O comportamento de descarte do consumidor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/27628 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020. |
id |
UNB-2_cb75ec6d655eb64b497bc640b0282faa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/27628 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Gouvea, Laura Henrique de SousaVieira, Diego MotaGOUVEA, Laura Henrique de Sousa. O comportamento de descarte do consumidor. 2020. 122 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://bdm.unb.br/handle/10483/27628Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020.O processo decisório de compra do consumidor, bem como seu comportamento de descarte, possuem enorme impacto na sociedade, de forma que, ao analisar essas duas vertentes do comportamento do consumidor, diversos fatores devem ser levados em consideração. A literatura disponível levanta modelos do processo decisório do consumidor e descreve o comportamento de descarte, porém, se restringe a bens de valor utilitário ou categorias específicas de objetos. Esta pesquisa teve como objetivo descrever e analisar o processo decisório de descarte do consumidor, através de um modelo proposto, com ênfase nos comportamentos de troca e doação. O estudo foi realizado inicialmente por meio de análise bibliográfica de modelos já existentes, e a partir disso proposto um novo modelo de processo decisório do descarte. Em seguida foram elaborados dois roteiros semiestruturados para entrevistas em profundidade junto aos consumidores. Também foram realizadas coleta de dados secundários coletados pelo Grupo de Estudos em Marketing Societal na busca de compreender melhor os comportamentos de doação e troca através do Projeto Iglu de Trocas, bem como uso de instrumentos como observação e fotografia para enriquecimento das informações levantadas. Os dados obtidos em todas as fases da pesquisa foram analisados e interpretados por meio da categorização e definição dos termos. Evidenciou-se que os consumidores ainda possuem limitações em relação às alternativas de descarte disponíveis e, apesar da doação e reciclagem serem alternativas sustentáveis bem disseminadas, ainda há espaço para aprofundamento e diversificação no descarte consciente. Por fim, o objeto de estudo, Iglu de Trocas, surge como um facilitador para a diversificação do descarte por meio da fomentação da troca, mas faz-se necessário ir além do uso de boas ferramentas e tratar o aspecto educacional, conscientizando os consumidores.Submitted by Maria Lucia Gomes Pereira Valle salvino (mlgsalvino@gmail.com) on 2021-05-26T13:26:31Z No. of bitstreams: 1 2020_LauraHenriqueDeSousaGouvea_tcc.pdf: 1929028 bytes, checksum: 1219faa86d57146cc8d14bbff075ccf8 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2021-06-07T13:25:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2020_LauraHenriqueDeSousaGouvea_tcc.pdf: 1929028 bytes, checksum: 1219faa86d57146cc8d14bbff075ccf8 (MD5)Made available in DSpace on 2021-06-07T13:25:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020_LauraHenriqueDeSousaGouvea_tcc.pdf: 1929028 bytes, checksum: 1219faa86d57146cc8d14bbff075ccf8 (MD5)A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessConsumidores - comportamento de compraReciclagemComportamento do consumidorConsumo conscienteO comportamento de descarte do consumidorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2021-06-07T13:25:08Z2021-06-07T13:25:08Z2020-12-16porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27628/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2020_LauraHenriqueDeSousaGouvea_tcc.pdf2020_LauraHenriqueDeSousaGouvea_tcc.pdfapplication/pdf1929028http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27628/1/2020_LauraHenriqueDeSousaGouvea_tcc.pdf1219faa86d57146cc8d14bbff075ccf8MD5110483/276282021-06-07 10:49:02.763oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-06-07T13:49:02Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O comportamento de descarte do consumidor |
title |
O comportamento de descarte do consumidor |
spellingShingle |
O comportamento de descarte do consumidor Gouvea, Laura Henrique de Sousa Consumidores - comportamento de compra Reciclagem Comportamento do consumidor Consumo consciente |
title_short |
O comportamento de descarte do consumidor |
title_full |
O comportamento de descarte do consumidor |
title_fullStr |
O comportamento de descarte do consumidor |
title_full_unstemmed |
O comportamento de descarte do consumidor |
title_sort |
O comportamento de descarte do consumidor |
author |
Gouvea, Laura Henrique de Sousa |
author_facet |
Gouvea, Laura Henrique de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gouvea, Laura Henrique de Sousa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vieira, Diego Mota |
contributor_str_mv |
Vieira, Diego Mota |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Consumidores - comportamento de compra Reciclagem Comportamento do consumidor Consumo consciente |
topic |
Consumidores - comportamento de compra Reciclagem Comportamento do consumidor Consumo consciente |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020. |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020-12-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-07T13:25:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-06-07T13:25:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GOUVEA, Laura Henrique de Sousa. O comportamento de descarte do consumidor. 2020. 122 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bdm.unb.br/handle/10483/27628 |
identifier_str_mv |
GOUVEA, Laura Henrique de Sousa. O comportamento de descarte do consumidor. 2020. 122 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
url |
https://bdm.unb.br/handle/10483/27628 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27628/2/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27628/1/2020_LauraHenriqueDeSousaGouvea_tcc.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 1219faa86d57146cc8d14bbff075ccf8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813908044899155968 |