Avaliação de impacto de treinamento em profundidade e amplitude : avaliando o curso Direito do Trabalho no Ministério Público do Trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Isabela Alves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/10659
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.
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Diante do aumento dos investimentos realizados pelas organizações em Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&E) nas últimas décadas, são crescentes seus interesses em avaliar os resultados obtidos em relação à aplicação dos conhecimentos, habilidades e atitudes aprendidos na ação instrucional ao contexto de trabalho, promovendo a obtenção de resultados organizacionais melhores. Desta forma, conceitos e processos de avaliação da efetividade de TD&E têm emergido a posições cada vez mais estratégicas dentro do contexto organizacional sinalizando a relevância do presente estudo. Foi utilizado para realização desta pesquisa um instrumento de impacto em amplitude, já validado psicometricamente, e um instrumento de avaliação de impacto do treinamento em profundidade, desenvolvido com base nos objetivos instrucionais e no material didático do curso avaliado. O estudo contou com a participação de 34 analistas, de uma população de 71 treinados, representando uma taxa de 47% de aderência. Em relação às variáveis demográficas dos participantes, notou-se que a maioria dos respondentes é do sexo masculino e possui entre 31 e 40 anos; em relação à escolaridade, grande parte dos respondentes concluiu a pós-graduação e possui experiência entre 1 e 3 anos de trabalho na organização. Para a coleta de dados foram utilizados dois questionários fechados, como dito anteriormente: o primeiro, de amplitude, obtido a partir da literatura da área e contendo 12 itens; e o segundo, de profundidade, construído após a análise do material do curso e composto por 15 itens. Ambos contavam com escalas do tipo Likert de 11 pontos onde 0 = nunca realizo e 10 = sempre realizo, para o questionário de profundidade, e 0= discordo totalmente e 10= concordo totalmente, para o instrumento de amplitude. A coleta de dados se deu por meio eletrônico, através do envio dos instrumentos via e-mail. Os resultados obtidos foram tabulados e exportados para o programa SPSS - Statistical Package for the Social Sciences, no qual foram realizadas as análises descritivas que permitiram a interpretação dos dados. Os resultados encontrados indicam um impacto de baixo a moderado dos conhecimentos, habilidades e atitudes apreendidos no treinamento no contexto de trabalho dos Analistas Processuais, e, portanto, apontam para uma efetividade moderada deste curso, no que tange seu impacto. Dentre algumas sugestões para agendas futuras, estão a investigação de variáveis preditoras que podem estar relacionadas à percepção de impacto e a mensuração das variáveis relativas à modalidade do curso (a distância) que podem ter afetado seus resultados. Os limites do presente estudo são discutidos ao final do seu relato.Submitted by Andrielle Gomes (andriellemacedo@bce.unb.br) on 2015-07-17T19:37:38Z No. of bitstreams: 1 2014_IsabelaAlvesCorreia.pdf: 1103543 bytes, checksum: e154194a16e8df6fd8abf5b6ffcdda11 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2015-07-17T19:43:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_IsabelaAlvesCorreia.pdf: 1103543 bytes, checksum: e154194a16e8df6fd8abf5b6ffcdda11 (MD5)Made available in DSpace on 2015-07-17T19:43:57Z (GMT). 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