Comunicação, turismo e esporte para promoção da imagem turística do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Jéssica Teixeira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/7593
Resumo: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2013.
id UNB-2_5fb61720beb3a001bcf393856ee7aa42
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/7593
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Soares, Jéssica TeixeiraSilva, Ellis Regina Araújo daSOARES, Jéssica Teixeira. Comunicação, turismo e esporte para promoção da imagem turística do Brasil. 2013. 109 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Organizacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://bdm.unb.br/handle/10483/7593Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2013.Este trabalho busca compreender quais são as estratégias utilizadas pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) nas ações de promoção da imagem do Brasil no exterior. Essa proposta tem como motivação o Plano Aquarela 2020, planejamento criado em razão do contexto dos eventos esportivos que o país vai sediar. Nele, são propostas estratégias de marketing que buscam a prospecção de turistas e a entrada de divisas. Como artifício de divulgação dessas ações, foi criado o Blog Aquarela 2020. Nesse sentido, esta investigação avalia o blog como ferramenta de comunicação e faz um estudo comparativo das fases do Plano Aquarela. Tem-se a hipótese de que a principal estratégia usada pela Embratur desenvolve-se em torno da abordagem feita sobre a diversificação da cultura brasileira. Para isso, estuda-se o cenário em que o plano foi criado e as influências nas ações promovidas. _____________________________________________________________________________ ABSTRACTThis paper provides an analysis of the strategies applied by Embratur (Brazilian Tourism Institute) to promote Brazil’s image abroad. Specifically, the Aquarela Plan 2020, conceived in the midst of preparing the country for the upcoming major sports events. The Plan proposes marketing strategies to research prospecting for tourists and foreign exchange inflows, and as a method of promotion, the Aquarela Blog 2020 was created. In this essay, I intend to conduct a comparative analysis between the proposed Aquarela Plans as well as a study of the blog itself. This research aims to comprehend if Embratur’s main marketing strategy is about highlighting the diversity of Brazilian culture. Furthermore, to verify whether the context in which Aquarela Plan was created greatly influences the resulting actions.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2014-05-30T15:16:21Z No. of bitstreams: 1 2013_JessicaTeixeiraSoares.pdf: 1288677 bytes, checksum: 09bfc212fdaf364af797f2fdcd42b204 (MD5)Approved for entry into archive by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2014-05-31T01:14:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_JessicaTeixeiraSoares.pdf: 1288677 bytes, checksum: 09bfc212fdaf364af797f2fdcd42b204 (MD5)Made available in DSpace on 2014-05-31T01:14:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_JessicaTeixeiraSoares.pdf: 1288677 bytes, checksum: 09bfc212fdaf364af797f2fdcd42b204 (MD5)EMBRATURTurismo - marketingMarketing esportivoTurismo e EstadoComunicação, turismo e esporte para promoção da imagem turística do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2014-05-31T01:14:32Z2014-05-31T01:14:32Z2014-05-31T01:14:32Z2013-12-10info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2013_JessicaTeixeiraSoares.pdf2013_JessicaTeixeiraSoares.pdfapplication/pdf1288677http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7593/1/2013_JessicaTeixeiraSoares.pdf09bfc212fdaf364af797f2fdcd42b204MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7593/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7593/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23148http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7593/4/license_rdf9da0b6dfac957114c6a7714714b86306MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1859http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7593/5/license.txt4d777e653d8405fb88d280c1b40a8f14MD5510483/75932018-01-25 15:28:18.325oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712018-01-25T17:28:18Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Comunicação, turismo e esporte para promoção da imagem turística do Brasil
title Comunicação, turismo e esporte para promoção da imagem turística do Brasil
spellingShingle Comunicação, turismo e esporte para promoção da imagem turística do Brasil
Soares, Jéssica Teixeira
EMBRATUR
Turismo - marketing
Marketing esportivo
Turismo e Estado
title_short Comunicação, turismo e esporte para promoção da imagem turística do Brasil
title_full Comunicação, turismo e esporte para promoção da imagem turística do Brasil
title_fullStr Comunicação, turismo e esporte para promoção da imagem turística do Brasil
title_full_unstemmed Comunicação, turismo e esporte para promoção da imagem turística do Brasil
title_sort Comunicação, turismo e esporte para promoção da imagem turística do Brasil
author Soares, Jéssica Teixeira
author_facet Soares, Jéssica Teixeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Jéssica Teixeira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Ellis Regina Araújo da
contributor_str_mv Silva, Ellis Regina Araújo da
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv EMBRATUR
Turismo - marketing
Marketing esportivo
Turismo e Estado
topic EMBRATUR
Turismo - marketing
Marketing esportivo
Turismo e Estado
description Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2013.
publishDate 2013
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2013-12-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-31T01:14:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-05-31T01:14:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-05-31T01:14:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOARES, Jéssica Teixeira. Comunicação, turismo e esporte para promoção da imagem turística do Brasil. 2013. 109 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Organizacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/7593
identifier_str_mv SOARES, Jéssica Teixeira. Comunicação, turismo e esporte para promoção da imagem turística do Brasil. 2013. 109 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Organizacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/7593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7593/1/2013_JessicaTeixeiraSoares.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7593/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7593/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7593/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7593/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 09bfc212fdaf364af797f2fdcd42b204
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
9da0b6dfac957114c6a7714714b86306
4d777e653d8405fb88d280c1b40a8f14
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907809938440192