O comportamento de descarte do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouvea, Laura Henrique de Sousa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/27628
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020.
id UNB-2_cb75ec6d655eb64b497bc640b0282faa
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/27628
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Gouvea, Laura Henrique de SousaVieira, Diego MotaGOUVEA, Laura Henrique de Sousa. O comportamento de descarte do consumidor. 2020. 122 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://bdm.unb.br/handle/10483/27628Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020.O processo decisório de compra do consumidor, bem como seu comportamento de descarte, possuem enorme impacto na sociedade, de forma que, ao analisar essas duas vertentes do comportamento do consumidor, diversos fatores devem ser levados em consideração. A literatura disponível levanta modelos do processo decisório do consumidor e descreve o comportamento de descarte, porém, se restringe a bens de valor utilitário ou categorias específicas de objetos. Esta pesquisa teve como objetivo descrever e analisar o processo decisório de descarte do consumidor, através de um modelo proposto, com ênfase nos comportamentos de troca e doação. O estudo foi realizado inicialmente por meio de análise bibliográfica de modelos já existentes, e a partir disso proposto um novo modelo de processo decisório do descarte. Em seguida foram elaborados dois roteiros semiestruturados para entrevistas em profundidade junto aos consumidores. Também foram realizadas coleta de dados secundários coletados pelo Grupo de Estudos em Marketing Societal na busca de compreender melhor os comportamentos de doação e troca através do Projeto Iglu de Trocas, bem como uso de instrumentos como observação e fotografia para enriquecimento das informações levantadas. Os dados obtidos em todas as fases da pesquisa foram analisados e interpretados por meio da categorização e definição dos termos. Evidenciou-se que os consumidores ainda possuem limitações em relação às alternativas de descarte disponíveis e, apesar da doação e reciclagem serem alternativas sustentáveis bem disseminadas, ainda há espaço para aprofundamento e diversificação no descarte consciente. Por fim, o objeto de estudo, Iglu de Trocas, surge como um facilitador para a diversificação do descarte por meio da fomentação da troca, mas faz-se necessário ir além do uso de boas ferramentas e tratar o aspecto educacional, conscientizando os consumidores.Submitted by Maria Lucia Gomes Pereira Valle salvino (mlgsalvino@gmail.com) on 2021-05-26T13:26:31Z No. of bitstreams: 1 2020_LauraHenriqueDeSousaGouvea_tcc.pdf: 1929028 bytes, checksum: 1219faa86d57146cc8d14bbff075ccf8 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2021-06-07T13:25:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2020_LauraHenriqueDeSousaGouvea_tcc.pdf: 1929028 bytes, checksum: 1219faa86d57146cc8d14bbff075ccf8 (MD5)Made available in DSpace on 2021-06-07T13:25:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020_LauraHenriqueDeSousaGouvea_tcc.pdf: 1929028 bytes, checksum: 1219faa86d57146cc8d14bbff075ccf8 (MD5)A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessConsumidores - comportamento de compraReciclagemComportamento do consumidorConsumo conscienteO comportamento de descarte do consumidorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2021-06-07T13:25:08Z2021-06-07T13:25:08Z2020-12-16porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27628/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2020_LauraHenriqueDeSousaGouvea_tcc.pdf2020_LauraHenriqueDeSousaGouvea_tcc.pdfapplication/pdf1929028http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27628/1/2020_LauraHenriqueDeSousaGouvea_tcc.pdf1219faa86d57146cc8d14bbff075ccf8MD5110483/276282021-06-07 10:49:02.763oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-06-07T13:49:02Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O comportamento de descarte do consumidor
title O comportamento de descarte do consumidor
spellingShingle O comportamento de descarte do consumidor
Gouvea, Laura Henrique de Sousa
Consumidores - comportamento de compra
Reciclagem
Comportamento do consumidor
Consumo consciente
title_short O comportamento de descarte do consumidor
title_full O comportamento de descarte do consumidor
title_fullStr O comportamento de descarte do consumidor
title_full_unstemmed O comportamento de descarte do consumidor
title_sort O comportamento de descarte do consumidor
author Gouvea, Laura Henrique de Sousa
author_facet Gouvea, Laura Henrique de Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gouvea, Laura Henrique de Sousa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vieira, Diego Mota
contributor_str_mv Vieira, Diego Mota
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Consumidores - comportamento de compra
Reciclagem
Comportamento do consumidor
Consumo consciente
topic Consumidores - comportamento de compra
Reciclagem
Comportamento do consumidor
Consumo consciente
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020.
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-12-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-07T13:25:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-07T13:25:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GOUVEA, Laura Henrique de Sousa. O comportamento de descarte do consumidor. 2020. 122 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/27628
identifier_str_mv GOUVEA, Laura Henrique de Sousa. O comportamento de descarte do consumidor. 2020. 122 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/27628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27628/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27628/1/2020_LauraHenriqueDeSousaGouvea_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
1219faa86d57146cc8d14bbff075ccf8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813908044899155968