A influência de informações adicionais sobre a tomada de decisão dos usuários da contabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Anna Reginna de Freitas
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/22666
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.
id UNB-2_cab7fd0f06d0a07642d15d4ea56c2348
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/22666
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Souza, Anna Reginna de FreitasSilva, César Augusto TibúrcioSOUZA, Anna Reginna de Freitas. A influência de informações adicionais sobre a tomada de decisão dos usuários da contabilidade. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://bdm.unb.br/handle/10483/22666Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.Os usuários das informações contábeis não são sempre racionais; por esse motivo não é possível negligenciar fatores subjetivos e diferentes estilos cognitivos na decisão (PEREIRA; LOBLER, SIMONETTO, 2010). Com o crescente poder das mídias sociais sobre as informações e o elevado número de influenciadores é importante compreender o alcance dessa influência sobre a percepção de desempenho dos usuários. A presente pesquisa teve como objetivo analisar o nível de influência de informações adicionais sobre a tomada de decisão dos usuários. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de cinco tipos de questionários, quatro com informações adicionais (índice de solvência 2,7, índice de solvência 3,3, comentário de um especialista, comentário de uma celebridade) e um sem informação adicional, como questionário controle. A amostra foi composta por um total de 169 respondentes. A aplicação dos questionários ocorreu em diversas turmas do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília, no ano de 2018. Os resultados obtidos demonstraram que o índice de solvência de 2,7 afetou de forma negativa a percepção de desempenho; por outro lado, o índice de 3,3 influenciou de forma positiva. Os comentários do especialista e da celebridade, porém, tiveram maior influência na percepção do desempenho, influenciando a tomada de decisão. Isto permite concluir que os resultados contábeis de uma empresa podem ser potencializados com algumas informações adicionais.Submitted by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2019-11-06T14:33:51Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_AnnaReginnaDeFreitasSouza_tcc.pdf: 1569246 bytes, checksum: 12940fb4bd86ea84f748832232a8c34e (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2019-11-06T14:34:13Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_AnnaReginnaDeFreitasSouza_tcc.pdf: 1569246 bytes, checksum: 12940fb4bd86ea84f748832232a8c34e (MD5)Made available in DSpace on 2019-11-06T14:34:13Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_AnnaReginnaDeFreitasSouza_tcc.pdf: 1569246 bytes, checksum: 12940fb4bd86ea84f748832232a8c34e (MD5)Accounting information users are not always rational; For this reason it is not possible to overlook subjective factors and different cognitive styles in the decision (PEREIRA; LOBLER, SIMONETTO, 2010). With the increasing power of social media on information and the high number of influencers it is important to understand the scope of this influence on the perception of users' performance. The objective of this research was to analyze the level of influence of additional information on the decision making of the users. The survey was carried out through the application of five types of questionnaires, four with additional information (Solvency Index 2.7, Solvency Index 3.3, Comment of a Specialist, Comment of a Celebrity) and one without additional information, such as questionnaire control. The sample was composed of a total of 169 respondents. The application of the questionnaires took place in several classes of the Accountings course of the University of Brasília in the year 2018. The results demonstrated that the solvency index of 2.7 adversely affected performance perception; On the other hand, the 3.3 index has positively influenced. The comments of the expert and the celebrity, however, had greater influence on the perception of performance, influencing more in decision making. This allows to conclude that a company's accounting results can be leveraged with some additional information.Consumidores - comportamento de compraFinanças comportamentaisA influência de informações adicionais sobre a tomada de decisão dos usuários da contabilidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2019-11-06T14:34:13Z2019-11-06T14:34:13Z2018info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22666/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD55CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22666/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22666/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22666/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54ORIGINAL2018_AnnaReginnaDeFreitasSouza_tcc.pdf2018_AnnaReginnaDeFreitasSouza_tcc.pdfapplication/pdf1569246http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22666/1/2018_AnnaReginnaDeFreitasSouza_tcc.pdf12940fb4bd86ea84f748832232a8c34eMD5110483/226662019-11-06 12:34:13.384oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712019-11-06T14:34:13Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A influência de informações adicionais sobre a tomada de decisão dos usuários da contabilidade
title A influência de informações adicionais sobre a tomada de decisão dos usuários da contabilidade
spellingShingle A influência de informações adicionais sobre a tomada de decisão dos usuários da contabilidade
Souza, Anna Reginna de Freitas
Consumidores - comportamento de compra
Finanças comportamentais
title_short A influência de informações adicionais sobre a tomada de decisão dos usuários da contabilidade
title_full A influência de informações adicionais sobre a tomada de decisão dos usuários da contabilidade
title_fullStr A influência de informações adicionais sobre a tomada de decisão dos usuários da contabilidade
title_full_unstemmed A influência de informações adicionais sobre a tomada de decisão dos usuários da contabilidade
title_sort A influência de informações adicionais sobre a tomada de decisão dos usuários da contabilidade
author Souza, Anna Reginna de Freitas
author_facet Souza, Anna Reginna de Freitas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Anna Reginna de Freitas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, César Augusto Tibúrcio
contributor_str_mv Silva, César Augusto Tibúrcio
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Consumidores - comportamento de compra
Finanças comportamentais
topic Consumidores - comportamento de compra
Finanças comportamentais
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-06T14:34:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-11-06T14:34:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Anna Reginna de Freitas. A influência de informações adicionais sobre a tomada de decisão dos usuários da contabilidade. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/22666
identifier_str_mv SOUZA, Anna Reginna de Freitas. A influência de informações adicionais sobre a tomada de decisão dos usuários da contabilidade. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/22666
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22666/5/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22666/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22666/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22666/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22666/1/2018_AnnaReginnaDeFreitasSouza_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
12940fb4bd86ea84f748832232a8c34e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493090880454656