14:32Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-05-31T01:14:32Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-05-31T01:14:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOARES, Jéssica Teixeira. Comunicação, turismo e esporte para promoção da imagem turística do Brasil. 2013. 109 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Organizacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/7593 |
identifier_str_mv |
SOARES, Jéssica Teixeira. Comunicação, turismo e esporte para promoção da imagem turística do Brasil. 2013. 109 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Organizacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/7593 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7593/1/2013_JessicaTeixeiraSoares.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7593/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7593/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7593/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7593/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
09bfc212fdaf364af797f2fdcd42b204 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 4d777e653d8405fb88d280c1b40a8f14 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907809938440192 |