A influência de informações adicionais sobre a tomada de decisão dos usuários da contabilidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/22666 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018. |
id |
UNB-2_cab7fd0f06d0a07642d15d4ea56c2348 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/22666 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Souza, Anna Reginna de FreitasSilva, César Augusto TibúrcioSOUZA, Anna Reginna de Freitas. A influência de informações adicionais sobre a tomada de decisão dos usuários da contabilidade. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://bdm.unb.br/handle/10483/22666Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.Os usuários das informações contábeis não são sempre racionais; por esse motivo não é possível negligenciar fatores subjetivos e diferentes estilos cognitivos na decisão (PEREIRA; LOBLER, SIMONETTO, 2010). Com o crescente poder das mídias sociais sobre as informações e o elevado número de influenciadores é importante compreender o alcance dessa influência sobre a percepção de desempenho dos usuários. A presente pesquisa teve como objetivo analisar o nível de influência de informações adicionais sobre a tomada de decisão dos usuários. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de cinco tipos de questionários, quatro com informações adicionais (índice de solvência 2,7, índice de solvência 3,3, comentário de um especialista, comentário de uma celebridade) e um sem informação adicional, como questionário controle. A amostra foi composta por um total de 169 respondentes. A aplicação dos questionários ocorreu em diversas turmas do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília, no ano de 2018. Os resultados obtidos demonstraram que o índice de solvência de 2,7 afetou de forma negativa a percepção de desempenho; por outro lado, o índice de 3,3 influenciou de forma positiva. Os comentários do especialista e da celebridade, porém, tiveram maior influência na percepção do desempenho, influenciando a tomada de decisão. Isto permite concluir que os resultados contábeis de uma empresa podem ser potencializados com algumas informações adicionais.Submitted by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2019-11-06T14:33:51Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_AnnaReginnaDeFreitasSouza_tcc.pdf: 1569246 bytes, checksum: 12940fb4bd86ea84f748832232a8c34e (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2019-11-06T14:34:13Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_AnnaReginnaDeFreitasSouza_tcc.pdf: 1569246 bytes, checksum: 12940fb4bd86ea84f748832232a8c34e (MD5)Made available in DSpace on 2019-11-06T14:34:13Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_AnnaReginnaDeFreitasSouza_tcc.pdf: 1569246 bytes, checksum: 12940fb4bd86ea84f748832232a8c34e (MD5)Accounting information users are not always rational; For this reason it is not possible to overlook subjective factors and different cognitive styles in the decision (PEREIRA; LOBLER, SIMONETTO, 2010). With the increasing power of social media on information and the high number of influencers it is important to understand the scope of this influence on the perception of users' performance. The objective of this research was to analyze the level of influence of additional information on the decision making of the users. The survey was carried out through the application of five types of questionnaires, four with additional information (Solvency Index 2.7, Solvency Index 3.3, Comment of a Specialist, Comment of a Celebrity) and one without additional information, such as questionnaire control. The sample was composed of a total of 169 respondents. The application of the questionnaires took place in several classes of the Accountings course of the University of Brasília in the year 2018. The results demonstrated that the solvency index of 2.7 adversely affected performance perception; On the other hand, the 3.3 index has positively influenced. The comments of the expert and the celebrity, however, had greater influence on the perception of performance, influencing more in decision making. This allows to conclude that a company's accounting results can be leveraged with some additional information.Consumidores - comportamento de compraFinanças comportamentaisA influência de informações adicionais sobre a tomada de decisão dos usuários da contabilidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2019-11-06T14:34:13Z2019-11-06T14:34:13Z2018info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22666/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD55CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22666/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22666/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22666/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54ORIGINAL2018_AnnaReginnaDeFreitasSouza_tcc.pdf2018_AnnaReginnaDeFreitasSouza_tcc.pdfapplication/pdf1569246http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22666/1/2018_AnnaReginnaDeFreitasSouza_tcc.pdf12940fb4bd86ea84f748832232a8c34eMD5110483/226662019-11-06 12:34:13.384oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712019-11-06T14:34:13Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A influência de informações adicionais sobre a tomada de decisão dos usuários da contabilidade |
title |
A influência de informações adicionais sobre a tomada de decisão dos usuários da contabilidade |
spellingShingle |
A influência de informações adicionais sobre a tomada de decisão dos usuários da contabilidade Souza, Anna Reginna de Freitas Consumidores - comportamento de compra Finanças comportamentais |
title_short |
A influência de informações adicionais sobre a tomada de decisão dos usuários da contabilidade |
title_full |
A influência de informações adicionais sobre a tomada de decisão dos usuários da contabilidade |
title_fullStr |
A influência de informações adicionais sobre a tomada de decisão dos usuários da contabilidade |
title_full_unstemmed |
A influência de informações adicionais sobre a tomada de decisão dos usuários da contabilidade |
title_sort |
A influência de informações adicionais sobre a tomada de decisão dos usuários da contabilidade |
author |
Souza, Anna Reginna de Freitas |
author_facet |
Souza, Anna Reginna de Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Anna Reginna de Freitas |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, César Augusto Tibúrcio |
contributor_str_mv |
Silva, César Augusto Tibúrcio |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Consumidores - comportamento de compra Finanças comportamentais |
topic |
Consumidores - comportamento de compra Finanças comportamentais |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018. |
publishDate |
2018 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-11-06T14:34:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-11-06T14:34:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA, Anna Reginna de Freitas. A influência de informações adicionais sobre a tomada de decisão dos usuários da contabilidade. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/22666 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Anna Reginna de Freitas. A influência de informações adicionais sobre a tomada de decisão dos usuários da contabilidade. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/22666 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22666/5/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22666/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22666/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22666/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22666/1/2018_AnnaReginnaDeFreitasSouza_tcc.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 12940fb4bd86ea84f748832232a8c34e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907987705626624 |